WISEDAT Distribuição

WISEDAT Distribuição – Rotas e distribuição

Este tópico aborda os processos da gestão da distribuição para o setor da panificação e pastelaria, assim como outras atividades que distribuam bens. A gestão da distribuição vai desde a definição das rotas de distribuição passando pelo processamento automático das encomendas em guias de remessa, guias de transporte, etc, que posteriormente são convertidas em faturas.

Definição de Rotas
Encomendas para distribuição
Processamento da distribuição
Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail

Definição de Rotas

Adicionar o cliente à Rota

A definição das rotas é sobretudo útil para definir quais os clientes que fazem parte dela, a hora de saída, assim como a definição a viatura e o funcionário responsável pela distribuição.

  1. No navegador lateral Clientes/Vendas | Distribuição, clicar em Rotas;
  2. Clique em Novo;
  3. Preencha o seguinte formulário.

Rota Código da rota;
Descrição Designação da rota;
Ativa Indica se a rota se encontra ativa;
Responsável Identifica o funcionário responsável pela distribuição. Consulte mais informações em: Vendedores.
Viatura Identifica a viatura que será usada para efetuar a distribuição. Consulte mais informações em: Outras Tabelas.
Hora saída Hora de saída da viatura;
Clientes Insira clientes que fazem parte da rota e a ordem de entrega, acendo a lista (F4).Colocando-os na ordem pretendida.

Em alternativa,

Adicione os seus clientes à Rota de Distribuição, acedendo ao separador Distribuição, da Ficha de Cliente.

Nesta área pode definir o período de inatividade, assim como a ordem e o documento de destino.

Encomendas para distribuição

Gerar encomendas para distribuição a partir do backoffice

Para gerar a distribuição introduza a encomenda de cada um dos clientes.

Para definir uma encomenda deve fazer o seguinte:

  1. Emitir uma nova encomenda de cliente;
  2. Indicar o cliente;
  3. Inserir os artigos a encomendar;
  4. No separador Distribuição confirme todos os dados preenchidos por omissão, indique se se trata de uma Encomenda recorrente e data inicial e final da encomenda.

Se se tratar de uma encomenda pontual a incluir na rota, não valide a opção: Encomenda recorrente.

Ao não indicar a data final, é subentendido que se trata de uma encomenda por tempo indeterminado.

A Encomenda após fechada não pode ser alterada, se pretender alterar quantidades ou artigos por exemplo, anule-a e crie nova encomenda.

Processamento da distribuição

O processamento da distribuição consiste na conversão automática de todas as encomendas nos documentos que acompanharão o transporte e serão entregues ao cliente final.

  • Aceda a Clientes/Venda | Processar Distribuição.

Por omissão surgirão as encomendas por processar à data indicada.

Tenha em consideração os diversos campos.

Entidades Permite selecionar os clientes para os quais quer processar a distribuição. Caso não coloque nada, são assumidos todos os clientes.
Incluir informação do documento origem  É incluída a referência do documento origem (encomenda) no documento processado.
Não incluir comentários de origem Não inclui os comentários presentes nos documentos origem.
Fechar documentos a processar Se pretende fechar os documentos processados. Uma vez fechados já não podem ser alterados.

 

No segundo passo são apresentados todas as encomendas a serem processadas para o dia e rota.

  • Poderá selecionar diretamente na grelha quais as encomendas que vão ser processadas, assim como se pretende fechar os documentos processados.
  • Em Imprimir quantidades consulte/imprima a quantidade de cada um dos artigos encomendados;
  • Por fim, selecione a série destino, valide Confirmar conversão e pressione Converter.

Após converter os documentos, surge o último passo, com a lista dos documentos processados e o estado em que se encontram.

Operações disponíveis:

  • Imprimir e editar documento de destino (caso esteja em rascunho);
  • Gerar PDF;
  • Imprimir lista de distribuição – Inclui todos os artigos, quantidades e clientes incluídos na rota/distribuição;
  • Imprimir quantidades – Relatório com todos os artigos encomendados com a respetiva quantidade;
  • Comunicar AT:
    • Comunicar por webservice;
    • Exportar SAF-T Circulação.

Listagem de distribuições processadas

A listagem das distribuições processadas em Clientes/Vendas | Distribuição | Distribuições processadas permite ter acesso a todos os processamentos efetuados, podendo aceder a cada uma delas para realizar as operações acima indicadas.

Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail

De forma a disponibilizar o processamento de encomendas disponibilize o documento Encomenda de Cliente no WISEDAT POS Retail. 

No navegador lateral aceda a Clientes/Vendas | Outras tabelas | Tipo de documentos vendas, valide a opção: Permitir no Ponto de Venda.

No Ponto de Venda emita a Encomenda selecionando o cliente incluído na rota, em Outros Parâmetros do documento aceda ao separador Distribuição e no separador Distribuição ative a opção: Encomenda sujeita a distribuição.

 

Módulo opcional disponível para edição Advanced.

 Vendas & Clientes
top