Como anular uma fatura através de uma Nota de Crédito

As Faturas, Faturas-Recibo e Faturas Simplificadas poderão ser anuladas de duas formas:

  • Anulando diretamente o documento quando este ainda não foi comunicado ou entregue ao cliente! (Como anular uma Fatura?);
  • Estornando através de uma Nota de Crédito;

Estorno total da Fatura

A Autoridade Tributária (AT) determina através do nº 6 do Artigo 36º do código do CIVA, de 15 de Abril de 2020 que a emissão dos documentos do tipo Notas de Crédito e Notas de Débito obriga à indicação do(s) documento(s) que estão a retificar.

Na listagem de Documentos de Cliente selecione a Fatura que pretende estornar, clique com o botão direito do rato e no menu de contexto selecione a opção Estornar.

Indique o Motivo de Estorno e clique em Estornar.

Caso tenha optado por não fechar o documento através do assistente, poderá editar a Nota de Crédito (em rascunho) e adicionar outras informações.

NOTA: Por omissão o Wisedat disponibiliza diversos motivos de estorno, no entanto poderá acrescentar outros, clicando no drill-down Motivo.

Estorno total de Fatura Simplificada ou Fatura Recibo

Quando há lugar ao estorno de um documento que inclui a liquidação, o valor permanece pendente de regularização na conta corrente do cliente. Se validou a opção Manter o valor em conta corrente (Não devolver), pode regularizá-lo posteriormente, criando um Novo Recibo | Compensações/Regularizações e selecione o documento Devolução do Pagamento.

Estorno parcial da Fatura

Para o estorno parcial da Fatura ou documento equivalente, abra uma Nota de Crédito, selecione o cliente e no menu Importar, selecione a opção Converter documento.

No assistente selecione os documentos que pretende estornar e na coluna Quantidade introduza a quantidade devolvida e clique no botão SAT, de forma a surgir na tabela Linhas a Transformar. Pode repetir o movimento indicado para diversos documentos.

Por fim, clique em Converter.

Na Nota de Crédito indique o motivo do estorno no separador Motivo.

No documento de destino (Nota de Crédito) surgirá a informação de todos os documentos de origem estornados.

 

Conversão parcial disponível a partir da edição Professional.

 Tesouraria & Contas Correntes
top