WISEDAT POS Retail – Gestão de clientes

Existem três alternativas para registar a ficha de cliente.

  1. Menu Novo cliente;
  2. Listagem de clientes;
  3. A partir da emissão do documento.

Menu Novo cliente

Crie uma ficha de cliente a partir do WISEDAT POS Retail. No menu lateral aceda a Clientes | Novo cliente.

Ficha de cliente

Cliente

Código Atribua um código de forma automática, clicando na rodo dentada, ou de forma manual e insira um nome.
NIF Indique o NIF, se o NIF da empresa constar na base de dados VIES, apenas tem de clicar no ícone (i) que os principais dados são preenchidos automaticamente.
País Selecione o país através da listagem disponível.
Código Postal Indique o código postal
Telemóvel/Telefone Números de contacto.
Email Principal email de comunicação, para envio de documentos e informações relevantes.
Desconto cliente Desconto percentual atribuído por omissão ao cliente.
PVP PVP (1 a 5) do artigo a sugerir ao cliente.
Aniversário Data de aniversário, ative Avisar, para ser avisado no dia de anos do cliente.
Consentimentos Associe o pedido de consentimento, caso o cliente tenha tomado conhecimento e assinado, no âmbito do RGPD.

Outros dados

Condições de pagamento Indique a condição de pagamento:

  • Pronto pagamento;
  • Fatura a 30 dias;
  • Fatura a 45 dias;
  • Fatura a 60 dias;
  • Fim do mês;
  • Próximo dia 30;
  • Próximo mês, dia 31;
  • Fatura a 30 dias;
  • Próximo dia 25 + 2 meses.

É possível adicionar Condições de pagamento alternativas, através do backoffice.

Modo de pagamento Indique o modo de pagamento:

  • Outros (Paypal, checkout, etc);
  • Recebimento por Numerário;
  • Recebimento por Multibanco;
  • Recebimento por Cheque;
  • Transferência Bancária.

É possível adicionar outros Modos de pagamento através do backoffice.

Cartão cliente Identificação do número de Cartão de Cliente, data de validade e saldo acumulado.
Aplicador fitofármaco  Número de Aplicador fitofármaco.

Distribuição

  • Rota de distribuição – É possível incluir o cliente numa Rota de distribuição, gerada a partir do backoffice.
  • Documento de destino – Ao gerar uma encomenda, o documento será convertido num documento de destino.

Retenção

Se a sua empresa presta serviços sujeitos a retenção na fonte ative a opção na ficha de cliente, indicando o tipo rendimento.

Dados fiscais

Caso o cliente se encontre isento de IVA valide a opção: Transação isenta de IVA e indique o motivo de isenção.

Contactos

Nesta área adicione os diversos contactos associados ao cliente.

Observações

Área para adicionar observações pertinente em relação ao cliente.

Como criar um cliente através do documento

Clique no ícone (i), na área de Consumidor final, de forma aceder à tabela Dados do cliente.

Caso o NIF da empresa esteja inserido no – VIES – os campos são preenchidos automaticamente clicando no ícone (i).

Listagem de clientes

De forma a aceder à lista de clientes da sua base de dados, no menu lateral clique em Clientes | Clientes, para criar nova ficha aceda a Novo.

A partir desta listagem é possível realizar inúmeras ações:

  1. Adaptar a vista do ecrã;
  2. Agrupa por entidade; designação; NIF, entre outros;
  3. Adicionar colunas;
  4. Criar Novo cliente;
  5. Selecionar cliente para a grelha de venda;
  6. Associar o pedido de consentimento;
  7. Editar Ficha de cliente;
  8. Filtros,
    1. Tipos de cliente:
      1. Tipo terceiro;
      2. Cliente final;
      3. Revendedor.
    2. Pesquisar por:
      1. Código;
      2. Designação;
      3. NIF.

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