Gestão de oficinas

O módulo Gestão de oficinas disponibiliza diversas ferramentas vocacionadas a Oficinas de automóveis.

Comece por criar o Serviço Veículo atribuindo um código e uma designação.

Código/ Designação Atribua um código e uma designação, na designação poderá incluir por exemplo, a matricula ou os km da viatura.
Data início/conclusão Indique a data de prevista de inicio e conclusão do serviço.
Cliente Selecione o cliente a associar ao Serviço, caso o cliente não esteja previamente criado na base de dados, clique no drill-down Cliente.
Responsável Atribua um responsável, clique no drill-down para criar um novo responsável, se não estiver criado à priori.
Observações Nesta área poderá incluir diversas informações no âmbito do serviço, tais como serviços a realizar, quilómetros do carro, etc.
Veículo Associe o veículo ao Serviço, na lista irão surgir os veículos associados ao cliente. Crie novo veículo clicando no ícone +, em alternativa clique no drill-down Veículo.

Consulte mais informações acerca do registo do Veículo.

Km Indique os Km do carro.

O cabeçalho disponibiliza as seguintes operações:

  • Gravar e Sair – Grava o Painel do Serviço e Guarda;
  • Gravar e Novo – Grava o Painel do Serviço de abre novo painel;
  • Novo – Para criar novo Painel, podendo guardar as atualizações do atual painel.
  • Eliminar;
  • Contexto – A partir deste menu poderá aceder ao Painel de Informações ou Anexos. Nos anexos é possível adicionar fotos, vídeos, documentos, certificados, etc.

 

Painel de Informações

Informações Gerais

O Painel de Informações disponibiliza um conjunto de informações acerca do Serviço do veículo, tais como:

  • Designação do serviço;
  • Nome do cliente;
  • Ao clicar no drill-down info acede à Ficha de Cliente;
  • Responsável;
  • Data inicial e final de reparação;
  • Valor de Adjudicação;
  • Saldo do cliente e outros saldos;
  • Resultado líquido.

Operações Globais

Atualizar Caso tenha efetuado uma operação recente, recomendamos que atualize.
Editar Ao clicar nesta operação, pode editar informações relativas ao Painel de Serviço do Veículo.
Email Envie um Aviso de Vencimento alertando que se encontram documentos vencidos ou perto da data de vencimento. Ou opte por enviar um email com uma mensagem personalizada.
Imprimir Nesta área disponibiliza diversos relatórios:

  • Análise da Rentabilidade;
  • Vendas;
  • Vendas (Detalhes) – Relação entre artigos/entidade;
  • Compras;
  • Compras (Detalhes);
  • Extrato CC Completo (Cliente);
  • Extrato CC Completo (Fornecedores);
  • Folha de Serviço,

 

Dashboard

O dashboard permite que analise o seu projeto de forma mais célere, pois disponibiliza-lhe os principais indicadores, que permitem perceber se o a reparação é ou não rentável.

  • Demonstração de Resultados –  Resulta do apuramento obtido entre o Resultado Líquido, Despesas e Receitas;
  • Totais de Fornecedores, Cliente e Outros Credores –  Consulte os valores em débito, crédito e saldo em conta corrente.

Documentos de Clientes

Na área de documentos de clientes além poder consultar todos os documentos, sob os documentos são disponibilizadas várias operações tais como:

  • Atualizar;
  • Editar;
  • Imprimir;
  • Enviar por e-mail;
  • Selecionar tudo, todos os documentos são selecionados;
  • Anular seleção;
  • Vista:
    • Mostrar agrupamento, pode agrupar os documentos através das colunas disponíveis;
    • Ajustar colunas (mais e menos largas);
    • Gravar;
    • Repor Vista Original.
Extrato Conta Corrente Todos os documentos emitidos no âmbito do serviços, que poderá filtrar por período.
Pendentes Documentos por liquidar.
Financeiros Nesta área estão incluídos documentos do tipo: Fatura, Fatura Recibo e Fatura Simplificada.
Guias, Encomendas e Cotações Aqui poderá pesquisar as Guias de Transporte, Encomendas e documentos do tipo cotação, onde se incluem os Orçamentos e Faturas Proforma.
Outros pendentes Este tipo de documentos encontram-se no âmbito de lançamentos em conta corrente, são meramente informativos e poderão servir para o registo de despesas extra de clientes.
Liquidações Aqui poderá consultar todas as liquidações.

Documentos de Fornecedores

Na área de documentos de fornecedores além poder consultar todos os documentos, sob os documentos são disponibilizadas várias operações tais como:

  • Atualizar;
  • Editar;
  • Selecionar tudo;
  • Anular seleção;
  • Vista:
    • Mostrar agrupamento, pode agrupar os documentos através das colunas disponíveis;
    • Ajustar colunas (mais e menos largas);
    • Gravar;
    • Repor Vista Original.
Extrato Conta Corrente Todos os documentos emitidos no âmbito do serviços, que poderá filtrar por período.
Pendentes Documentos por liquidar.
Financeiros Nesta área estão incluídos documentos do tipo: V/Fatura, V/Fatura Recibo e V/Fatura Simplificada.
Guias, Encomendas e Cotações Aqui poderá pesquisar as V/Guias de Transporte, Encomendas de Fornecedor e documentos do tipo cotação, onde se incluem os Orçamentos de Fornecedor e Faturas Proforma de Fornecedor.
Outros pendentes Este tipo de documentos encontram-se no âmbito de lançamentos em conta corrente, são meramente informativos e poderão servir para o registo de despesas extra de fornecedor.
Pagamentos Aqui poderá consultar todas os pagamentos efetuados a fornecedores.

Documentos de Credores

Na área de documentos de clientes além poder consultar todos os documentos, sob os documentos são disponibilizadas várias operações tais como:

  • Atualizar;
  • Editar;
  • Imprimir;
  • Enviar por e-mail;
  • Selecionar tudo, todos os documentos são selecionados;
  • Anular seleção;
  • Vista:
    • Mostrar agrupamento, pode agrupar os documentos através das colunas disponíveis;
    • Ajustar colunas (mais e menos largas);
    • Gravar;
    • Repor Vista Original.
Extrato Conta Corrente Todos os documentos emitidos no âmbito do serviços, que poderá filtrar por período.
Pendentes Documentos por liquidar.
Outros pendentes Nesta área estão incluídos documentos do tipo: V/Fatura, V/Fatura Recibo e V/Fatura Simplificada.
Pagamentos Nesta área estão incluídos documentos do tipo: V/Fatura, V/Fatura Recibo e V/Fatura Simplificada.

Outros Movimentos

Análise de Rentabilidade Esta área engloba os documentos de clientes, fornecedores e outros credores, permitindo apurar a rentabilidade do serviço de forma célere. Consulte os documentos a pagar e a receber. No canto inferior direito verifique o Saldo, Despesa e Receita do serviço.

Além de poder consultar, sob os documentos são disponibilizadas várias operações tais como:

  • Atualizar;
  • Editar;
  • Selecionar tudo;
  • Anular seleção;
  • Vista:
    • Mostrar agrupamento, pode agrupar os documentos através das colunas disponíveis;
    • Ajustar colunas (mais e menos largas);
    • Gravar;
    • Repor Vista Original.
Entradas e Saídas (Artigos) A quantidade de entrada e saída de cada um dos artigos movimentados através dos documentos de clientes, fornecedores e movimentos de stock.

Sob os artigos movimentados são disponibilizadas as seguintes operações:

  • Atualizar;
  • Painel de Informações
  • Selecionar tudo;
  • Anular seleção;
  • Vista:
    • Mostrar agrupamento, pode agrupar os documentos através das colunas disponíveis;
    • Ajustar colunas (mais e menos largas);
    • Gravar;
    • Repor Vista Original.
Movimentos de Stock Consulte os documentos de movimento de stocks. A movimentação de artigos poderá ser efetuada de forma global (cabeçalho do documento) ou por linha do documento.

Além de poder consultar, sob os documentos são disponibilizadas várias operações tais como:

  • Atualizar;
  • Editar;
  • Selecionar tudo;
  • Anular seleção;
  • Vista:
    • Mostrar agrupamento, pode agrupar os documentos através das colunas disponíveis;
    • Ajustar colunas (mais e menos largas);
    • Gravar;
    • Repor Vista Original.

Como emitir uma Fatura ou documento equivalente no âmbito de um serviço?

Existem diversas formas de emitir uma documento no âmbito de um serviço:

  • Painel do serviço;
  • Documentos Clientes/Fornecedores | Novo.

Painel do serviço

No cabeçalho do Painel clique + Novo doc., selecione o tipo de entidade e o tipo de documento a emitir.

Documentos Clientes/Fornecedores

No documento aceda ao separador Outras Condições, no campo Projeto atribua o Serviço.

Nota: É possível atribuir um Serviço, mesmo depois do documento fechado.

 

Consulte mais informações no tópico de ajuda: Como emitir uma Fatura no WISEDAT Comercial.

 

Movimentos de stocks

Quando lança um documento de movimentação de stocks é possível atribuir todo o documento a um só serviço ou atribuir as linhas do documento a cada um dos serviços.

Consulte mais informações acerca da Gestão de Stocks.

Modelo de Impressão

Este módulo disponibiliza o report Modelo Elegante (Oficinas) vocacionado para oficinas que inclui informações como:

  • Nome do Serviço;
  • Veículo;
  • Matrícula;
  • Kilómetros.

 

WISEDAT Gestão de Oficinas opcional para a edição Advanced.

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