Documentos de Contas Correntes
Os documentos de contas correntes são os documentos usados para a emissão de pagamentos ou recebimentos. Afetam diretamente as contas correntes regularizando os valores pendentes nos saldos dos clientes/fornecedores gerados através de vendas/compras ou através da criação de um pendente.
Tipologia de documentos de contas correntes
Liquidações
São os documentos usados para a emissão de pagamentos ou recebimentos. Afetam diretamente as contas correntes regularizando os valores pendentes nos saldos dos clientes/fornecedores gerados através de vendas/compras ou através da criação de um pendente. Por omissão, estão definidos os seguintes documentos:
- RE – Recibo.
- PRE – Pré-Recibo.
- REL – Recebimento por Letra.
- NP – Nota de Pagamento, etc.
Consulte mais informações no tópico de ajuda: Liquidações.
Pendentes
Este tipo de documento é útil para os casos em que pretende definir o saldo atual de um cliente ou fornecedor, sem que seja necessário introduzir uma venda ou compra. Afetam diretamente as contas correntes, pois são introduzidos créditos ou débitos. Deste modo terá uma visão real dos saldos em conta corrente. Por omissão, estão definidos os documentos:
- FAC – Nossa Fatura.
- FAF – Vossa Fatura.
- NNC – Nossa Nota Crédito.
- VNC – Vossa Nota Crédito, etc.
Adiantamentos
Sempre que é efetuado um adiantamento por parte de um cliente ou a um fornecedor, poderá ser registado através de um documento deste tipo. Existem, por omissão, os seguintes documentos definidos:
- ADC – Adiantamento de Cliente.
- ADF – Adiantamento a Fornecedor.