Como comunicar documentos de transporte por SAF-T (PT)?

Através do software WISEDAT poderá efetuar a comunicação dos documentos de transporte por Webservice e SAF-T (PT).

Por omissão, o sistema está parametrizado para não efetuar comunicação.

Comunicação por SAF-T (PT)

A aplicação de comunicação dos documentos de transporte, para ser configurada é necessário, aceder a Sistema| Preferências| Autoridade tributária, escolher o tipo de comunicação que pretende efetuar por omissão:

Deve introduzir o seu Sub-utilizador e Palavra-chave. (Para criar um sub-utilizador no portal das finanças siga os passos neste tópico).

Caso pretenda Confirmar antes de comunicar, valide a opção.

Parametrização da comunicação de documentos de transporte por tipo de documento

Poderá parametrizar individualmente cada um dos documentos de transporte para efetuar um tipo de comunicação diferente, ou simplesmente definir para não comunicar. Por omissão o tipo de comunicação é o que está definido nas Preferências.

No navegador lateral aceda a Clientes/Vendas | Outras Tabelas | Tipos de Documentos de Venda.

Selecione e abra o tipo de documento pretendido, no separador Autoridade Tributária selecione Comunicação via SAF-T.

Exportar ficheiro SAF-T (PT)

Para exportar os documentos de transporte por SAF-T (PT) aceda a Geral | Exportar SAF-T (PT) Circulação.

O Assistente de exportação do SAF-T (PT) Documentos de Transporte apresenta todos os documentos de transporte por comunicar. Selecione o(s) Documento(s) que pretende comunicar, Confirme a exportação e clique em Próximo.

Após gerar o SAF-T (PT) terá de o submeter no Portal das Finanças (E-Factura) https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/.

Ao submeter o ficheiro SAF-T (PT) no é devolvido um ficheiro de resposta, deve importá-lo no software WISEDAT.

No backoffice aceda a Geral | E-Factura Circulação, clique na seta para consultar as opções e selecione Importar ficheiro de resposta.

Nota: O ficheiro de resposta devolvido pelo E-Factura vem compactado em formato ZIP, pelo que terá de extrair o ficheiro manualmente.

    1. Clicar com o botão direito em cima do ficheiro e faça extrair para uma pasta à sua escolha;
    2. Selecionar ficheiro de resposta (.XML) e clicar em Importar;
    3. Todos os Códigos de Identificação presentes no ficheiro serão gravados nos respectivos documentos. Caso existam erros, serão apresentados no espaço destinado para o efeito.

Documentos de Transporte Impressos

Os documentos de transporte ao serem comunicados, não necessitam de ser impressos, basta que saiba o código, para alguma eventualidade. Ao existir falha na comunicação, tem até cinco dias úteis para comunicar o transporte no portal das finanças, mais informação.

Envio de Documentos de Transporte para Consumidor Final

Não é obrigatório comunicar os documentos de transporte à Autoridade Tributária, ao imprimir o documento, aparece a seguinte mensagem.

Anular Documento de Transporte

Se pretender anular um documento de transporte já comunicado é muito importante que tenha em atenção que só o poderá fazer antes da data em que foi comunicado como início do transporte, deverá comunicar por SAF-T (PT) ou manualmente.

 

 Autoridade Tributária E Aduaneira  
top