ATCUD – Como comunicar as Séries no POS Restaurant

Como criar uma nova Série?

As novas séries deverão ser criadas no backoffice Wisedat Comercial. Saiba mais em Séries documentais e ATCUD.

Como ativar o ATCUD?

Para ativar o ATCUD no WISEDAT POS Restaurant, clique em Configurações (roda dentada no canto inferior esquerdo), aceda ao separador Autoridade Tributária e valide a opção Ativar ATCUD.

Comunicar Série por webservice

Para a comunicação de Séries por webservice é necessário que crie um subutilizador no Portal das Finanças ou que atualize as permissões de um utilizador existente, validando a opção WSE – Comunicação e Gestão de séries por Webservice.

Posteriormente, introduza as credenciais de subutilizador:

 

A partir de 1 de janeiro de 2023 o ATCUD passa a ser obrigatório, logo não será possível emitir qualquer documento fiscalmente relevante sem este.

 

Comunicação da série

Para comunicar a série documental aceda ao formulário Alterar tipo de documento;

Ao selecionar o tipo de documento e a série poderá visualizar se já existe código de validação. Caso contrário, clique em ATCUD para comunicar a série documental.

Quando a série é comunicada, na área de seleção do documento surge o código de validação da série documental.

Na impressão do documento poderá visualizar o ATCUD próximo do QR Code.

 

NOTA:

  • Os utilizadores que personalizaram os modelos de impressão de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, deverão passar a utilizar os modelos de impressão de sistema de forma a garantir que todos os elementos obrigatórios sejam disponibilizados;
  • As comunicações por webservice requerem o BASIC Plan ativo;
  • A ativação do ATCUD está disponível para as licenças válidas a partir de 1 de janeiro de 2023.

 WISEDAT POS Restauração  
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