Exportar e submeter o ficheiro SAF-T (PT) no Wisedat

Ficheiro SAF-T (PT)

SAF-T (PT) (Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese version) é um ficheiro normalizado (em formato XML) com o objectivo de permitir uma exportação fácil e em qualquer altura de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, num formato legível e comum, independente do programa utilizado, sem afectar a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade. A adopção deste modelo proporciona às empresas uma ferramenta que permite satisfazer os requisitos de obtenção de informação dos serviços de inspecção e facilita o seu tratamento, evitando a necessidade de especialização dos auditores nos diversos sistemas, simplificando procedimentos e impulsionando a utilização de novas tecnologias.

O ficheiro SAF-T (PT) destina-se a facilitar a recolha em formato electrónico dos dados fiscais relevantes por parte dos inspectores/auditores tributários, enquanto suporte das declarações fiscais dos contribuintes e/ou para a análise dos registos contabilísticos ou de outros com relevância fiscal.

Exportar o Ficheiro SAF-T (PT)

A partir de qualquer módulo WISEDAT é possível exportar o ficheiro SAF-T (PT) e posteriormente submetê-lo no Portal E-fatura.

Exportar e submeter o Ficheiro SAF-T(PT) – WISEDAT Comercial

Aceda Sistema | Preferência | Autoridade Tributária e valide a opção, Permitir submeter o ficheiro SAF-T(PT) diretamente no portal E-fatura.

No menu Geral, clicar na opção, Exportar SAF-T (PT) e irá surgir um assistente, clique em Próximo e indique o tipo de SAF-T e o período pretendido:

Também pode indicar:

  • A pasta de destino;
  • Comprimir;
  • Designação do Ficheiro – Por omissão será atribuído o nome constituído pelo seu NIF e o mês ou o intervalo escolhido.

Clique em próximo novamente e verifique se está tudo correto.

Por fim, valide a opção Submeter E-Fatura e Terminar

Insira as suas credenciais de acesso ao portal E-Fatura.

Valide e submeta ou Envie diretamente (sem validação prévia):

Por fim, faça Validar e posteriormente Enviar.

 

Algumas considerações:
  • Ao exportar e submeter o ficheiro SAF-T através da aplicação, é-lhe devolvido um ficheiro com a informação contida no ficheiro, e também é feito o log, automaticamente.
  • Por omissão no Wisedat Comercial a opção Permitir submeter o ficheiro SAF-T(PT) directamente no Portal do E-Factura está validada. No entanto para verificar ou retirar essa opção aceda a Sistema | Preferências e no separador Autoridade Tributária retire/coloque o visto na opção.
  • O campo Versão ficheiro (.jar) é introduzido automaticamente de acordo com o Portal das Finanças.
  • Para poder usufruir desta funcionalidade é necessário que Java se encontre instalado no computador. O Java está disponível aqui.
JAVA - Como instalar?

 

1º – Fazer download:

2º – Concordar e Iniciar o Download:

3º – Install

4º – Caso a instalação seja executada com sucesso, irá surgir a seguinte janela:

 WISEDAT POS Retalho  
top