Números de Série

Artigos com gestão de números de série

Os números de série permitem a identificação do produto, normalmente são empregues em produtos ligados a informática, telecomunicações, eletrónica ou eletrodomésticos.

A gestão de números de série é bastante útil para identificar cada artigo individualmente com uma referência única, como por exemplo, o IMEI para o caso de telemóveis.

Gestão de artigos com números de série no WISEDAT

Ao efetuar este tipo de gestão no WISEDAT tem acesso ao histórico de movimentos, desde a recepção até à venda final, pode reservar um número de série numa encomenda de cliente etc, movimentar artigos que façam gestão de número de série e lotes, entre outros aspetos.

Para iniciar o processo de gestão de série no WISEDAT, no backoffice aceda a Sistema | Preferências | Inventário.

Números de série
Efetuar gestão de artigos por número de série Permitir que surja a opção de gestão de números de série, na Ficha do artigo
Sugerir gestão de artigos por número de série na criação do artigo Se validar esta opção, surge selcionada por omissão na ficha do artigo.
Entradas
Sugerir números de série nas entradas Quando dá entrada de um artigo é-lhe sugerida uma tabela com os diversos números de série disponíveis.
Permite entradas sem os números de série em stock Pode realizar uma entrada de artigos, sem que seja necessário identificar os números de série.
Saídas
Permite saídas sem os números de série preenchidos Pode realizar uma saída de artigos, sem que seja necessário identificar os números de série.
Permite saídas sem os números de série em stock É possível realizar uma saída de stock, mesmo não estando stock disponível.
Identificar artigo através do número de série Na grelha do documento, pode inserir o número de série, de forma a identificar o artigo.
Encomendar
Bloquear número de série nas encomendas O número de série ao estar identificado na encomenda, fica bloqueado e não pode ser comercializado.
Permitir encomendar sem identificar número de série. Pode efetuar a encomenda, sem ter que identificar o número de série.

 

Quando um artigo está configurado para fazer o tratamento de números de série, qualquer venda ou compra efetuada terá que ser identificado o número de série para cada quantidade transacionada, excepto se no Menu Preferências essa obrigatoriedade estiver desativada.

 

Ficha de artigo

Na ficha de artigo no Detalhe Geral valide a opção Número de série.

Entradas de artigos com números de série

No WISEDAT é possível efetuar entrada de artigos através de documentos de stocks ou de fornecedores.

Documento de Stock – Entrada de Stock

Para que possa movimentar artigos com números de série é necessário que dê entrada dos artigos com os respetivos números. Aceda a Inventário | Movimento de stock | Nova Entrada.

Ao inserir um artigo irá surgir uma tabela que permite identificar o número de artigo de cada um dos artigos, assim como armazém, localização e lote (caso o artigo também efetue gestão de lotes).

Ao concluir esta operação na os números de série serão identificados na ficha do artigo.

Documento de Fornecedor – V/Fatura

De forma a efetuar entradas de artigos, pode emitir uma fatura de fornecedores.

Emissão de documentos de venda

Ao inserir um artigo que efetue gestão de números de série irá surgir a seguinte janela.

Pode selecionar o número de série selecionando o respetivo número e disponibilizando-o ou utilizando a lupa.

Em alternativa insira o número de série na coluna Artigo de forma a introduzir o artigo na grelha.

Caso pretenda que os números de série surjam impressos no documento, utilize os  relatórios, Modelo Clássico (Nºs de Série) ou Modelo Elegante (Nº de Série).

Rastreabilidade números de série

De forma a consultar todos os movimentos associados aos artigos com gestão de números de série, no navegador lateral aceda a Inventário | Rastreabilidade Números de Série é apresentada a seguinte lista.

 

Saiba como fazer gestão de lotes

 Inventário (Stocks), WISEDAT Comercial    
top