Código de Barras dos Artigos

Diferentes Códigos de Barras associados a um artigo

O Código de Barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos, cuja a leitura dos dados é realizada por um leitor de código de barras. No entanto, existem produtos que alteram a estrutura do código de barras periodicamente, para que não tenha introduzir novos artigos, o software Wisedat permite associar diferentes códigos de barras para o mesmo artigo.

É também possível associar os códigos de barra à unidade de movimentação, com diferentes preços e descrições.

No navegador lateral aceder a: Inventário | Artigos, selecionar um artigo, para introduzir o código de barras, ou criar novo Artigo em Novo e no separador PVP Unid./Código Barras introduzir o código, através da picagem.

É nesta seção que se definem as várias unidades que um artigo pode transacionar, bastante útil nos módulos Wisedat POS Retail.

Códigos de Barras suportados pelo Sistema Wisedat

O código de barras aceite na Tabela de Inventários, comunicada à Autoridade Tributária é o tipo EAN.

Na listagem de etiquetas pode verificar quais os Códigos de Barras suportados pelo sistema Wisedat:

EAN-13

A EAN-13 é uma das formas que o código de barras pode adoptar. É uma representação composta por duas partes: uma parte gráfica constituída por 0 e 1, para ser interpretado por scanners ópticos e uma parte numérica formada por 13 dígitos:

EAN-8

O EAN-8 é um código de barras composto de 8 dígitos, derivado do código maior European Article Number (EAN-13):

CODE 39

O código de barras 39 é um código de barras alfanumérico. O símbolo pode ter o tamanho necessário para armazenar os dados codificados. Foi desenvolvido para codificar 26 letras maiúsculas (A a Z), 10 dígitos (0 a 9) e 7 caracteres especiais (-,, $, /, +,%, e no espaço):

CODE 128

O Code 128 é o Code 39 alargado para codificar todos os caracteres ASCII abaixo 128, incluindo texto em minúsculas:

ISBN

O sistema ISBN (International Standard Book Number) é controlado pela Agência Internacional do ISBN. Este código identifica um livro de uma determinada edição, facilitando a recuperação e a transmissão de dados em sistemas automatizados, para fins públicos ou privados, a pesquisa e a actualização bibliográfica e a interligação de bibliotecas e arquivos. O sistema ISBN é constituído por 13 dígitos, com possibilidade de aumentar a sua capacidade de numeração:

UPC-A

O Código UPC-A está mais presente em mercados como Estados Unidos da América ou Canadá, é constituído por 12 dígitos dividido nas seguintes partes: sistema de numeração (um dígito); código da empresa responsável (cinco dígitos); código do produto (cinco dígitos) e o dígito de controlo (um dígito). Os códigos UPC-A são um subconjuntos dos códigos EAN-13, um código UPC-A pode ser transformado em um código EAN-13:

UPC-E

Para alguns produtos o código UPC-A é muito longo, por isso foi criada uma versão reduzida com seis dígitos, o UPC-E:

 Inventário (Stocks)    
top