Faturei com o IVA errado e agora?

Quando emite uma Fatura fechando-a e só depois verifica que a taxa de IVA aplicada se encontra errada tem duas alternativas para corrigir:

  • Se a Fatura não foi entregue ao cliente opte por anular a Fatura e emita nova Fatura com o IVA correto.
  • Se por outro lado entregou à Fatura ao cliente deve estornar a Fatura para Nota de Crédito.

Como anular uma Fatura?

Aceda à listagem de documentos em Clientes/Vendas | Documentos de Clientes, selecione o documento, clique com o botão do rato, clique na opção Anular, indicando o motivo de anulação.

Como estornar uma Fatura para uma Nota de Crédito?

Siga as indicações anteriores selecionando a opção Estornar e indicando o Motivo de estorno.

Consulte mais informações no tópico de ajuda: Como anular uma Fatura?

Caso pretenda alterar a data da Nota de Crédito, para a data do documento de origem por exemplo, altere no local indicado.

Consulte mais informações no tópico de ajuda: Como anular uma Fatura através da Nota de Crédito?

Tenha em consideração que não poderá emitir documentos com data anterior ao último documento emitido.

Caso seja necessário emitir documentos com data anterior, ao último documento emitido crie uma nova Série de documentos.

Substituição do ficheiro SAF-T (PT)

Se já exportou/submeteu o SAF-T (PT) deve exportá-lo, substituindo-o no Portal E-Fatura, consulte mais informações neste artigo do nosso Blog: Como substituir o ficheiro SAF-T (PT)?

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