Reconciliação Bancária

A Reconciliação Bancária é um  procedimento que deve ser feito periodicamente de forma a assegurar, que todas as transacções da empresa estão devidamente registadas. É um procedimento de controlo muito importante, pois ajuda a detectar possíveis erros.

Identifica as diferenças encontradas entre o saldo de extracto(s) bancário(s) – Saldo Final e o saldo do extracto de movimentos no WISEDAT, através da comparação entre movimentos de tesouraria de crédito, débito e as transacções bancárias da empresa.

No WISEDAT Comercial, aceder no Navegador Tesouraria | Reconciliação Bancária (no Menu Superior):

Ao surgir a janela acima devo:

  • Inserir a data do Extracto, este dado é muito importante pois após realizar a Reconciliação, não pode efectuar alterações, anteriores à data inserida;
  • Identificar a Conta Bancária;
  • Indicar o valor do Extracto Bancário;
  • Colocar a Descrição da Reconciliação.

Ao verificar que o valor do Extracto de Conta Bancária não é igual ao que é está no extracto de movimentos no WISEDAT pode “Adicionar Movimento de Diferença” e corrigir (pois por lapso pode não ter sido inserido nos movimentos):

Tenha em consideração que, enquanto o extracto bancário não se encontrar totalmente reconciliado não deverá criar nova reconciliação.

 Tesouraria & Contas Correntes, WISEDAT Comercial    
top