Como anular uma fatura?
Anular um documento de venda implica que o documento seja excluído de todas as análises. Para anular basta aceder ao explorador de documentos:
- Procurar/selecionar o documento;
- Escolher a opção do menu de contexto Anular.
Indique o motivo de anulação do documento.
Ao clicar no drill-down, Motivo de anulação pode criar outros motivos.
Em alternativa pode abrir o documento aceder ao menu Operações e selecionar a opção Anular documento.
Atenção
- Caso se trate de um documento aberto, este será permanentemente eliminado.
- Caso já tenha entregue o documento ao cliente, deverá estorná-lo para uma Nota de crédito.
- Se o documento já tiver sido liquidado ou comunicado a AT, não é possível anular, terá de emitir uma Nota de Crédito (estornar), que permite anular um documento de venda (Fatura, Fatura Simplificada e Fatura/Recibo) e devolver a quantia (total ou parcial) do documento ao cliente.
- Saiba como: Anular uma Fatura através de uma Nota de Crédito.