Envio automático de Faturas Eletrónicas para a Administração Pública

A Diretiva 2014/55 da União Europeia, transposta para o artigo 2º do Decreto-Lei nº123/2018 de 28 de dezembro e alterada pelo Decreto-Lei nº104/2021 de 27 de novembro concretiza a obrigatoriedade de emissão da fatura eletrónica nos contratos públicos em 2022, impondo datas limite de implementação de forma gradual.

  • A partir de 1 de janeiro de 2022 para Grandes Empresas;
  • 1 de janeiro de 2023 para as micro, pequenas e médias empresas, e para as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes.

De forma a fazer face a este cumprimento, o Wisedat disponibiliza um mecanismo que permite que comunique os documentos através da plataforma Saphety:

  • Fatura (FT);
  • Fatura Simplificada (FS);
  • Fatura Recibo (FR);
  • Nota de Crédito (NC);
  • Nota de Débito (ND).

 

Consulte mais informações no Blog WISEDAT.

 

Aquisição de pack de envios Saphety

Para que seja possível o envio automático de Faturas Eletrónicas para a Administração Pública é necessário que adquira um plano de entrega de Faturas junto da Saphety.

Configuração Wisedat Comercial

De modo a começar a enviar Faturas Eletrónicas aceda a Preferências | Faturação Eletrónica e insira as credenciais da Saphety e valide a opção: Utilizar para comunicar CIUS-PT.

Caso pretenda que o documento seja comunicado automaticamente após ser fechado, sem ser necessário confirmação de comunicação valide a opção: Comunicar após fechar o documento, esta opção é apenas válida para documentos emitidos a clientes com o parâmetro Fatura Eletrónica ativo.

Parametrização Ficha de Cliente

Ative a comunicação de faturas no formato eSPap-UBL 2.1 CIUS-PT. Na Ficha de Cliente aceda ao separador Fatura Eletrónica e valide a opção: Emissão de faturas eletrónicas para a Administração Pública.

Caso a entidade não possua conta na SAPHETY, deverá indicar o email.

Comunicar documento

Comunicação automática

Quando parametrizada a comunicação automática, a fechar o documento surgirá a janela de comunicação.

Comunicação

Em Documentos de Clientes | Financeiros, selecione o documento, clique com o botão direito do rato e escolha a opção: Comunicar CIUS-PT (Saphety).

Em alternativa comunique a partir do editor do documento em Fatura Eletrónica | CIUS-PT | Comunicar CIUS-PT.

Restrições

Não é possível exportar para o formato CIUS-PT documentos:

  1. Anulados ou estornados;
  2. Sem entidade identificada (consumidor final).

 

Módulo Faturação Eletrónica (CIUS-PT) opcional a partir da edição Wisedat Comercial Simple.

 WISEDAT Comercial
top