Lista de alimentos com IVA a Zero – Atualize o IVA no WISEDAT
Entra em vigor a 18 de abril de 2023
O pacto IVA Zero entra em vigor no dia 18 de abril e termina a 4 de janeiro de 2024.
Assim sendo, tem a até dia 4 de janeiro (inclusive) para atualizar o IVA, dia 5 de janeiro o IVA terá que ser reposto.
A proposta de lei que reduz a 0% o IVA de um conjunto de produtos considerados essenciais. Assim sendo, a distribuição compromete-se no pacto assinado, a reduzir o preço de mais de 44 bens alimentares, não incorporando a descida do imposto na margem comercial, e a reforçar as campanhas comerciais. Com vista a promover estas vendas e assim, contribuir para a estabilização dos preços, dentro dos limites legais.
Haverá uma comissão de acompanhamento para controlar e fiscalizar os preços, sob coordenação do Governo e composta por oito entidades, para avaliarem a transparência na evolução dos preços:
- APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição;
- CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal;
- Autoridade da Concorrência;
- ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica;
- Direção-geral das atividades económicas ou a direção-geral do consumidor.
Os supermercados e hipermercados comprometem-se a fazer baixar o preço na dimensão da redução do IVA. Existe um compromisso dos destinatários de que o IVA não é absorvido na margem de lucro.
Alimentos com IVA Zero

- Pão;
- Batata em estado natural, fresca ou refrigerada;
- Arroz (em película, branqueado, polido, glaciado, estufado, convertido em trincas);
- Massas alimentícias e pastas secas similares, excluindo massas recheadas;
Consulte a área de Questões Frequentes da AT e o Ofício Circulado N.º: 30257, de 2023-04-14 para mais informações.
Motivo de Isenção a aplicar
Foi introduzido um novo motivo de isenção (M26 – Isenção de IVA com direito à dedução no cabaz alimentar) para aplicar no âmbito desta medida. Consulte aqui a Tabela dos Motivos de Isenção.
No âmbito desta medida, adicionámos no Wisedat uma nova taxa de IVA isenta (IZ) com o motivo de isenção M26.
Como alterar as Taxas de IVA no WISEDAT
O WISEDAT disponibiliza assistentes que permitem alterar a taxa de IVA de vários artigos em simultâneo assim como possibilitar o agendamento da alteração/atualização da taxa de IVA.
Agendamento de Alteração de Preços e Taxas

Tratando-se de uma isenção temporária poderá agendar nova alteração da Taxa de IVA, através do assistente de Agendar alteração de preços e taxas.
A partir deste assistente é possível agendar a alteração de Taxa de IVA e Preço para um determinado dia e hora. No âmbito Pacto IVA Zero deve criar dois agendamentos um para a entrada em vigor a 18 de abril e outro agendamento aquando do término do pacto a 31 de outubro.
No âmbito do pacto IVA Zero deverá optar na área indicada:
1 | Atribua uma designação à Listagem. |
2 | Agende para o dia e hora pretendida. Exemplo: Dia 18 de abril às 00h00 E 04 de janeiro às 23h59. |
3 | Indique os artigos a alterar a Taxa, recomendamos que aceda à Listagem de Artigos (F4) e que utilize os filtros disponíveis de forma detalhar a sua pesquisa, por exemplo família/categoria. |
4 | Selecionar taxa 06 [IVA PT RED 6,00%] e IZ [IVA PT ISE 0,00%] M26. Nos Açores taxa 04 [IVA PT – AC RED 4,00%] . Na Madeira taxa 05 [IVA PT – MA RED 5,00%] . |
5 | Retire a validação: Manter os preços de venda dos artigos (preços com imposto incluído). |
6 | Por fim, clique em Alterar taxas. |
Sugestão: Para uma atualização mais célere poderá optar por associar os artigos abrangidos a uma só Família ou Subfamília, por exemplo: IVA Zero.
Alteração de Taxas
O WISEDAT também disponibiliza um Assistente Alteração de Taxas de IVA com o qual poderá alterar a taxa de vários artigos em simultâneo.

Neste âmbito poderá optar por:
1 | Selecionar a Família de artigos, neste cenário optamos por adicionar os artigos à categoria IVA ZERO. |
2 | Indique a taxa a alterar: Taxa 6% (06 [IVA PT RED 6,00%]) Nos Açores Taxa 4 % (04 [IVA PT – AC RED 4,00%]) Na Madeira Taxa 5% ([IVA PT – MA RED 5,00%] ) |
3 | Selecionar a nova taxa: IZ [IVA PT ISE 0,00%] M26 |
4 | Retirar a validação da opção: Atualizar preços unitários dos artigos. |
Consulte mais informações em: Alteração de Preços e Taxas de IVA.
Alteração da Taxa de IVA via ficheiro CSV
Em alternativa aos assistentes de alteração de taxas em lote, poderá atualizar a Taxa de IVA através de um ficheiro CSV. Basta criar duas colunas, uma para o código do artigo e outra para a nova Taxa de IVA criada para o novo motivo de isenção M26: IZ.
Para mais informações por favor consulte o seguinte tópico de ajuda: Importar Artigos CSV.
Confirmação da alteração de Taxa de IVA e Preços
Concluindo o processo de alteração de Taxa de IVA e Preços é importante que confirme que todos os produtos incluídos na cesta se encontram devidamente atualizados.
Outras ferramentas que o podem ajudar
O WISEDAT Inventory poderá apoiá-lo no neste processo de alteração de Taxa de IVA, faça a contagem dos artigos e importe a listagem para o Assistente de agendamento de Taxas e Preços, Alteração de Taxa ou de Assistente de Impressão de Etiquetas.
Após a atualização da Taxa e Preços poderá imprimir as etiquetas através do Assistente de Impressão de Etiquetas disponível no Wisedat Comercial.
Por uma questão de organização e celeridade neste processo poderá utilizar o Assistente de Alteração de Família/Subfamília e atribuir a este grupo de artigos a Família ou Subfamília IVA Zero.
Atualize já o software para a última versão disponível.
Os assistentes de Alteração de Taxas e Preços em lote estão disponíveis a partir da edição Professional para licenças com o BASIC Plan ativo.
Fonte: Lei nº 17/2023 de 14 de abril
Nota: Atualizado a 02 de janeiro de 2024.