Cartão Cliente

A Fidelização de clientes através do Cartão permite que a empresa execute determinadas ações, ao criar descontos especiais em determinados produtos, acumulando um valor a ser descontado, entre outros aspetos.

Ao parametrizar o cartão cliente é possível indicar um valor mínimo a deduzir e/ou desconto máximo. Também pode atribuir vários cartões ao mesmo cliente e tornar ou não obrigatória a sua apresentação.

Cartão Cliente – BackOffice

1º Passo – Ativar o Cartão Cliente

Aceder a Sistema | Preferências | Vendas e selecione as seguintes opções.

Usar Cartão Cliente Pode atribuir desconto mínimo e máximo a deduzir, por exemplo: ao efetuar uma compra, o desconto em cartão poderá ser no mínimo de 5 euros e no máximo de 10 euros.
Possibilitar a atribuição de vários cartões ao mesmo tempo Caso pretenda que um cliente tenha vários cartões associados.
Obrigatório apresentar Cartão Cliente O cliente tem que apresentar o Cartão para ser associado à compra. Se não for obrigatório a apresentação do Cartão de Cliente é automaticamente atribuído à venda.

2º Passo – Criar um Cartão Cliente

No navegador lateral Tabelas Clientes/Vendas;

Clientes | selecionar Cliente, separador Cartões Cliente e clicar na expressão, Criar novo cartão cliente.

Preencher os campos

Código Pode ser atribuído um número através de código de barras. Código alfanumérico com limite máximo de 15 caracteres.
Nome Cartão Nome a atribuir ao cartão, por exemplo Nome do cliente.
Data de Validade Pode optar ou não, por introduzir uma data de validade ao cartão.
Saldo Inicial Pode definir um valor a ser descontado, aquando da adesão do cliente.
Saldo Atual Introduzido automaticamente, tendo em conta as configurações efectuadas na ficha do artigo.
Saldo acumulado O valor acumulado desde de que o cartão se encontra ativo.
Data saldo disponível Indique a data a partir do saldo se encontra disponível para ser descontado.
Observações Coloque as observações que achar pertinentes.
Ativo Selecionar caso pretenda o cartão ativo, para desactivar o cartão retire o visto.

Em alternativa também no navegador lateral Clientes/Vendas em Outras Tabelas | Cartões Cliente e clique em Novo.

3º Passo – Parametrizar os artigos

Aceder a Ficha do Artigo | Ponto de Venda | Cartão Cliente, selecionar Acumular valor em Cartão Cliente, tem duas opções.

  • Percentagem – Atribuir uma percentagem sobre o preço do artigo. Exemplo: O artigo é vendido por 100 euros, insiro uma valorização de 10%, quando o cliente compra aquele artigo, acumula 10 euros em cartão;
  • Quantidade – Um valor unitário a ser acumulado em cartão. Exemplo: em cada compra acumula em cartão 0,50 euros.

4º Passo – Parametrizar os tipos de documentos

No documento de venda, Menu Clientes/Vendas | Outras Tabelas, selecionar um tipo de documento, no Separador Ponto de Venda selecionar a opção, Movimenta cartão cliente pode optar por ser a crédito a ou débito.

Como consultar o Cartão cliente

Pode consultar a informação relativa ao Cartão cliente de diversas formas.

Navegador lateral Clientes/Vendas | Outras tabelas | Cartão Cliente. Aqui pode criar novos cartões, editar, consultar ou remover.

E pela Ficha de Cliente acedendo ao separador Cartões Cliente.

Atribuir Cartão Cliente no POS

Também é possível atribuir cartão clientes através do Ponto de venda, na Ficha de cliente | Outros dados, clique no ícone + e preencha os seguintes campos.

Código Pode atribuir um código automático, clicando na roda dentada, ou atribuir um código manualmente, ou código de barras por exemplo. O código pode ser alfanumérico, com um limite máximo de 15 caracteres.
Descrição Descrição do cartão cliente, pode indicar o nome do cliente, por exemplo.
Validade Pode atribuir uma validade ao cartão anual ou plurianual, por exemplo.
Ativo Por omissão, ao criar o cartão ele fica ativo. No entanto, a qualquer momento pode desativar o cartão, clicando no ícone.

De forma a consultar as informações acerca do Cartão Cliente aceda à Ficha Cliente no separador Outros dados.

Usar Cartão Cliente no Frontoffice

Aquando da venda clique no ícone e insira o código.

Para descontar o valor em cartão, apenas tem de clicar no ícone  e o valor será deduzido.

Cartão Cliente – Talão de Venda

Para imprimir o Talão de Venda com a informação do Cartão Cliente escolha.

  • Formato – Talão;
  • Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Quando procede à anulação ou estorno da venda e pretende que o respetivo valor seja retirado do Cartão Cliente, no Wisedat Comercial aceda ao navegador lateral a Clientes/Vendas | Outras tabelas | Tipos documentos venda, abra o documento Nota de crédito e no separador Ponto de Venda valide a opção, Movimenta Cartão Cliente.

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