Ficha de Cliente

Para criar uma Ficha de Cliente apenas tem de possuir o nome, morada e número de contribuinte e rapidamente o cliente fica disponível para ser utilizado na sua licença. Aceder no Navegador Clientes/Vendas | Clientes | Novo e preencher o formulário:

Para inserir automaticamente a designação do cliente e a morada, pode introduzir o número de contribuinte clicar no ícone –Í– e os campos são preenchidos automaticamente, ao estarem inseridos no Sistema de Informações sobre o IVA (VIES). Também pode verificar se o NIF está correcto, ao clicar no ícone verde.

Faça um dos seguintes passos:

  • Clicar Gravar e Sair, ou…
  • Clicar Gravar e Novo, para criar um Novo Cliente.

Preencha todos os dados solicitados nos vários separadores da Ficha da Entidade, de modo a poder emitir documentos sem problemas.

Propriedades a atribuir aos clientes

De seguida são apresentadas as características que deve ter em conta quando inserir ou editar um cliente.

Geral

Possuí diferentes Detalhes, que permite completar a informação sobre o cliente bem como configurar o seu limite de crédito, bloquear a sua facturação e editar a sua inclusão nos avisos de vencimento.

Limite de crédito Indica o limite de crédito para a entidade. Em caso de ser ultrapassado é lançado um aviso. Este comportamento pode ser parametrizado no Menu Preferências.
Bloquear facturação Bloqueia a facturação ao cliente.
Excluir dos avisos de vencimento Exclui o cliente dos avisos de vencimento.

Dados Comerciais

Pode atribuir neste ponto:

  • Desconto – Desconto a atribuir à entidade nas vendas.
  • Moeda – Seleccionar moeda através da lista inserida por omissão.
  • Preço – Preço de venda do artigo a atribuir ao cliente.
  • Vendedor – O vendedor principal do cliente.
  • Tipo de entidade – Cliente Final ou Revendedor.

Dados Fiscais

País Seleccionar país através da lista, inserida por omissão.
Tipo de Mercado Indica o tipo de mercado para efeitos da taxa de Iva a aplicar:

Nacional – Opera em território Nacional: Continente e Regiões Autónomas, está sujeito a IVA

Isento – A AT padronizou os motivos de isenção de IVA foram de acordo com a legislação que a sustenta. As transacções isentas de imposto, a ser usada por omissão no software WISEDAT são as seguintes:

  • [0,00%] Regime de Isenção;
  • [0,00%]  Art.16º nº6 C);
  • [0,00%] Art. DL 198/90;
  • [0,00%] Exigibilidade de caixa;
  • [0,00%] Isento At. 13º;
  • [0,00%] Isento At. 14º;
  • [0,00%] Isento At. 15º;
  • [0,00%] Isento At. 9º;
  • [0,00%] Isento At. 14º RIT;
  • [0,00%] Autoliquidação;
  • [0,00%] Não deduz;
  • [0,00%] Não sujeito, não tributável;
  • [0,00%] Tabaco;
  • [0,00%] Agência de Viagens;
  • [0,00%] Bens em segunda mão;
  • [0,00%] Objectos de arte;
  • [0,00%] Objectos de colecção

Intracomunitário – Para operações fora do território Nacional, mas inseridas numa comunidade económica.

Externo – Para operações fora de uma comunidade económica, bens que sejam originários ou procedentes de países ou territórios terceiros e não detenham ainda o estatuto aduaneiro de “mercadorias comunitárias”.

Pessoa Tipo de cliente: em nome individual ou sociedade por quotas.
IVA Isenção Em caso do cliente ser isento de imposto, pode indicar qual a taxa isenta (com o respectivo motivo de isenção) a ser usada por omissão.

Bancos

Dados bancários Identificação dos dados bancários do cliente.
Rubrica (pagamento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de pagamento com a entidade.
Rubrica (recebimento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de recebimento com a entidade.

Retenções

Caso o cliente faça retenção ao Estado, seleccionar tipo de Retenção, pode seleccionar um tipo de retenção já definido pelo software WISEDAT.

Alertas

Se pretender que o sistema active um alerta, quando há documentos vencidos há mais de X dias, ou quando o valor em dívida é superior a Y, basta seleccionar e inserir os dias ou montante da dívida, que não quer que o cliente ultrapasse.

No exemplo acima foi definido o sistema irá alertar para: os documentos vencidos há mais de 10 dias e quando o valor da dívida for superior a 500 euros.

Contactos

Existem as seguintes opções disponíveis:

  • Para criar um novo contacto – Clicar em “Criar novo contacto”;
  • Para editar um contacto existente – Duplo-clique na linha pretendida;
  • Para eliminar um contacto – Selecionar a opção Eliminar linha, no menu de contexto ou Shift+Del.

Distribuição

Inserir as Datas Inicial/Final de distribuição, clicar na expressão: “Adicionar”. Saber mais, Rotas/Distribuição.

Moradas

O software WISEDAT permite que insira mais do que uma morda para o mesmo cliente, só tem de clicar na expressão, “Criar nova morda”:

  • Seleccionar o tipo de morada pretendido: Empresa (por omissão), Pagamento, Entrega, Armazém, Casa, Legal, Postal e Outra.
  • Clicar no botão para abrir o formulário da morada e insira os dados pedidos.
  • Pode associar uma morada diferente por cada tipo de morada.

Saber mais, Atribuir várias moradas.

Outras informações

Possibilidade de associar entidades, tendo como objectivo facilitar a liquidação/compensação de documentos de clientes que também são fornecedores, ou vice-versa. Este tipo de associações está muito ligado por exemplo, a cooperativas em que muitas das vezes os clientes são também fornecedores.

Saiba mais em Entidades Associadas.

Também é possível inserir a viatura do cliente e seleccionar o Modelo de Impressão e o Números de Vias.

Observações

No Separador Observações pode adicionar a informação que achar pertinente.

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