Wisedat Gestão de Projetos
O Wisedat Gestão de Projetos/Obras permite uma gestão rigorosa de toda a documentação relacionada com uma obra ou projeto, desde a fase de orçamentação, encomendas, passando pelas compras e vendas.
Criar Projeto
Para criar um novo Projeto, no navegador lateral aceda a Gestão de Projetos | Obras/Projetos, clique em Novo e preencha os campos apresentados.
Projeto | Indique o código e designação do projeto. |
Data de início | Data em que o projeto inicia. |
Data conclusão | Caso pretenda incluir a data de conclusão do projeto, selecione a opção e insira a data. |
Cliente | Selecione o cliente, ou crie o cliente através do drill-down e posteriormente faça essa indicação. |
Responsável | Selecione o responsável/vendedor, ou crie através do drill-down e posteriormente faça essa indicação. |
Observações | Introduza informações acerca do projeto, como por exemplo, parcerias. |
Clientes associados | A cada projeto pode associar um cliente um ou mais clientes a partir do separador: Clientes associados. Desta forma sempre que emite um documento a uma das entidades associadas poderá alocar o projeto. |
Painel de Informações
Como aceder ao Painel de Informações?
No navegador lateral Gestão de Projetos | Obras Projetos, selecione o Projeto, clique com o botão direito do rato para aceder ao menu de contexto e selecione a opção Painel de Informações.
Em alternativa abra o Projeto, clique no menu Contexto e escolha a opção Painel de Informações.
No Painel de Informações tem acesso a toda a informação do Projeto, aqui encontra todos os documentos emitidos, movimentos de stock , relação compras/vendas, as contas correntes de clientes/fornecedores, a rentabilidade do projeto, etc.
Gráfico Demonstração de Resultados
No gráfico apresenta-lhe os totais de movimentos de débito e crédito, relativos a clientes/fornecedores.
Mapas
Na opção Imprimir encontra diversos relatórios relacionados com as compras/vendas, contas correntes de clientes/fornecedores, análise da rentabilidade e informações inseridas acerca do projeto. Os relatórios podem ser impressos, enviados por email ou exportados para Excel, Word ou PDF.
INFO
Para aceder ao Painel da entidade/cliente e visualizar todos os movimentos, conta correntes, emitir documentos, efetuar liquidações etc, clique em na opção Info.
Anexos
Em Anexos adicione diversos ficheiros e imagens.
Emissão de documentos
Existem duas alternativas para a emissão de documentos no âmbito de um projeto.
No Wisedat Comercial no painel geral crie um Novo Documento, indique o cliente/fornecedor e no separador Outras Condições adicione o Projeto.
Em alternativa,
No Painel de Informações do Projeto na barra de tarefas (cima) clique em Novo doc.
De forma a tornar a sua pesquisa mais minuciosa utilize os filtros disponíveis.
Tanto na área de cliente como de fornecedores é possível consultar, imprimir ou enviar o Extrato de Conta Corrente.
Emissão de documentos a clientes
Documentos tipo cotação
Neste tipo de documentos é possível atribuir um Estado.
Aguarda cotação | Está em falta uma cotação relativo a um ou mais itens do documento. |
Em apreciação | Por omissão, é esta a opção selecionada, por exemplo, carece de um parecer final do cliente ou fornecedor. |
Aprovado/pendente | Ao selecionar esta opção, o valor do documento irá ser equacionado no projeto. |
Rejeitado/Anulado | Caso anule o documento, esta opção é automaticamente selecionada. |
Transformado | Aquando da conversão do documento esta opção é selecionada automaticamente, ao converter o documento, num documento financeiro ou encomenda. |
Encomendas
Quando efetua uma encomenda de cliente, é possível verificar o stock do artigo, pode encomendar e reservar a quantidade que desejar, assim quando realizar uma venda ou encomenda, a quantidade reservada estará cativa ao cliente em questão.
Guias de transporte
Consulte mais informações no tópico de ajuda: Comunicar documentos de transporte.
Faturas
Consulte todas as faturas emitidas do âmbito do Projeto e emita novos documentos.
Liquidações
Ao emitir um documento de liquidação, na grelha de venda irão surgir todos os documentos que se encontram por liquidar, pode selecionar os documentos a liquidar o indicar o valor total ou parcial liquidado. Consulte mais informações no tópico de ajuda: Liquidações.
Emissão de documentos de fornecedores
Pode inserir, consultar e liquidar documentos de fornecedores a partir desta área.
Através dos documentos de fornecedores por dar a entrada de artigos. A entrada de artigos para um determinado projeto pode ser feita a partir de um documentos ou através de cada uma das linhas do documento. Para associar um projeto por linha, clique na linha e selecione a opção Outros campos linha e associe o Projeto.
Encomendas a Fornecedores
As encomendas a fornecedores também podem ser realizadas através do Painel de informações. No entanto, caso pretenda realizar uma encomenda tendo por base as encomendas efetuadas pelos clientes, utilize o assistente Encomendas a fornecedores e associe o documento ao projeto. Saiba mais em Encomendas a fornecedores.
Conversão de documentos
Pode por exemplo, converter documentos como guias, orçamentos ou faturas pró-forma em encomendas ou faturas. No Painel de informações selecione o documento, com o botão direito do rato aceda ao menu de contexto e escolha a opção Editar.
Aceda à barra de tarefas do documento, abra o menu Operações, escolha a opção Faturar documento.
Por fim selecione o documento de destino.
1. Clique em converter;
2. Faça Gravar e sair.
Documentos Outros Credores
Nesta secção pode consultar ou emitir documentos ou informações relativas a Outros Credores, tais como Extrato de Conta Corrente, Outros pendentes, Pendentes e Pagamentos.
Esta é uma forma de contemplar custos adicionais ao projeto, tais como despesas com equipamentos, refeições, serviços extra, etc.
Movimentos de stock
É possível visualizar todos os movimentos de stock realizados no âmbito do projeto, ou emitir novos documentos de stock.
Na movimentação de stocks é possível atribuir um projeto ao documento ou atribuir um projeto por cada linha da grelha.
Na coluna Projeto, pressione F4 para aceder à lista de projetos e atribua o projeto correspondente.
Relação Entradas/Saídas
Neste painel irá encontrar uma relação entre Entradas/Saídas, que irá permitir apurar o total do custo do projetos:
- Quantidades de entrada/saída;
- Preço entrada/saída;
- Diferença entre quantidades;
- E a diferença de valores entre o valor de aquisição e venda.
Avenças
Quando associa uma avença a um Projeto pode visualizar o valor das avenças processadas através da grelha do projeto.
Consulte mais informações em: Emitir uma Avença.
Análises
Análise da rentabilidade
A partir desta área é possível apurar os valores a receber e a pagar, desta forma consegue perceber rapidamente os valores pendentes, os valores a liquidar, a receita a despesa, assim como o saldo que provém da diferença entre a receita e a despesa.