Qual a diferença entre uma Fatura Proforma e um Orçamento?

Fatura Proforma Vs Orçamento

As faturas proforma e o orçamentos pertencem ao mesmo grupo de documentos – Tipo Cotação – e têm a mesma finalidade, dão a conhecer o valor de bens/serviços a clientes ou potenciais clientes, são o primeiro passo no ciclo de venda.

No entanto, por vezes são utilizadas em contextos diferentes, a fatura proforma normalmente está ligada transmissão de bens no comércio internacional, serve para demonstrar as quantidades das mercadorias para efeitos de justificação alfandegária. Por outro lado, os orçamentos normalmente são emitidos por empresas de prestação de serviços.

Todavia, não há nenhuma legislação que obrigue emitir orçamentos para serviços e faturas proforma para artigos, por exemplo, cada vendedor deve emitir o documento que mais lhe convier. Tanto a fatura proforma, com o orçamento não têm valor para efeitos do Código do IVA por exemplo, podem ser enviadas por um vendedor ao possível comprador, ainda antes de ter sido realizada qualquer troca de bens/serviços.

No entanto, este tipo de documentos podem englobar os vários dos elementos informativos que constituem uma fatura, simplesmente precedem a venda propriamente dita.

A maior vantagem de emitir orçamentos, é que após negociação o vendedor sabe o valor exato do que vai ser faturado e assim pode fazer uma previsão de tesouraria mais detalhada.

Elementos da fatura Proforma e Orçamento

  • Identificação da empresa,
  • Identificação fiscal do cliente,
  • Bem ou serviço a ser facturado,
  • Quantidades, valores e IVA correspondente;
  • Devem ter série própria;
  • Datadas e numeradas sequencialmente.

Emitir faturas proforma ou orçamentos

A WISEDAT permite-lhe criar faturas Proforma e sem ter de adicionar quaisquer dados. Através da funcionalidade clonar/converter documentos, pode transformar uma fatura proforma numa fatura em segundos e enviar diretamente ao seu cliente.

 

Quero experimentar já!

 

Não se esqueça que de acordo com a mais recente Portaria 302/2016 de 2 de Dezembro, do SAF-T (PT) os orçamentos ou documentos equivalentes, passam a ser assinados digitalmente e por conseguinte submetidos no Portal das Finanças.

 

Qualquer questão sobre este ou outros temas, não hesite, envie um e-mail para, suporte@wisedat.pt.

Tags

top