Ficha de Fornecedor
Criar/Editar uma Ficha de fornecedor é um processo idêntico à criação de um cliente. Aceda ao menu Fornecedores/Compras | Novo Fornecedor e preencha o formulário.
Entidade | Nome da Empresa ou do Fornecedor. |
Morada | Surge uma janela para preenchimento da morada mais detalhado. |
Métodos de Pagamento | Selecione uma das seguintes opções:
Ao clicar no drill-down pode inserir outras formas de pagamento. |
Condições de Pagamento | Escolher entre as seguintes opções:
Para acrescentar outra(s) condição clicar no drill-down. |
Expedição | Selecionar uma das opções:
Para adicionar mais opções clique no drill-down. |
NIF | Introduzir o NIF.
Ao clicar no ícone azul é adicionada a informação fiscal relativa ao fornecedor, esta situação aplica-se para empresas inseridas na base de dados europeia VIES. No ícone verde verifica se o NIF está correto. |
Detalhes
Complete a informação.
Geral
Configure o limite de crédito e insira o número de dias de vencimento do documento.
Dados Comerciais
Pode neste ponto pode atribuir:
- Desconto – Desconto no total e na linha do documento.
- Moeda – Selecione moeda através da lista disponível.
- Vendedor – O vendedor afeto ao fornecedor.
- Tipo de entidade – Tipo Terceiro.
- Outros Dados – Defina dias para prazo de entrega.
Dados Fiscais
País | Selecionar país.
Seleccionar se o Fornecedor: |
Tipo de Mercado | Indique o tipo de mercado para efeitos da taxa de Iva a aplicar:
Intracomunitário – Para operações fora do território Nacional, mas inseridas numa comunidade económica. Externo – Para operações fora de uma comunidade económica, bens que sejam originários ou procedentes de países ou territórios terceiros e não detenham ainda o estatuto aduaneiro de “mercadorias comunitárias”. |
Pessoa | Coletiva. |
IVA Isenção | Em caso do fornecedor ser isento de imposto, pode indicar qual a taxa isenta (com o respetivo motivo de isenção). |
Bancos
Dados bancários | Identificação dos dados bancários do fornecedor. |
Rubrica (pagamento) | Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de pagamento com a entidade. |
Rubrica (recebimento) | Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de recebimento com a entidade. |
Retenções
Caso o cliente faça retenção ao Estado, selecione tipo de Retenção, saiba mais aqui.
Alertas
Se pretender que o sistema ative um alerta, quando há documentos vencidos há mais de X dias, ou quando o valor em dívida é superior a Y, basta selecionar e inserir os dias ou montante da dívida, que não quer que o cliente ultrapasse.
No exemplo acima foi definido o sistema irá alertar para: os documentos vencidos há mais de 10 dias e quando o valor da dívida for superior a 1000 euros.
Contactos
Pode inserir vários tipos de contacto definidos por omissão no sistema WISEDAT e preencher os diversos dados relativos a cada tipo de contacto.
Moradas
Introduza mais do que uma morda para o mesmo cliente, só tem de clicar na expressão: Criar nova morada:
- Selecionar o tipo de morada pretendido: Empresa (por omissão), Pagamento, Recolha, Armazém, Casa, Legal, Postal e Outra.
- Clicar no botão para abrir o formulário da morada e insira os dados pedidos.
- Pode associar uma morada diferente por cada Tipo de morada.
Outras Informações
No separador Outras informações é possível associar diversas entidades tais como:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Outros credores ou devedores associados.
Na grelha Entidades associadas indique o Tipo de Entidade, pressione F4 e selecione a entidade em questão.
Terá que introduzir esta relação na Ficha de Fornecedor e na Ficha do Cliente em questão.
Este tipo de associações está muito ligado por exemplo, a cooperativas em que muitas das vezes os clientes são também fornecedores.
Saiba mais em: Entidades Associadas.
Nos campos seguintes, pode inserir a:
- Viatura do Fornecedor;
- Modelo de impressão;
- Números de vias a imprimir.
Observações
No separador Observações adicione informação que ache pertinente.