WISEDAT Distribuição

WISEDAT Distribuição – Rotas e distribuição

Este tópico aborda os processos da gestão da distribuição para o setor da panificação e pastelaria, assim como outras atividades que distribuam bens. A gestão da distribuição vai desde a definição das rotas de distribuição passando pelo processamento automático das encomendas em guias de remessa, guias de transporte, etc, que posteriormente são convertidas em faturas.

Definição de Rotas
Encomendas para distribuição
Processamento da distribuição
Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail

Definição de Rotas

Adicionar o cliente à Rota

A definição das rotas é sobretudo útil para definir quais os clientes que fazem parte dela, a hora de saída, assim como a definição a viatura e o funcionário responsável pela distribuição.

  1. No navegador lateral Clientes/Vendas | Distribuição, clicar em Rotas;
  2. Clicar em Novo;
  3. Preencher o seguinte formulário.

Rota Código da rota;
Descrição Designação da rota;
Ativa Indica se a rota se encontra activa;
Responsável Identifica o funcionário responsável pela distribuição; Através Responsável é possível editar e ou criar novo responsável; Saber mais, Vendedores.
Viatura Identifica a viatura que será usada para efectuar a distribuição. Na Viatura é possível definir as viaturas da empresa; Saber mais, Outras Tabelas.
Hora saída Hora de saída da viatura;
Clientes Clientes que fazem parte da rota e a ordem de entrega, pode colocar os clientes na ordem que mais lhe convier;

É possível introduzir na grelha vários clientes ao mesmo tempo a partir da lista de clientes (F4). Também é possível inserir entre linhas já preenchidas.

Em alternativa,

Pode adicionar os seus clientes à Rota de Distribuição, através do separador Distribuição, na Ficha de Cliente. E indicar o Documento de destino e o(s) Período(s) de inatividade, clicando no drill-down Adicionar.

Encomendas para distribuição

Gerar encomendas para distribuição a partir do backoffice
Para gerar a distribuição, é necessário introduzir todas as encomendas de cada cliente.

Para definir uma encomenda deve fazer o seguinte:

  1. Criar uma nova encomenda de cliente (Nova venda, escolher o documento ECL);
  2. Indicar o cliente;
  3. Introduzir os artigos a encomendar;
  4. No separador Distribuição:
    • Selecionar Encomenda sujeita a distribuição;
    • Rota
    • O tipo de documento que pretende que a encomenda seja convertida Documento de destino;
    • Selecionar encomenda recorrente, o/os dias da semana, data inicial e final:

Processamento da distribuição

O processamento da distribuição consiste na conversão automática de todas as encomendas nos documentos que acompanharão o transporte e serão entregues ao cliente final. Todo este processo é efetuado a partir do WISEDAT Comercial:

Processar a distribuição

Para processar a distribuição deve fazer o seguinte:

  • Aceder ao menu Clientes | Distribuição | Distribuições Processadas, Processar distribuição;
  • No primeiro passo do assistente deve indicar a data de processamento e a rota de distribuição;
  • Indicar também os documentos de origem, selecionar as entidade que devem constar na distribuição, ou seleccionar as entidades que pretende que sejam excluídas da distribuição, colocando um visto na opção: Excluir entidades selecionas.

Pode ter em conta várias parametrizações, como por exemplo:

Entidades Permite selecionar os clientes para os quais quer processar a distribuição. Caso não coloque nada, são assumidos todos os clientes;
Incluir informação do documento origem  É incluída a referência do documento origem (encomenda) no documento processado;
Não incluir comentários de origem Não inclui os comentários presentes nos documentos origem;
Fechar documentos a processar Se pretende fechar os documentos processados. Uma vez fechados já não podem ser alterados.

No segundo passo, são apresentados todas as encomendas a serem processadas para o dia e rota.

  • Poderá selecionar directamente na grelha quais as encomendas que vão ser processadas, assim como se pretende fechar os documentos processados. Nota: Duplo-clique para abrir a encomenda;
  • Imprimir as quantidades, no relatório surge a quantidade encomendada por item.;
  • Finalmente selecionar a série destino, escolha Confirmar conversão e clicar em Converter;

Após converter os documentos, surge o último passo, com a lista dos documentos processados e o estado em que se encontram:

    • Pode imprimir ou editar cada um deles, assim como é possível imprimir todos os documentos fechados de só uma vez;
    • Criar uma guia de transporte;
    • Imprimir a lista de distribuição;
    • A lista dos documentos processados é guardada e poderá ser consultada mais tarde.

Lista das distribuições processadas

A listagem das distribuições processadas permite ter acesso a todos os processamentos efetuados e assim permitir visualizar quais os documentos que foram gerados em cada um deles.

Para visualizar as distribuições processadas, aceder a Menu Clientes/Vendas |Distribuição | Distribuições processadas.

Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail

Parametrizações

No BackOffice, no navegador lateral, aceda a Tabelas Pontos de Venda (POS) | Pontos de Venda, selecione o Ponto de Venda.

No separador Outras Opções valide a opção, Auto Venda (Venda Ambulante) e indique o tipo de documento de transporte e a matricula da viatura.

Verifique se o documento Encomenda de Cliente está parametrizado para surgir no WISEDAT POS Retail.

Na grelha de venda selecionar o documento Encomenda de Cliente e selecionar o cliente (que conste na Rota de Distribuição), clicar na a opção Editar informações sobre o documento e no separador Distribuição, colocar um visto em: Encomenda sujeita a distribuição.

 

Para saber como funciona a funcionalidade Auto-Venda, aceda ao seguinte tópico de ajuda.

 

Consulte mais informação sobre a Distribuição.

 

Disponível a partir da edição Advanced, com o módulo Distribuição.

 Vendas & Clientes  
top