WISEDAT POS Retail – Gestão de clientes

Como criar uma ficha de cliente
Lista de clientes
Como criar um cliente através do documento

Como criar uma ficha de cliente

Crie uma ficha de cliente a partir do WISEDAT POS Retail. No menu lateral aceda a Clientes | Novo cliente.

Ficha de cliente

Detalhe Cliente

Código Atribua um código de forma automática, clicando na rodo dentada, ou de forma manual e insira um nome.
NIF Indique o NIF, se o NIF da empresa constar na base de dados VIES, apenas tem de clicar no ícone (i) que os principais dados são preenchidos automaticamente.
País Selecione o país através da listagem disponível.
Código Postal Indique o código postal
Telemóvel/Telefone Números de contacto.
Email Principal email de comunicação, para envio de documentos e informações relevantes.
Desconto cliente Desconto atribuído através do cartão cliente. Saiba mais através deste link.
PVP PVP do artigo, cobrado ao cliente.
Aniversário Data de aniversário, pode ativar a opção avisar, de forma a ser avisado no dia de anos do cliente.
Consentimentos Associe o pedido de consentimento, caso o cliente tenha tomado conhecimento e assinado, no âmbito do RGPD. Saiba mais através deste link.

Detalhe Outros dados

Condições de pagamento Indique a condição de pagamento:

  • Pronto pagamento;
  • Fatura a 30 dias;
  • Fatura a 45 dias;
  • Fatura a 60 dias;
  • Fim do mês;
  • Próximo dia 30;
  • Próximo mês, dia 31;
  • Fatura a 30 dias;
  • Próximo dia 25 + 2 meses.

É possível adicionar Condições de pagamento alternativas, através do backoffice.

Modo de pagamento Indique o modo de pagamento:

  • Outros (Paypal, checkout, etc);
  • Recebimento por Numerário;
  • Recebimento por Multibanco;
  • Recebimento por Cheque;
  • Transferência Bancária.

É possível adicionar outros Modos de pagamento através do backoffice.

Cartão cliente Identificação do número de cartão de cliente, data de validade e saldo acumulado.
Aplicador fitofármaco  Número de Aplicador fitofármaco. Saiba mais através deste link.

Detalhe Distribuição

  • Rota de distribuição – É possível incluir o cliente numa Rota de distribuição, gerada a partir do backffice, saiba mais através do seguinte link.
  • Documento de destino – Ao gerar uma encomenda, o documento será convertido num documento de destino, indique qual.

Detalhe Dados fiscais

Caso o cliente se encontre isento de IVA, valide a opção, Transação isenta de IVA e indique o motivo de isenção. 

Detalhe Observações


Área para adicionar observações pertinente em relação ao cliente. Esta informação encontra visível na lista de clientes.

Lista de clientes

De forma a aceder à lista de clientes da sua base de dados, no menu lateral clique em Clientes | Clientes.

A partir desta lista, é possível realizar inúmeras ações.

  1. Adaptar a vista do ecrã;
  2. Agrupa por entidade; designação; NIF, entre outros;
  3. Adicionar colunas;
  4. Criar Novo cliente;
  5. Selecionar cliente para a grelha de venda;
  6. Associar o pedido de consentimento;
  7. Editar Ficha de cliente;
  8. Filtros,
    1. Tipos de cliente:
      1. Tipo terceiro;
      2. Cliente final;
      3. Revendedor.
    2. Pesquisar por:
        1. Código;
        2. Designação;
        3. NIF.

Como criar um cliente através do documento

Clique no ícone (i), na área de Consumidor final, de forma aceder à tabela Dados do cliente.

Caso o NIF da empresa esteja inserido no Sistema de Informações sobre o IVA – VIES – os campos são preenchidos automaticamente, apenas tem de clicar no ícone (i).

Para clientes que não pretendam indicar todos os dados, pode indicar apenas o NIF.

Se pretender que o cliente fique registado na sua base de dados, o procedimento é igual e deve validar a opção, Criar ficha do cliente.

Parametrização no WISEDAT Comercial

Para que o preenchimento automático, via VIES esteja disponível é necessário que aceda ao WISEDAT Comercial a Sistema | Preferências | Gerais e valide a opção, Activar pesquisa NIF – Sistema de Informações sobre o IVA (VIES) (Requer internet).

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