WISEDAT Distribuição
WISEDAT Distribuição – Rotas e distribuição
Este tópico aborda os processos da gestão da distribuição para o setor da panificação e pastelaria, assim como outras atividades que distribuam bens. A gestão da distribuição vai desde a definição das rotas de distribuição passando pelo processamento automático das encomendas em guias de remessa, guias de transporte, etc, que posteriormente são convertidas em faturas.
Definição de Rotas |
Encomendas para distribuição |
Processamento da distribuição |
Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail |
Definição de Rotas
Adicionar o cliente à Rota
A definição das rotas é sobretudo útil para definir quais os clientes que fazem parte dela, a hora de saída, assim como a definição a viatura e o funcionário responsável pela distribuição.
- No navegador lateral Clientes/Vendas | Distribuição, clicar em Rotas;
- Clique em Novo;
- Preencha o seguinte formulário.
Rota | Código da rota; |
Descrição | Designação da rota; |
Ativa | Indica se a rota se encontra ativa; |
Responsável | Identifica o funcionário responsável pela distribuição. Consulte mais informações em: Vendedores. |
Viatura | Identifica a viatura que será usada para efetuar a distribuição. Consulte mais informações em: Outras Tabelas. |
Hora saída | Hora de saída da viatura; |
Clientes | Insira clientes que fazem parte da rota e a ordem de entrega, acendo a lista (F4).Colocando-os na ordem pretendida. |
Em alternativa,
Adicione os seus clientes à Rota de Distribuição, acedendo ao separador Distribuição, da Ficha de Cliente.
Nesta área pode definir o período de inatividade, assim como a ordem e o documento de destino.
Encomendas para distribuição
Gerar encomendas para distribuição a partir do backoffice
Para gerar a distribuição introduza a encomenda de cada um dos clientes.
Para definir uma encomenda deve fazer o seguinte:
- Emitir uma nova encomenda de cliente;
- Indicar o cliente;
- Inserir os artigos a encomendar;
- No separador Distribuição confirme todos os dados preenchidos por omissão, indique se se trata de uma Encomenda recorrente e data inicial e final da encomenda.
Se se tratar de uma encomenda pontual a incluir na rota, não valide a opção: Encomenda recorrente.
Ao não indicar a data final, é subentendido que se trata de uma encomenda por tempo indeterminado.
A Encomenda após fechada não pode ser alterada, se pretender alterar quantidades ou artigos por exemplo, anule-a e crie nova encomenda.
Processamento da distribuição
O processamento da distribuição consiste na conversão automática de todas as encomendas nos documentos que acompanharão o transporte e serão entregues ao cliente final.
- Aceda a Clientes/Venda | Processar Distribuição.
Por omissão surgirão as encomendas por processar à data indicada.
Tenha em consideração os diversos campos.
Entidades | Permite selecionar os clientes para os quais quer processar a distribuição. Caso não coloque nada, são assumidos todos os clientes. |
Incluir informação do documento origem | É incluída a referência do documento origem (encomenda) no documento processado. |
Não incluir comentários de origem | Não inclui os comentários presentes nos documentos origem. |
Fechar documentos a processar | Se pretende fechar os documentos processados. Uma vez fechados já não podem ser alterados. |
No segundo passo são apresentados todas as encomendas a serem processadas para o dia e rota.
- Poderá selecionar diretamente na grelha quais as encomendas que vão ser processadas, assim como se pretende fechar os documentos processados.
- Em Imprimir quantidades consulte/imprima a quantidade de cada um dos artigos encomendados;
- Por fim, selecione a série destino, valide Confirmar conversão e pressione Converter.
Após converter os documentos, surge o último passo, com a lista dos documentos processados e o estado em que se encontram.
Operações disponíveis:
- Imprimir e editar documento de destino (caso esteja em rascunho);
- Gerar PDF;
- Imprimir lista de distribuição – Inclui todos os artigos, quantidades e clientes incluídos na rota/distribuição;
- Imprimir quantidades – Relatório com todos os artigos encomendados com a respetiva quantidade;
- Comunicar AT:
- Comunicar por webservice;
- Exportar SAF-T Circulação.
Listagem de distribuições processadas
A listagem das distribuições processadas em Clientes/Vendas | Distribuição | Distribuições processadas permite ter acesso a todos os processamentos efetuados, podendo aceder a cada uma delas para realizar as operações acima indicadas.
Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail
De forma a disponibilizar o processamento de encomendas disponibilize o documento Encomenda de Cliente no WISEDAT POS Retail.
No navegador lateral aceda a Clientes/Vendas | Outras tabelas | Tipo de documentos vendas, valide a opção: Permitir no Ponto de Venda.
No Ponto de Venda emita a Encomenda selecionando o cliente incluído na rota, em Outros Parâmetros do documento aceda ao separador Distribuição e no separador Distribuição ative a opção: Encomenda sujeita a distribuição.