Envio automático de Faturas Eletrónicas para a Administração Pública
A Diretiva 2014/55 da União Europeia, transposta para o artigo 2º do Decreto-Lei nº123/2018 de 28 de dezembro e alterada pelo Decreto-Lei nº104/2021 de 27 de novembro concretiza a obrigatoriedade de emissão da fatura eletrónica nos contratos públicos em 2022, impondo datas limite de implementação de forma gradual.
- A partir de 1 de janeiro de 2022 para Grandes Empresas;
- A 1 de janeiro de 2023 para as micro, pequenas e médias empresas, e para as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes.
De forma a fazer face a este cumprimento, o Wisedat disponibiliza um mecanismo que permite que comunique os documentos através da plataforma Saphety:
- Fatura (FT);
- Fatura Simplificada (FS);
- Fatura Recibo (FR);
- Nota de Crédito (NC);
- Nota de Débito (ND).
Aquisição de pack de envios Saphety
Para que seja possível o envio automático de Faturas Eletrónicas para a Administração Pública é necessário que adquira um plano de entrega de Faturas junto da Saphety.
Configuração Wisedat Comercial
De modo a começar a enviar Faturas Eletrónicas aceda a Preferências | Faturação Eletrónica e insira as credenciais da Saphety e valide a opção: Utilizar para comunicar CIUS-PT.
Caso pretenda que o documento seja comunicado automaticamente após ser fechado, sem ser necessário confirmação de comunicação valide a opção: Comunicar após fechar o documento, esta opção é apenas válida para documentos emitidos a clientes com o parâmetro Fatura Eletrónica ativo.
Parametrização Ficha de Cliente
Ative a comunicação de faturas no formato eSPap-UBL 2.1 CIUS-PT. Na Ficha de Cliente aceda ao separador Fatura Eletrónica e valide a opção: Emissão de faturas eletrónicas para a Administração Pública.
Caso a entidade não possua conta na SAPHETY, deverá indicar o email.
Comunicar documento
Comunicação automática
Quando parametrizada a comunicação automática, a fechar o documento surgirá a janela de comunicação.
Comunicação
Em Documentos de Clientes | Financeiros, selecione o documento, clique com o botão direito do rato e escolha a opção: Comunicar CIUS-PT (Saphety).
Em alternativa comunique a partir do editor do documento em Fatura Eletrónica | CIUS-PT | Comunicar CIUS-PT.
Restrições
Não é possível exportar para o formato CIUS-PT documentos:
- Anulados ou estornados;
- Sem entidade identificada (consumidor final).