Como emitir um orçamento ou fatura proforma
Documento tipo cotação
Os documentos tipo cotação são usados para fazer um orçamento. Após serem criados, estes documentos ficam no estado Em Apreciação enquanto não houver resposta por parte da entidade. Existem por exemplo:
- Orçamentos e as Faturas proforma.
Como criar um orçamento ou fatura proforma?
De forma a emitir uma fatura no WISEDAT Comercial aceda ao menu Geral | Novo documento e escolha a opção Nova venda/documento cliente.
Na janela seguinte selecione a opção Orçamentos e clique no tipo de documento pretendido.
No editor do documento preencha os campos apresentados.
Por fim, faça:
- Fechar e sair, de forma a emitir o documento. Após esta operação não é possível a alteração de dados fiscais;
- Ou Rascunho e sair. Esta opção permite que edite os diversos dados do documento posteriormente, pois o documento fica no estado Rascunho.
Exportar para PDF
No navegador lateral aceda a Documentos de clientes | Orçamentos, selecione o documento em questão, clique com o botão direito de rato para ter acesso ao menu de contexto grelha e clique em Exportar PDF.
Após selecionar a opção indicada, preencha os seguintes campos.
Relatório | Escolha o modelo de relatório. |
Nº Vias | Indique o número de vias. |
Opções | Valide uma das seguintes opções, Exportar para PDF:
|
Formato | Escolha uma das seguintes opções: A4/A5 ou Talão texto |
Como consultar os documentos emitidos?
De forma a consultar os documentos emitidos, no navegador lateral aceda a Clientes/Vendas | Documentos de Clientes, Orçamentos.
De forma a detalhar a sua pesquisa utilize os filtros disponíveis.
Através dos filtros disponíveis selecione o período pretendido.
E também é possível filtrar por estado dos documentos. e/ou os estados dos documentos.
Estado | |
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Excluir anulados |
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Excluir impressos |
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Excluir abertos |
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Excluir fechados |
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Excluir transformados |
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Excluir pagos |