WISEDAT Comercial – Ambiente de Trabalho

A área principal da WISEDAT Comercial tem como objetivo fornecer ao utilizador um conjunto de atalhos para as funcionalidades mais comuns da gestão comercial, assim como dar um rápido panorama financeiro da empresa.

Menus & Áreas de contexto

A WISEDAT Comercial divide-se em 8 áreas de contexto interligadas entre si. Em cada uma delas concentram-se as funcionalidades ou informações relativas ao contexto. Permite ao utilizador focar-se nas tarefas específicas a realizar.

Transversalmente a toda a aplicação existe um Navegador Lateral com todos os atalhos para as funcionalidades presentes na aplicação:

As áreas de contexto da Gestão Comercial WISEDAT são:

Favoritos
 Pode adicionar neste Menu as categorias que mais utiliza.
Painel de Informações
 É possível visualizar o conjunto de gráficos de vendas e TOP Clientes e Artigos.
Exploração
A Exploração reúne um vasto leque de relatórios agrupados pelas diferentes áreas de contexto da aplicação. Saiba mais, Exploração – Exportar Relatórios.
Clientes/Vendas
Todas as categorias relacionadas com os Clientes/Vendas estão disponíveis neste Menu desde documentos a criar e editar clientes.
Fornecedores/Compras
Idem relativamente a fornecedores.
Inventário
Idem relativamente ao inventário.
Tesouraria
A Tesouraria é a área da gestão comercial WISEDAT que faz o tratamento dos valores a receber e a pagar, bem como a gestão das contas bancárias.
Tabelas
Esta categoria possuí diversas áreas, onde é permitido criar, editar e visualizar: Série de documentos, Taxas de IVA, Moedas, Outros Terceiros, Tabelas de Ponto de Venda, Periféricos e Outras Tabelas.

Listagem de Tabelas

A Listagem de Tabelas é um gestor dos registos das tabelas do sistema. Além de ajudar a encontrar um ou vários registos de uma tabela, também permite efectuar uma série de operações sobre estes.

O aspeto da Listagem de Tabelas e Documentos é o seguinte, exemplo de uma Lista de Artigos:

Aceder à Listagem de Tabelas

No Navegador Lateral encontra as diversas Tabelas existentes no sistema como por exemplo, Artigos, Clientes, Fornecedores, Contas Bancárias, etc. Ao aceder aos registos duma tabela, por omissão, todos os registos dessa tabela são apresentados. No entanto pode refinar a sua busca através dos vários filtros disponíveis. Através da caixa de texto pode procurar os registos que tenham no seu conteúdo o texto escrito. Na Procura Avançada permite que procure um registo a partir duma coluna específica.

Listagens com observações

As observações que estão inseridas nas fichas de clientes, fornecedores ou artigos podem ser visualizadas nas respetivas listagens, com a indicação que quantas linhas quer visualizar (1,2 ou 3):

Operações e Filtros de contexto

Após encontrar e selecionar o registo procurado, várias operações de contexto estarão disponíveis para realizar. As operações de contexto estão disponíveis no menu de contexto (clicando no botão direito do rato) ou na Área das operações de contexto.

Operações de contexto disponíveis:

Atualizar Atalho rápido para actualização de Listas.
Novo Criar um novo registo.
Editar Edita o registo, também pode fazer duplo-clique para editar.
Eliminar Elimina Registo.
Painel de Informações Acede ao painel de informações detalhadas acerca do registo seleccionado.
Anexos  Possibilita adicionar um anexo ao registo.
Operações lote Associar um ou mais artigos a uma família/sub-familia, fornecedor, unidade, etc.; (Apenas disponível para a tabela Artigos).
Alterar código Alterar os códigos de um ou mais registos duma tabela. Apenas disponível para as tabelas Artigos, Clientes e Fornecedores.
Alterar PVP Permite alterar os preços de venda para os artigos selecionados.
Alterar Taxa Surge assistente para proceder à alteração da taxa de IVA para os artigos selecionados.
Imprimir etiquetas Imprimir etiquetas para os registos seleccionados. Apenas Artigos, Clientes e Fornecedores.
Imprimir lista Imprime a lista de registos da tabela, podendo usar um dos mapas disponíveis;
Agrupamento Introduz um atalho, na procura, por exemplo, na lista de artigos se seleccionar Agrupamento, são disponibilizadas, todas as famílias dos artigos.
Editar Filtro Permite detalhar e personalizar a pesquisa, por coluna ou por linha da lista.

Procura rápida

A Procura Rápida é útil para aceder rapidamente a informações detalhadas sobre Artigos, Clientes ou Fornecedores.

Basta escrever as primeiras letras do código ou designação do artigo, cliente ou fornecedor e pressionar a tecla Enter para efectuar uma procura. Os resultados irão surgir numa lista.

Selecionar o registo pretendido e fazer duplo-clique ou pressionar a tecla Enter para aceder ao Editor da Tabela ou do Documento.

Sumários

Na área de Documentos de clientes ao clicar no Botão Direito do Rato fora da área das listas, surge um sumário que permite somar os totais de todos os documentos em lista, qual o documento com valor mínimo e máximo, contar quantos documentos tem em lista e calcula o valor médio dos documentos.

 WISEDAT Comercial
top