WISEDAT Autofaturação+

O módulo WISEDAT Autofaturação+ permite a automatização do processo de Autofaturação. Desde a geração da ficha de fornecedor, passando pela emissão da fatura e exportação do SAF-T(PT).

Autofaturação

O sistema de autofaturação consiste na adoção de um sistema de faturação segundo o qual o cliente se substitui aos seus fornecedores na emissão das respetivas faturas.

Este sistema consta da legislação fiscal portuguesa, encontrando-se previsto no n.º 19 do artigo 5.º, no nº 29 do artigo 14º do CIVA e permite a elaboração das faturas pelo próprio adquirente dos bens ou serviços, em nome e por conta do sujeito passivo (auto faturação), não sendo necessária a autorização prévia da Autoridade Tributária devendo tal procedimento obedecer às condições estabelecidas no nº 11 do artigo 36º do CIVA, ficando sujeita às seguintes condições:

a) A existência de um acordo prévio, na forma escrita, entre o sujeito passivo transmitente dos bens ou prestador dos serviços e o adquirente ou destinatário dos mesmos;

b) Sem a existência de acordo prévio, aplicado ao setor de desperdícios, resíduos e sucatas recicláveis, assim como a adquirentes de cortiça, madeira, pinhas e pinhões de casca.

Após a emissão da Autofatura deve exportar o SAF-T e entregá-lo ao fornecedor.

A partir de 1 de janeiro de 2023 antes de emitir a autofatura é necessário que a comunique diretamente no Portal da AT, visto que o webservice não se encontra disponível para este tipo de comunicação.

 

Configurações no Wisedat Comercial

Preferências

Ativar Autofaturação

Para emitir uma fatura no âmbito do regime de autofaturação no WISEDAT Comercial aceda a Sistema | Preferências | Fornecedores/Compras e ative a opção:

  • Ativar Autofarturação

Ativar Autofaturação Para começar a Autofaturar deve validar a opção.
Emitir autofaturas apenas para fornecedores com acordo de autofaturação Deve validar a opção indicada, caso emita autofaturas a fornecedores sujeitos passivos de IVA e com acordo de autofaturação, em série devidamente identificada.  NOTA: Se emite autofaturas com e sem acordo prévio, não valide esta opção.
Sugerir a autofaturação ao criar um fornecedor Se a empresa emite autofaturas com frequência poderá valide a opção.

Ficha de Fornecedor

Crie a ficha de fornecedor acedendo ao separador Dados fiscais.

Efetuado acordo para autofaturação Emissão de faturas em substituição do seu fornecedor, havendo ou não uma acordo para o efeito.
Acordo de autofaturação efetuado Valide a opção caso exista acordo de autofaturação com o fornecedor.

Sendo um fornecedor com acordo prévio surgirá a possibilidade de imprimir o Acordo de Autofaturação. Neste documento os dados do adquirente e fornecedor são preenchidos de forma automática, com pode verificar aqui. Posteriormente podem assinar e anexar à ficha de fornecedor.

Emissão de Autofatura com acordo prévio

Na área de Fornecedores/Compras, clique na opção: Nova Autofatura.

Selecione o Fornecedor selecionando a série do documento, caso não esteja criada, clique em Nova série, se não estiver comunicada aceda à opção Editar | Comunicar.

Ao Fechar e gravar poderá exportar o SAF-T(PT) de forma automática.

Podendo enviar por email ao fornecedor.

Comunicar Autofaturas sem acordo prévio por webservice

O Wisedat disponibiliza a comunicação de autofaturas por webservice sem acordo prévio, para isso em Preferências | Autoridade Tributária na área da Comunicação das Autofaturas sem acordo prévio deve selecionar a opção:

  • Tipo de comunicação: Comunicação via webservice.

Emissão e comunicação de autofaturas sem acordo prévio

Na área Fornecedores/Compras aceda a Nova Compra e selecione o documento.

Ao fechar o documento, este é comunicado automaticamente.

Se por algum motivo o documento não for comunicado, poderá comunicar mais tarde acedendo a Geral | Faturas | Autofaturas s/ acordo (Webservice).

Confirme o envio e clique no ícone indicado.

 

Módulo opcional para a edição Advanced.

 WISEDAT Comercial  
top