Menu Tabelas – Outras Tabelas
No Navegador Lateral no Menu Tabelas | Outras Tabelas encontra uma série de tabelas pré-definidas pelo sistema WISEDAT, onde é possível editar ou introduzir novas opções/linhas às tabelas disponíveis:
Motivo de Estorno
No sistema WISEDAT são-lhe apresentados os seguintes motivos:
Poderá acrescentar outros motivos de estorno ao clicar Novo, surgirá a seguinte tabela:
Ao estornar o documento surgem os Motivos que inseriu:
Zonas
Tem disponíveis as seguintes opções, para acrescentar é o mesmo procedimento, anteriormente referido, as várias opções de Zonas estão disponíveis na Ficha de Cliente e Fornecedor:
Países
Os códigos dos países devem estar de acordo com a norma ISO 3166-1-alpha-2. Por omissão, o sistema já tem na base de dados a maioria dos países:
Viaturas
Para inserir as viaturas da empresa, dos fornecedores, clientes, outros credores/devedores ou viaturas do Estado, apenas tem de clicar em Novo e surge o seguinte formulário:
A viatura poderá ou não pertencer à empresa, se pertencer seleccionar a opção.
No campo entidade tem as seguintes opções: Cliente; Fornecedor; Vendedor; Outro Credor; Outro Devedor ou Estado.
Moradas
Este Menu possuí um assistente que permite ajudar a criar, eliminar ou alterar registos de uma tabela:
Condições de Pagamento
As condições de pagamento ajudam a determinar qual a data de vencimento a aplicar ao documento de venda.
Por omissão o Sistema WISEDAT definiu as seguintes condições:
Se pretender acrescentar outras condições poderá fazê-lo ao clicar Novo e surgirá um formulário, onde pode indicar a condição de pagamento a cada uma das entidades ou ao tipo de documento, no entanto pode alterar a condição aquando a criação de um documento de venda:
Pagamento | Indica o tipo da condição de pagamento:
Após – Número de dias após os quais o documento vence. Fim do mês – A data de vencimento é no fim do actual mês. Próximo Dia – Indica o dia em que o documento vence. Próximo mês, dia – Deve indicar qual o dia do próximo mês a partir do qual o documento vence. Repartido – Pagamento a prestações. A configuração deste tipo de pagamento é feito na área de Pagamentos Repartidos. |
Entrada inicial | Percentagem da entrada inicial para o pagamento repartido, ou às prestações. |
Número de prestações | Indica o número de prestações. |
Com vencimento | O número de dias após a data do documento em que o documento vence. |
Com periodicidade | Dias de intervalo entre cada prestação. |
Modo de Expedição
Modo como é transportada a mercadoria entre a origem e o destino, tem as seguintes opções (pode adicionar outras):
Tipos de Rendimento
O sistema por omissão tem definidos os seguintes Tipos de Rendimento de acordo com as Tabelas da Declaração Mensal de Remunerações da Autoridade Tributária e Aduaneira:
Tipos de Contactos
Estão definidos os seguintes Tipos de Contacto, pode incluir outros tipos de contactos:
Tipos de Moradas
O sistema incluí os seguintes tipos de morada, poderá incluir mais Tipos de Moradas:
Tipos de Terceiros
Para inserir um Terceiro, clicar em Novo e preencher o formulário, estas opções irão aparecer na Ficha de Cliente, no campo “Tipo Entidade”.
Tipos de Encargos
Por omissão o sistema possuí os seguintes Tipos de Encargos e tal como acontece nos Campos anteriores pode acrescentar mais Tipos de Encargos, que pode adicionar nas linhas das grelhas dos documentos: