Ficha de Fornecedor

Criar/Editar uma Ficha de fornecedor é um processo idêntico à criação de um cliente. Aceder ao menu Fornecedores/Compras | Clicar em Novo Fornecedor, preencher o formulário:

Entidade Nome da Empresa ou do Fornecedor.
Morada Surge uma janela para preenchimento da morada mais detalhado.
Métodos de Pagamento Seleccionar uma das seguintes opções: Outros (Paypal, Checkout, etc.); Pagamento em numerário; Pagamentos por Multibanco; Emissão de Cheque ou Transferência Bancária. Ao clicar no Drill-Down pode inserir outras formas de pagamento.
Condições de Pagamento Escolher entre as seguintes opções: Factura 30, 45 ou 60 dias; Fim do Mês; Próximo dia 30; Próximo mês dia 31; Prestações; Factura a 90 ou Próximo dia 25 + 2 meses. Para acrescentar outra(s) condição clicar no Drill-Down.
Expedição Seleccionar uma das opções: CTT; Transportadora; N/ Viatura; Via aérea; Comboio ou Barco. Para adicionar mais opções clicar no Drill-Down.
N.I.F Introduzir o N.I.F, ao clicar no ícone azul é adicionado na Ficha toda a informação fiscal relativo aquele fornecedor, esta situação aplica-se para empresas inseridas na base de dados europeia VIES. No ícone verde verifica se o N.I.F está correcto.

Detalhes

Possuí diferentes Detalhes, que permitem completar a informação sobre o Fornecedor.

Geral

É possível configurar o limite de crédito e inserir número de dias de vencimento do documento.

Dados Comerciais

Pode neste ponto pode atribuir:

  • Desconto – Desconto no total e na linha do documento.
  • Moeda – Seleccionar moeda através da lista inserida por omissão.
  • Vendedor – O vendedor principal do Fornecedor.
  • Tipo de entidade – Tipo Terceiro.
  • Outros Dados – Definir dias para prazo de entrega.

Dados Fiscais

País Seleccionar país através da lista, inserida por omissão.

Seleccionar se o Fornecedor efectua acordo para autofacturação ou se adoptou Regime IVA de Caixa.

Tipo de Mercado Indica o tipo de mercado para efeitos da taxa de Iva a aplicar:Nacional – Opera em território Nacional: Continente e Regiões Autónomas, está sujeito a IVA

Isento – A AT padronizou os motivos de isenção de IVA foram de acordo com a legislação que a sustenta. As transacções isentas de imposto, a ser usada por omissão no software WISEDAT são as seguintes:

  • [0,00%] Regime de Isenção;
  • [0,00%]  Art.16º nº6 C);
  • [0,00%] Art. DL 198/90;
  • [0,00%] Exigibilidade de caixa;
  • [0,00%] Isento At. 13º;
  • [0,00%] Isento At. 14º;
  • [0,00%] Isento At. 15º;
  • [0,00%] Isento At. 9º;
  • [0,00%] Isento At. 14º RIT;
  • [0,00%] Autoliquidação;
  • [0,00%] Não deduz;
  • [0,00%] Não sujeito, não tributável;
  • [0,00%] Tabaco;
  • [0,00%] Agência de Viagens;
  • [0,00%] Bens em segunda mão;
  • [0,00%] Objectos de arte;
  • [0,00%] Objectos de colecção

Intracomunitário – Para operações fora do território Nacional, mas inseridas numa comunidade económica.

Externo – Para operações fora de uma comunidade económica, bens que sejam originários ou procedentes de países ou territórios terceiros e não detenham ainda o estatuto aduaneiro de “mercadorias comunitárias”.

Pessoa  Colectiva.
IVA Isenção Em caso do fornecedor ser isento de imposto, pode indicar qual a taxa isenta (com o respectivo motivo de isenção).

Bancos

Dados bancários Identificação dos dados bancários do fornecedor.
Rubrica (pagamento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de pagamento com a entidade.
Rubrica (recebimento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de recebimento com a entidade.

Retenções

Caso o cliente faça retenção ao Estado, seleccionar tipo de Retenção, pode seleccionar um tipo de retenção já definido pelo software WISEDAT.

Alertas

Se pretender que o sistema active um alerta, quando há documentos vencidos há mais de X dias, ou quando o valor em dívida é superior a Y, basta seleccionar e inserir os dias ou montante da dívida, que não quer que o cliente ultrapasse.

No exemplo acima foi definido o sistema irá alertar para: os documentos vencidos há mais de 10 dias e quando o valor da dívida for superior a 1000 euros.

Contactos

Pode inserir vários tipos de contacto definidos por omissão no sistema WISEDAT e preencher os diversos dados relativos a cada tipo de Contacto.

Moradas

O software WISEDAT permite que introduza mais do que uma morda para o mesmo cliente, só tem de clicar na expressão, “Criar nova morda”:

  • Seleccionar o tipo de morada pretendido: Empresa (por omissão), Pagamento, Recolha, Armazém, Casa, Legal, Postal e Outra.
  • Clicar no botão para abrir o formulário da morada e insira os dados pedidos.
  • Pode associar uma morada diferente por cada Tipo de morada.

Outras Informações

No separador Outras informações é possível associar diversas entidades tais como: clientes, fornecedores, outros credores ou devedores associados. Na grelha Entidades associadas indique o Tipo de Entidade, de seguida pressione F4 e seleccione a entidade em questão. Terá que introduzir esta relação na Ficha de Fornecedor e na Ficha do Cliente em questão.

Este tipo de associações está muito ligado por exemplo, a cooperativas em que muitas das vezes os clientes são também fornecedores.

Saiba mais em Entidades Associadas.

Nos campos seguintes, pode inserir a viatura do Fornecedor e seleccionar o Modelo de impressão e o Números de vias a imprimir.

Observações

No Separador Observações pode adicionar informação que achar pertinente relativamente ao fornecedor.

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