Referências Multibanco
A introdução de referências Multibanco nos documentos pode ser feita de forma manual ou automática, através do serviço Ifthenpay.
Ativar Referências Multibanco
Para ativar as referências Multibanco deve aceder a Sistema | Preferências | Personalização e selecionar a opção Utilizar referências Multibanco.
No caso de optar pela utilização de referências manuais, fixas ou geradas a partir de outro sistema, basta indicar a Entidade MB.
Ao ativar a opção Gerar referências Multibanco Ifthenpay deve colocar a subentidade (3 dígitos) no campo Ref./Subentidade, para que o sistema gere automaticamente a referência por cada documento.
Para verificar automaticamente se as referências Multibanco já foram pagas, deve colocar a chave Ifthenpay para acesso ao webservice da Ifthenpay. A chave é atribuída aquando a celebração do contrato com o serviço Ifthenpay.
Ativar Referência Multibanco nos documentos de venda
Aceda a Tipos de documentos de venda e edite o documento onde pretende utilizar as referências Multibanco.
Por omissão, os valores da entidade e subentidade são sugeridos de acordo com o que está definido nas preferências, no entanto poderá parametrizar outras entidades/subentidades, caso pretenda utilizar referências diferentes em tipos de documentos distintos.
Poderá também indicar uma referência fixa no tipo de documento. Este caso é útil para pagamentos de valor idêntico.
Para gerar as referências automaticamente utilizando o serviço Ifthenpay, basta colocar apenas a subentidade (3 dígitos) no respetivo campo.
Emissão de documentos com Referência Multibanco
Modelo de Impressão
Modelo Elegante (Ref. MB Pendente), para uma referência Multibanco Ifthenpay com o total do documento e outra com o valor em conta corrente..
Documento impresso com referência Ifthenpay
Verificação automática do pagamento de referências Multibanco
Existem duas formas de validar, através do webservice Ifthenpay, se a referência já foi paga:
1. A partir do editor do documento clique no ícone indicado:
2.Em alternativa, aceda a Tesouraria | Verificar Referências. É possível verificar, documento a documento, se a referência já foi paga, clicando no botão Verificar. Para validar o pagamento de todas as referências, clique em Verificar todos. Havendo confirmação do pagamento de uma referência pode emitir automaticamente o Recibo, clicando em Liquidar.
De forma a detalhar as verificações valide uma das seguintes opções:
- Todas as referências pendentes;
- A partir de (…) indicar a data.
Avisos de Vencimento
Na Exploração de Listagens é possível imprimir, enviar ou exportar Avisos de Vencimento com a respetiva referência multibanco.
No WISEDAT Comercial aceda a Exploração | Contas Correntes e na área Relatórios escolha as opções Avisos de Vencimento (análise) e Aviso de Vencimento (Ref.MB) (relatório).
Avenças
Nos documentos de destino insira Referência Multibanco validando a opção Ativar Referência Multibanco.
Consultar faturas
Por exemplo se pretender emitir um recibo, aceda à listagem de documentos e pesquise o número da fatura associada à Referência Multibanco. O número da fatura está inserido na Referência, são os 4 dígitos do centro.
A verificação automática das referências Multibanco já pagas encontra-se disponível na edição Advanced