WISEDAT Distribuição
WISEDAT Distribuição – Rotas e distribuição
Este tópico aborda os processos da gestão da distribuição para o setor da panificação e pastelaria, assim como outras atividades que distribuam bens. A gestão da distribuição vai desde a definição das rotas de distribuição passando pelo processamento automático das encomendas em guias de remessa, guias de transporte, etc, que posteriormente são convertidas em faturas.
Definição de Rotas |
Encomendas para distribuição |
Processamento da distribuição |
Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail |
Definição de Rotas
Adicionar o cliente à Rota
A definição das rotas é sobretudo útil para definir quais os clientes que fazem parte dela, a hora de saída, assim como a definição a viatura e o funcionário responsável pela distribuição.
- No navegador lateral Clientes/Vendas | Distribuição, clicar em Rotas;
- Clicar em Novo;
- Preencher o seguinte formulário.
Rota | Código da rota; |
Descrição | Designação da rota; |
Ativa | Indica se a rota se encontra activa; |
Responsável | Identifica o funcionário responsável pela distribuição; Através Responsável é possível editar e ou criar novo responsável; Saber mais, Vendedores. |
Viatura | Identifica a viatura que será usada para efectuar a distribuição. Na Viatura é possível definir as viaturas da empresa; Saber mais, Outras Tabelas. |
Hora saída | Hora de saída da viatura; |
Clientes | Clientes que fazem parte da rota e a ordem de entrega, pode colocar os clientes na ordem que mais lhe convier; É possível introduzir na grelha vários clientes ao mesmo tempo a partir da lista de clientes (F4). Também é possível inserir entre linhas já preenchidas. |
Em alternativa,
Pode adicionar os seus clientes à Rota de Distribuição, através do separador Distribuição, na Ficha de Cliente. E indicar o Documento de destino e o(s) Período(s) de inatividade, clicando no drill-down Adicionar.
Encomendas para distribuição
Gerar encomendas para distribuição a partir do backoffice
Para gerar a distribuição, é necessário introduzir todas as encomendas de cada cliente.
Para definir uma encomenda deve fazer o seguinte:
- Criar uma nova encomenda de cliente (Nova venda, escolher o documento ECL);
- Indicar o cliente;
- Introduzir os artigos a encomendar;
- No separador Distribuição:
- Selecionar Encomenda sujeita a distribuição;
- Rota
- O tipo de documento que pretende que a encomenda seja convertida Documento de destino;
- Selecionar encomenda recorrente, o/os dias da semana, data inicial e final:
Processamento da distribuição
O processamento da distribuição consiste na conversão automática de todas as encomendas nos documentos que acompanharão o transporte e serão entregues ao cliente final. Todo este processo é efetuado a partir do WISEDAT Comercial:
Processar a distribuição
Para processar a distribuição deve fazer o seguinte:
- Aceder ao menu Clientes | Distribuição | Distribuições Processadas, Processar distribuição;
- No primeiro passo do assistente deve indicar a data de processamento e a rota de distribuição;
- Indicar também os documentos de origem, selecionar as entidade que devem constar na distribuição, ou seleccionar as entidades que pretende que sejam excluídas da distribuição, colocando um visto na opção: Excluir entidades selecionas.
Pode ter em conta várias parametrizações, como por exemplo:
Entidades | Permite selecionar os clientes para os quais quer processar a distribuição. Caso não coloque nada, são assumidos todos os clientes; |
Incluir informação do documento origem | É incluída a referência do documento origem (encomenda) no documento processado; |
Não incluir comentários de origem | Não inclui os comentários presentes nos documentos origem; |
Fechar documentos a processar | Se pretende fechar os documentos processados. Uma vez fechados já não podem ser alterados. |
No segundo passo, são apresentados todas as encomendas a serem processadas para o dia e rota.
- Poderá selecionar directamente na grelha quais as encomendas que vão ser processadas, assim como se pretende fechar os documentos processados. Nota: Duplo-clique para abrir a encomenda;
- Imprimir as quantidades, no relatório surge a quantidade encomendada por item.;
- Finalmente selecionar a série destino, escolha Confirmar conversão e clicar em Converter;
Após converter os documentos, surge o último passo, com a lista dos documentos processados e o estado em que se encontram:
-
- Pode imprimir ou editar cada um deles, assim como é possível imprimir todos os documentos fechados de só uma vez;
- Criar uma guia de transporte;
- Imprimir a lista de distribuição;
- A lista dos documentos processados é guardada e poderá ser consultada mais tarde.
Lista das distribuições processadas
A listagem das distribuições processadas permite ter acesso a todos os processamentos efetuados e assim permitir visualizar quais os documentos que foram gerados em cada um deles.
Para visualizar as distribuições processadas, aceder a Menu Clientes/Vendas |Distribuição | Distribuições processadas.
Gerar encomendas para a distribuição a partir do WISEDAT POS Retail
Parametrizações
No BackOffice, no navegador lateral, aceda a Tabelas Pontos de Venda (POS) | Pontos de Venda, selecione o Ponto de Venda.
No separador Outras Opções valide a opção, Auto Venda (Venda Ambulante) e indique o tipo de documento de transporte e a matricula da viatura.
Verifique se o documento Encomenda de Cliente está parametrizado para surgir no WISEDAT POS Retail.
Na grelha de venda selecionar o documento Encomenda de Cliente e selecionar o cliente (que conste na Rota de Distribuição), clicar na a opção Editar informações sobre o documento e no separador Distribuição, colocar um visto em: Encomenda sujeita a distribuição.
Para saber como funciona a funcionalidade Auto-Venda, aceda ao seguinte tópico de ajuda.