Extensibilidade – Campos de utilizador
A extensibilidade permite criar novos campos e objetos para as principais tabelas da aplicação, por forma a poderem ser usados nos relatórios. Por isso, a aplicação Wisedat permite adicionar campos de utilizador do tipo texto, números (inteiros ou decimais), datas e listas.
Configuração da extensibilidade
A partir do WISEDAT Comercial é possível configurar novos campos e adicioná-los às principais tabelas, aceda a Sistema | Configurar | Configurar Extensibilidade:
No assistente de configuração selecionar a tabela onde pretende adicionar e/ou editar campos/objetos, escolha uma das seguintes tabelas.
Tabelas disponíveis
- Artigos;
- Clientes;
- Fornecedores;
- Outros Terceiros;
- Vendedores;
- Cabeçalho Vendas;
- Detalhes das vendas;
- Cabeçalho das compras;
- Detalhes das compras;
- Cabeçalho Liquidação;
- Projetos;
- Cabeçalho Stocks;
- Detalhes Stocks.
Clicar em Configurar:
Configurar os campos de utilizador
O assistente de configuração permite adicionar ou eliminar campos ou objetos à tabela que selecionou.
Adicionar Campo
Nome | O nome é o código que identifica o campo |
Nome Amigável | Designação do campo |
Descrição | Informação adicional referente ao campo |
Categoria | Grupo onde pertence o campo |
Tipos | Texto – Variáveis do tipo texto.
Numerário – Variáveis do tipo numerário, pode definir inteiros ou decimais. Data – Variável do tipo data. Lista – A lista permite-lhe ter a escolha entre várias variáveis. Pode predefinir a variável por defeito com um visto. |
Dados sensíveis | No âmbito do RGPD, assinale esta opção caso se tratem de dados sensíveis. |
Adicionar Objeto
É possível criar diversos objetos. Ao criar o objeto tem a possibilidade de adicionar um ou mais campos.
Clique na opção Adicionar objeto e irá surgir a seguinte tabela.
Nome | Código que identifica o objeto |
Nome amigável | Designação do objeto |
Descrição | Informação adicional referente ao objeto |
Categoria | Grupo ao qual pertence o objeto. |
Dados sensíveis | No âmbito do RGPD, assinale esta opção caso se tratem de dados sensíveis. |
Editar dados nos campos de utilizador
Para editar dados nos campos de utilizador, Menu Contexto no cabeçalho da Ficha de Artigo | Campos do Utilizador, em alternativa pressione F11.
Configurar os relatórios para adicionar campos de utilizador
Para utilizar os campos de utilizador nos modelos de impressão deve fazer o seguinte:
- Aceder a Sistema | Configuração | Configurar Modelos de impressão;
- Selecionar o modelo que pretende alterar.
Nota: O relatório deve estar na versão 2 ou superior.
Posicione o cursor na célula ou campo e clique com o botão direito do rato, seleccione a opção “Expressão…”;
Nos modelos de impressão de documentos de vendas/compras, existe a particularidade de existirem campos extensibilidade para o cabeçalho e para os detalhes (linhas do documento).
- Para cabeçalhos e rodapé é XMLExtendedMaster:
-
- Exp.: =code.ex.with(Variables!XMLExtendedMaster.Value).get(“Variavel”)
- Para as linhas, XmlExtendedDetail:
-
- Exp.: =code.ex.with(Fields!XmlExtendedDetail.Value).get(“Variavel”)
Se pretender usar um campo em Detalhes de Vendas, por exemplo a variável “Volume” utilize a seguinte expressão:
- =code.ex.with(fields!XmlExtendedDetail.Value).get(“Volume”)
No caso de ser no cabeçalho ou rodapé, use a seguinte expressão:
- =code.ex.with(Variables!XMLExtendedMaster.Value).get(“Embalagem”)