Quais a diferenças do IVA Suportado e o IVA Dedutível?

IVA Suportado e IVA Dedutível

Estes dois conceitos de IVA geralmente estão relacionados com agentes económicos como: trabalhadores independentes ou empresas. Por isso, é importante que se entendam as implicações, de forma a que as contas no final do mês, trimestre ou semestre estejam corretas.

IVA Suportado

O IVA Suportado é o imposto que as empresas pagam aquando da aquisição do produto ou serviço.

Por exemplo, quando uma empresa compra matéria prima necessária para a realização da sua atividade, o Estado permite que deduza parte ou a totalidade do IVA.

IVA Dedutível

O IVA Dedutível é o montante de imposto que os agentes económicos podem reaver. Por exemplo, uma empresa coloca combustível no carro de serviço e paga o combustível com IVA ao fornecedor, no entanto 50% do IVA é dedutível. Assim, quando no final do mês ou trimestre a empresa proceder ao pagamento desta taxa, os montantes deduzidos são descontados.

IVA Dedutível no WISEDAT

No WISEDAT Comercial é possível criar Descritivos de Contas Correntes indicando a rúbrica contabilística e a percentagem de IVA a deduzir.

Registe despesas ou receitas, faturas ou outros documentos equivalentes, emitidos a: clientes, fornecedores, outros devedores/credores ou entidades públicas, desta forma é possível apurar o lucro líquido obtido num período definido por si, através relatório: Demonstração de Resultados.

Saiba mais em: Como registar despesas ou receitas?

Para mais informações entre em contacto connosco!

top