Documentos de conferência de mercadorias ou de prestação de serviços e Guias
Documentos de conferência de mercadorias ou de prestação de serviços
São documentos suscetíveis de apresentação ao cliente, que poderão passar a faturas ou documentos equivalentes
Documentos tipo Cotação (clientes)
Documentos de cotação são instrumentos formais utilizados por empresas para solicitar e comparar preços de bens ou serviços de diferentes fornecedores.
Servem para dar a conhecer um custo estimado de bens ou serviços, devem conter vários elementos tais como: as quantidades da mercadoria, o preço de cada item e informações relativas ao peso e aos custos de transporte, contudo não é um documento com direito a dedução do IVA é meramente informativo
São essenciais no processo de aquisição, pois permitem que a empresa obtenha propostas detalhadas e faça uma análise comparativa para escolher a oferta mais vantajosa, tanto em termos de preço quanto de qualidade.
O Wisedat disponibiliza os seguintes documentos do tipo cotação, por omissão.
Documentos tipo Cotação (fornecedores)
No Wisedat é possível efetuar o registo de documentos de cotação de fornecedores, possibilitando assim o registo de todo o processo de compra.
Por omissão, são disponibilizados os seguintes documentos.
Documentos tipo Encomendas (clientes)
Na Encomenda de cliente deverá indicar a quantidade e descrição dos bens/serviços a vender, as condições de entrega e pagamento, assim como os dados fiscais de ambas as partes. Este documento costuma ser emitido em duplicado (um para o vendedor, outro para o comprador) e não serve de fatura.
A Encomenda poderá ter como documento de origem o Orçamento e pode ser convertida em Fatura.
Documentos tipo Encomendas (fornecedores)
Também poderá também efetuar o registo de Encomendas de fornecedores indicando o número do documento de origem. A Encomenda poderá ser originário de um Orçamento, por exemplo, e pode ser convertida num documento de transporte ou Fatura.
Guias
Guia de Remessa e Guia de Transporte (clientes)
São documentos de transporte que acompanham a circulação, em território nacional, dos bens que possam ser objeto de operações realizadas por sujeitos passivos de IVA (ressalvadas as devidas exclusões previstas no artigo 3º do Regime de Bens em Circulação). Não existem diferenças de conteúdo entre a guia de transporte, a guia de remessa ou outros documentos a elas equivalentes, podendo ser utilizados de acordo com os usos comerciais. Qualquer um pode ser um documento de transporte se contiver os elementos referidos no artigo 4º do Regime de Bens em Circulação.
Documentos de transporte disponíveis no Wisedat, por omissão.
Guia de Devolução (clientes)
A Guia de Devolução tem um efeito logístico e não financeiro, pois é um documento que acompanha a devolução da mercadoria, este tipo de documento, necessita de uma Nota de Crédito sobre a devolução, a ser emitida pelo fornecedor.
Guia de Remessa e Guia de Transporte (fornecedores)
Pode também registar os documentos de transporte de fornecedores.
Guia de Devolução a Fornecedor
Ao contrário dos outros documentos de fornecedores a Guia de Devolução a Fornecedor é um documento financeiro abrangido pelo o RBC, para emitir este tipo de documento é necessário efetuar a comunicação da Série.
- Para editar, ativar ou tornar visível o tipo de documento, selecione-o e faça duplo-clique;
- Todos os documentos referidos anteriormente podem ser convertidos para documentos financeiros, saiba mais: Converter documentos.