Liquidações
Recibo |
Nota de pagamento |
Pré-recibo |
Converter Pré-Recibo em Recibo |
Pagamentos parciais |
Liquidar Nota de Crédito |
Estornar liquidação |
Liquidação de pendentes
Um pagamento efetuado por um cliente, ou mesmo um pagamento a um fornecedor, poderá regularizar um ou mais documentos, ou apenas regularizar parte de um documento não liquidado.
Recibo
De modo a emitir um Recibo ao cliente ou lançar uma Nota de Pagamento ao fornecedor deve proceder aos seguintes passos:
- Menu Clientes/Fornecedores;
- Clicar Emitir Recibo/Emitir Pagamento;
- Selecionar o tipo de documento de liquidação pretendido. Por omissão, o documento Recibo (clientes) ou o documento Nota de Pagamento (Fornecedores) está selecionado;
- Preencher o formulário.
Faça um dos seguintes:
- Gravar e Sair;
- Gravar e Imprimir para imprimir o recibo (ou nota de pagamento);
Nota de pagamento
Para lançar uma Nota de Pagamento faça o seguinte:
- Menu Fornecedores;
- Clicar Emitir Pagamento;
- Selecionar o tipo de documento de liquidação;
- Preencher o formulário.
- Faça um dos seguintes:
- Gravar e Sair;
- Gravar e Imprimir para imprimir o recibo (ou nota de pagamento);
Tenha em consideração os seguintes aspetos
Documento | Pode selecionar um ou mais documentos a liquidar. |
Valor a Pagar | Pode indicar manualmente o valor a pagar em cada documento, inserindo o valor na coluna A Pagar. |
Valor a Liquidar | Introduzir o valor a liquidar e clicar em Marcar/Desmarcar para que o editor sugira automaticamente os documentos a liquidar (pela ordem crescente de antiguidade). No exemplo anterior, a 7ª linha foi desmarcada, por isso, a última factura não vai ser liquidada. |
Desconto | Pode definir um desconto manualmente para cada documento ou se preferir pode atribuir um desconto global, bastando para isso seleccionar a opção: “Definir desconto global” e definir a percentagem a descontar ou o valor a descontar. No exemplo acima, foi apenas atribuído um desconto ao documento da 5ª linha. |
Pré-recibo
Um pré-recibo é um documento de Conta Corrente do tipo liquidação, mas que não produz qualquer efeito nas contas correntes dos clientes ou fornecedores, nem afecta a tesouraria da empresa. É uma forma de “simular” o pagamento de um ou vários documentos, apresentando ao cliente ou fornecedor uma proposta de liquidação dos documentos pendentes e vencidos.
Por exemplo, para emitir um pré-recibo ao cliente deve proceder da seguinte forma:
- No menu Clientes, clicar em Emitir Recibo.
- Selecionar o Pré-Recibo (PRE).
- Preencha o formulário.
Converter Pré-Recibo em Recibo
Através do explorador de documentos, na categoria Liquidações, procure o Pré-Recibo (PRE) que pretende liquidar e edite o documento.
Ativar a opção Liquidar documento e escolha o documento de liquidação a usar. Para finalizar grave o documento.
Pagamento parciais
Ao emitir uma liquidação, pode efetuar o pagamento de apenas parte do valor total a pagar. No exemplo na imagem vemos que o valor total do documento Fatura A/49 é de 4 186,99€, no entanto apenas vai ser pago 2 186,99€, ficando pendente 2 000€.
Liquidar Nota de Crédito
Pode liquidar uma Nota de Crédito de duas formas:
- Através da emissão de um pagamento a cliente;
- Ou usando a Nota de crédito para amortizar o pagamento de uma Fatura, através da emissão de um Recibo.
Usando o Pagamento a cliente, deve fazer o seguinte:
- Aceder a Documentos de clientes | Novo e clicar Novo Recibo;
- Selecionar o documento Pagamento a Cliente ;
- Indicar o cliente com a Nota de crédito.
- Uma vez que o documento é um valor a pagar, o montante aparece a negativo;
- Clicar em Gravar e Sair, ou Gravar e Imprimir para finalizar;
- De seguida, indicar o modo de pagamento.
Usando a Nota de crédito para liquidar outros documentos, deve fazer o seguinte:
- Aceder a Documentos de Clientes | Novo e clicar Novo Recibo;
- Selecionar o documento Recibo;
- Indicar o cliente e os documentos a liquidar.
Como a figura demonstra, o documento Nota de crédito foi usado para amortizar o valor das Faturas.
Estornar liquidação
Para anular um recibo já processado deve aceder a Liquidações no Explorador de Documentos, selecionar o recibo em causa, botão direito do rato para aceder ao menu Contexto e clicar na opção Estornar.
Todos os documentos liquidados no documento estornado passarão para os pendentes.