Como configurar o Cartão Cliente?

A Fidelização de Clientes através do Cartão Cliente permite que a empresa execute determinadas ações, ao criar descontos especiais em determinados produtos, acumulando um valor a ser descontado, entre outros aspetos.

Ao parametrizar o Cartão Cliente é possível indicar um valor mínimo a deduzir e/ou desconto máximo. Também pode atribuir vários cartões ao mesmo cliente e tornar ou não obrigatória a sua apresentação.

Cartão Cliente – BackOffice

1º Passo – Ativar o Cartão Cliente

Aceder a Sistema | Preferências | Vendas e selecione as seguintes opções.

Usar Cartão Cliente Pode atribuir desconto mínimo e máximo a deduzir, por exemplo: ao efetuar uma compra, o desconto em cartão poderá ser no mínimo de 5 euros e no máximo de 10 euros.
Possibilitar a atribuição de vários cartões ao mesmo tempo Caso pretenda que um cliente tenha vários cartões associados.
Obrigatório apresentar Cartão Cliente O cliente tem que apresentar o Cartão para ser associado à compra. Se não for obrigatório a apresentação do Cartão de Cliente é automaticamente atribuído à venda.

2º Passo – Criar um Cartão Cliente

Aceda a Clientes/Vendas, edite o cliente e no separador Cartões Cliente clique em Criar novo cartão cliente.

Código Pode ser atribuído um número através de código de barras. Código alfanumérico com limite máximo de 15 caracteres.
Nome Cartão Nome a atribuir ao cartão, por exemplo Nome do cliente.
Data de Validade Pode optar ou não, por introduzir uma data de validade ao cartão.
Saldo Inicial Pode definir um valor a ser descontado, aquando da adesão do cliente, ou num outro momento.
Saldo Atual Introduzido automaticamente, tendo em conta as configurações efetuadas na ficha do artigo.
Saldo acumulado O valor acumulado desde de que o cartão se encontra ativo.
Data saldo disponível Indique a data a partir do saldo se encontra disponível para ser descontado.
Observações Coloque as observações que achar pertinentes.
Ativo Selecionar caso pretenda o cartão ativo, para desativar o cartão retire o visto.

Em alternativa também no navegador lateral Clientes/Vendas em Outras Tabelas | Cartões Cliente e clique em Novo.

3º Passo – Parametrizar os artigos

Aceder a Ficha do Artigo | Ponto de Venda | Cartão Cliente, selecionar Acumular valor em Cartão Cliente, tem duas opções.

  • Percentagem – Atribuir uma percentagem sobre o preço do artigo. Exemplo: O artigo é vendido por 100 euros, insiro uma valorização de 10%, quando o cliente compra aquele artigo, acumula 10 euros em cartão;
  • Quantidade – Um valor unitário a ser acumulado em cartão. Exemplo: em cada compra acumula em cartão 0,50 euros.

4º Passo – Parametrizar os tipos de documentos

Em Clientes/Vendas | Outras Tabelas | Tipos documentos Venda, editar o tipo de documento e no separador Ponto de Venda selecionar a opção Movimenta cartão cliente, indicando se se trata de movimento a crédito ou a débito.

Como consultar o Cartão Cliente?

Pode consultar a informação relativa ao Cartão cliente de diversas formas.

1. No navegador lateral Clientes/Vendas | Outras tabelas | Cartões Cliente.

Aqui pode criar novos cartões, editar, consultar, remover ou imprimir.

2. E pela Ficha de Cliente acedendo ao separador Cartões Cliente.

Atribuir Cartão Cliente no POS

Também é possível atribuir cartão clientes através do Ponto de venda, na Ficha de cliente | Outros dados, clique no ícone + e preencha os seguintes campos.

Código Pode atribuir um código automático, clicando na roda dentada, ou atribuir um código manualmente, ou código de barras por exemplo. O código pode ser alfanumérico, com um limite máximo de 15 caracteres.
Descrição Descrição do cartão cliente, pode indicar o nome do cliente, por exemplo.
Saldo inicial Pode definir um valor a ser descontado, aquando da adesão do cliente, ou num outro momento.
Validade Pode atribuir uma validade ao cartão anual ou plurianual, por exemplo.
Ativo Por omissão, ao criar o cartão ele fica ativo. No entanto, a qualquer momento pode desativar o cartão, clicando no ícone.

De forma a consultar as informações acerca do Cartão Cliente aceda à Ficha Cliente no separador Outros dados.

Usar Cartão Cliente no Frontoffice

Aquando da venda clique no ícone e insira o código.

Para descontar o valor em cartão, apenas tem de clicar no ícone  e o valor será deduzido.

Cartão Cliente – Talão de Venda

Para imprimir o Talão de Venda com a informação do Cartão Cliente escolha.

  • Formato – Talão;
  • Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Acumular promoção em Cartão Cliente

Também é possível aplicar um desconto fixo a atribuir no Cartão Cliente. No formulário da Promoção valide a opção: Atribui desconto em Cartão Cliente.

 

Consulte mais informações no tópico de ajuda: Criar uma promoção.
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NOTA: Quando se efetua o estorno de uma venda, para que o respetivo valor seja retirado do Cartão Cliente, deverá aceder ao backoffice, em Clientes/Vendas | Outras tabelas | Tipos documentos venda, editar o documento Nota de Crédito e no separador Pontos de Venda valide a opção Movimenta Cartão Cliente a débito.

 

Disponível a partir da edição Professional

 WISEDAT POS Retalho
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