Ficha de Fornecedor

Criar/Editar uma Ficha de fornecedor é um processo idêntico à criação de um cliente. Aceda ao menu Fornecedores/Compras | Novo Fornecedor e preencha o formulário.

Entidade Nome da Empresa ou do Fornecedor.
Morada Surge uma janela para preenchimento da morada mais detalhado.
Métodos de Pagamento Selecione uma das seguintes opções:

  • Outros (Paypal, Checkout, etc.);
  • Pagamento em numerário;
  • Pagamentos por Multibanco;
  • Emissão de Cheque;
  • Transferência Bancária.

Ao clicar no drill-down pode inserir outras formas de pagamento.

Condições de Pagamento Escolher entre as seguintes opções:

  • Fatura 30, 45 ou 60 dias;
  • Fim do Mês; Próximo dia 30;
  • Próximo mês dia 31;
  • Prestações;
  • Fatura a 90;
  • Próximo dia 25 + 2 meses.

Para acrescentar outra(s) condição clicar no drill-down.

Expedição Selecionar uma das opções:

  • CTT;
  • Transportadora;
  • N/ Viatura;
  • Via aérea;
  • Comboio ou Barco.

Para adicionar mais opções clique no drill-down.

NIF Introduzir o NIF.

Ao clicar no ícone azul é adicionada a informação fiscal relativa ao fornecedor, esta situação aplica-se para empresas inseridas na base de dados europeia VIES.

No ícone verde verifica se o NIF está correto.

Detalhes

Complete a informação.

Geral

Configure o limite de crédito e insira o número de dias de vencimento do documento.

Dados Comerciais

Pode neste ponto pode atribuir:

  • Desconto – Desconto no total e na linha do documento.
  • Moeda – Selecione moeda através da lista disponível.
  • Vendedor – O vendedor afeto ao fornecedor.
  • Tipo de entidade – Tipo Terceiro.
  • Outros Dados – Defina dias para prazo de entrega.

Dados Fiscais

País Selecionar país.

Seleccionar se o Fornecedor:

  • Efetua acordo para autofacturação, saiba mais aqui;
  • Adotou Regime IVA de Caixa, saiba mais aqui.
Tipo de Mercado Indique o tipo de mercado para efeitos da taxa de Iva a aplicar:

  • Nacional – Opera em território Nacional: Continente e Regiões Autónomas, está sujeito a IVA
  • Isento – A AT padronizou os motivos de isenção de IVA foram de acordo com a legislação que a sustenta. As transações isentas de imposto, a ser usada por omissão no software WISEDAT são as seguintes:
  • [0,00%] Regime de Isenção;
  • [0,00%]  Art.16º nº6 C);
  • [0,00%] Art. DL 198/90;
  • [0,00%] Exigibilidade de caixa;
  • [0,00%] Isento At. 13º;
  • [0,00%] Isento At. 14º;
  • [0,00%] Isento At. 15º;
  • [0,00%] Isento At. 9º;
  • [0,00%] Isento At. 14º RIT;
  • [0,00%] Autoliquidação;
  • [0,00%] Não deduz;
  • [0,00%] Não sujeito, não tributável;
  • [0,00%] Tabaco;
  • [0,00%] Agência de Viagens;
  • [0,00%] Bens em segunda mão;
  • [0,00%] Objectos de arte;
  • [0,00%] Objectos de colecção

Intracomunitário – Para operações fora do território Nacional, mas inseridas numa comunidade económica.

Externo – Para operações fora de uma comunidade económica, bens que sejam originários ou procedentes de países ou territórios terceiros e não detenham ainda o estatuto aduaneiro de “mercadorias comunitárias”.

Pessoa  Coletiva.
IVA Isenção Em caso do fornecedor ser isento de imposto, pode indicar qual a taxa isenta (com o respetivo motivo de isenção).

Bancos

Dados bancários Identificação dos dados bancários do fornecedor.
Rubrica (pagamento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de pagamento com a entidade.
Rubrica (recebimento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de recebimento com a entidade.

Retenções

Caso o cliente faça retenção ao Estado, selecione tipo de Retenção, saiba mais aqui.

Alertas

Se pretender que o sistema ative um alerta, quando há documentos vencidos há mais de X dias, ou quando o valor em dívida é superior a Y, basta selecionar e inserir os dias ou montante da dívida, que não quer que o cliente ultrapasse.

No exemplo acima foi definido o sistema irá alertar para: os documentos vencidos há mais de 10 dias e quando o valor da dívida for superior a 1000 euros.

Contactos

Pode inserir vários tipos de contacto definidos por omissão no sistema WISEDAT e preencher os diversos dados relativos a cada tipo de contacto.

Moradas

Introduza mais do que uma morda para o mesmo cliente, só tem de clicar na expressão: Criar nova morada:

  • Selecionar o tipo de morada pretendido: Empresa (por omissão), Pagamento, Recolha, Armazém, Casa, Legal, Postal e Outra.
  • Clicar no botão para abrir o formulário da morada e insira os dados pedidos.
  • Pode associar uma morada diferente por cada Tipo de morada.

Outras Informações

No separador Outras informações é possível associar diversas entidades tais como:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Outros credores ou devedores associados.

Na grelha Entidades associadas indique o Tipo de Entidade, pressione F4 e selecione a entidade em questão.

Terá que introduzir esta relação na Ficha de Fornecedor e na Ficha do Cliente em questão.

Este tipo de associações está muito ligado por exemplo, a cooperativas em que muitas das vezes os clientes são também fornecedores.

Saiba mais em: Entidades Associadas.

Nos campos seguintes, pode inserir a:

  • Viatura do Fornecedor;
  • Modelo de impressão;
  • Números de vias a imprimir.

Observações

No separador Observações adicione informação que ache pertinente.

Saiba mais em: Painel de Entidade.

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