Documentos de venda

Sendo uma das operações mais relevantes, é importante que tenha conhecimento dos pormenores subjacentes à emissão de documentos de venda.

Antes de criar uma venda deve saber quais os tipos de documentos que existem, pois cada tipo de documento tem diferentes comportamentos. Por omissão, o WISEDAT Comercial disponibiliza diferentes tipos de documentos, parametrizados para obedecer às regras fiscais, no entanto poderá criar outros tipos de documentos.

Os documentos de venda dividem-se nas seguintes tipologias

Financeiros

São os documentos de faturação, ou seja, os documentos que afetam a tesouraria, contas-correntes da empresa. Sendo parametrizados para tal, também podem afectar os stocks, fazer a gestão do crédito das entidades.São, por exemplo:

  • Faturas.
  • Fatura Simplificada;
  • Fatura-Recibo.

 

 

Stocks/Transferência

Tratam-se de documentos que acompanham uma transferência de stock, onde normalmente se identifica a origem e o destino da carga a ser transportada. Estes documentos, por norma, devem ser convertidos em documentos financeiros. São, por exemplo:

  • Guias-de-Transporte.
  • Guias-de-Remessa, etc.

 

 

Encomendas

São os documentos que suportam uma encomenda efetuada por uma entidade, neste caso cliente.

Saiba mais em Encomendas de Clientes.

 

Cotação

São os documentos usados para fazer um orçamento. Após serem criados, estes documentos ficam no estado “Em Apreciação” enquanto não houver resposta por parte da entidade. Existem por exemplo:

  • Orçamentos e as Faturas Proforma.

 

Saiba mais em Como emitir um orçamento ou fatura proforma.

 

Pedidos de Cotação

Tratam-se de documentos internos do sistema cujo objetivo é o de recolher informação da parte do cliente sobre um eventual serviço a realizar ou produtos a adquirir. Após verificado, esse documento pode ser convertido num orçamento e ser enviado ao cliente.

 

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