Cartão Cliente

A Fidelização de clientes através do Cartão permite que a empresa execute determinadas ações, ao criar descontos especiais em determinados produtos, acumulando um valor a ser descontado, entre outros aspetos.

Ao parametrizar o cartão cliente é possível indicar um valor mínimo a deduzir e/ou desconto máximo. Também pode atribuir vários cartões ao mesmo cliente e tornar ou não obrigatória a sua apresentação.

Cartão Cliente – BackOffice

1º Passo – Ativar o Cartão Cliente

Aceder a Sistema | Preferências | Vendas e selecione as seguintes opções.

Usar Cartão Cliente Pode atribuir desconto mínimo e máximo a deduzir, por exemplo: ao efetuar uma compra, o desconto em cartão poderá ser no mínimo de 5 euros e no máximo de 10 euros.
Possibilitar a atribuição de vários cartões ao mesmo tempo Caso pretenda que um cliente tenha vários cartões associados.
Obrigatório apresentar Cartão Cliente O cliente tem que apresentar o Cartão para ser associado à compra. Se não for obrigatório a apresentação do Cartão de Cliente é automaticamente atribuído à venda.

2º Passo – Criar um Cartão Cliente

No navegador lateral Tabelas Clientes/Vendas;

Clientes/Vendas selecione o Cliente, no separador Cartões Cliente e clique na expressão: Criar novo cartão cliente.

Preencha os campos

Código Pode ser atribuído um número através de código de barras. Código alfanumérico com limite máximo de 15 caracteres.
Nome Cartão Nome a atribuir ao cartão, por exemplo Nome do cliente.
Data de Validade Pode optar ou não, por introduzir uma data de validade ao cartão.
Saldo Inicial Pode definir um valor a ser descontado, aquando da adesão do cliente.
Saldo Atual Introduzido automaticamente, tendo em conta as configurações efetuadas na ficha do artigo.
Saldo acumulado O valor acumulado desde de que o cartão se encontra ativo.
Data saldo disponível Indique a data a partir do saldo se encontra disponível para ser descontado.
Observações Coloque as observações que achar pertinentes.
Ativo Selecionar caso pretenda o cartão ativo, para desativar o cartão retire o visto.

Em alternativa também no navegador lateral Clientes/Vendas em Outras Tabelas | Cartões Cliente e clique em Novo.

3º Passo – Parametrizar os artigos

Aceder a Ficha do Artigo | Ponto de Venda | Cartão Cliente, selecionar Acumular valor em Cartão Cliente, tem duas opções.

  • Percentagem – Atribuir uma percentagem sobre o preço do artigo. Exemplo: O artigo é vendido por 100 euros, insiro uma valorização de 10%, quando o cliente compra aquele artigo, acumula 10 euros em cartão;
  • Quantidade – Um valor unitário a ser acumulado em cartão. Exemplo: em cada compra acumula em cartão 0,50 euros.

4º Passo – Parametrizar os tipos de documentos

Em Clientes/Vendas | Outras Tabelas | Tipos documentos Venda, editar o tipo de documento e no separador Ponto de Venda selecionar a opção Movimenta cartão cliente, indicando se se trata de movimento a crédito ou a débito.

Como consultar o Cartão cliente

Pode consultar a informação relativa ao Cartão cliente de diversas formas.

1. No navegador lateral Clientes/Vendas | Outras tabelas | Cartões Cliente.

Aqui pode criar novos cartões, editar, consultar, remover ou imprimir.

2. E pela Ficha de Cliente acedendo ao separador Cartões Cliente.

Atribuir Cartão Cliente no POS

Também é possível atribuir cartão clientes através do Ponto de venda, na Ficha de cliente | Outros dados, clique no ícone + e preencha os seguintes campos.

Código Pode atribuir um código automático, clicando na roda dentada, ou atribuir um código manualmente, ou código de barras por exemplo. O código pode ser alfanumérico, com um limite máximo de 15 caracteres.
Descrição Descrição do cartão cliente, pode indicar o nome do cliente, por exemplo.
Validade Pode atribuir uma validade ao cartão anual ou plurianual, por exemplo.
Ativo Por omissão, ao criar o cartão ele fica ativo. No entanto, a qualquer momento pode desativar o cartão, clicando no ícone.

De forma a consultar as informações acerca do Cartão Cliente aceda à Ficha Cliente no separador Outros dados.

Usar Cartão Cliente no Frontoffice

Aquando da venda clique no ícone e insira o código.

Para descontar o valor em cartão, apenas tem de clicar no ícone  e o valor será deduzido.

Cartão Cliente – Talão de Venda

Para imprimir o Talão de Venda com a informação do Cartão Cliente escolha.

  • Formato – Talão;
  • Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Quando procede à anulação ou estorno da venda e pretende que o respetivo valor seja retirado do Cartão Cliente, no Wisedat Comercial aceda ao navegador lateral a Clientes/Vendas | Outras tabelas | Tipos documentos venda, abra o documento Nota de crédito e no separador Ponto de Venda valide a opção, Movimenta Cartão Cliente.

 

Fidelização de cliente disponível a partir da edição Professional, listagens de cartões de clientes disponível na edição Advanced.

 WISEDAT POS Retalho  
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