Encomendas de Clientes
Para realizar uma encomenda de cliente, no WISEDAT Comercial, aceda ao navegador lateral, Clientes/Vendas e emita a Nova Encomenda:
Ao emitir uma fatura por exemplo, relativamente à encomenda efetuada, apenas tem de selecionar o documento, botão direito do rato e converter:
Selecionar o tipo do documento:
No entanto, se não tiver a quantidade de artigos em stock para satisfazer a encomenda totalmente:
- Deve emitir por exemplo, uma fatura;
- Inserir o cliente em questão;
- Clicar em Transformar Linhas;
- Indicar na grelha “Linhas de Origem” a quantidade satisfeita, neste exemplo foram entregues 6 telemóveis ao cliente, por isso, nas Linhas de Origem introduzir 6:
Clicar em satisfazer “SAT.”, nas Linhas de Origem por omissão, está a quantidade não satisfeita e nas Linhas a Transformar a quantidade satisfeita:
No documento de destino (ex.fatura), irão surgir os produtos entregues ao cliente (6 telemóveis):
No documento de encomenda na coluna Quantidade Satisfeita, está a quantidade entregue ao cliente:
Notas:
- Quando faz uma encomenda e pretende reservar uma determinada quantidade, deve inserir na coluna quantidade reservada. Esta situação poderá ser útil para a gestão de Números de Série, pois quando insere os números de série eles ficam atribuídos e não poderão ser disponibilizados para outras encomendas ou vendas.
- Ao verificar o stock de um artigo em armazém, é indicada a quantidade reservada.
- As encomendas poderão ser anuladas, mesmo após a submissão do ficheiro SAF-T(PT), no SAF-T seguinte constará a informação de que o documento foi anulado.