Emitir documentos a um Consumidor Final

Para emitir um documento de venda a um Consumidor Final, não é necessário criar uma entidade genérica, pois quando cria o documento e não indica o NIF a aplicação assume que se trata de um documento emitido a um Consumidor Final. A Fatura Simplificada por omissão está parametrizada para emitir a uma Entidade Genérica, no entanto se pretender emitir outros tipos de documentos de venda a um Consumidor Final, terá fazer algumas parametrizações.

Consumidor Final – WISEDAT Comercial

Através do backoffice tem duas formas de emitir um documento ao Consumidor Final:

  1. Quando cria o documento, pode optar ou não por preencher os dados relativos ao cliente e no campo do NIF, não é necessário indicar o NIF genérico: 999999990, pois a aplicação preenche automaticamente esse campo com a informação, Consumidor Final.
  2. Ou na Ficha de Cliente selecione a opção, Consumidor Final, caso queira associar os documentos de venda a um determinado cliente, o Nome é o único campo de preenchimento obrigatório.

Criar um documento para Entidade Genérica

Normalmente opta-se por emitir uma factura simplificada quando não é necessário controlar a conta corrente do cliente, o cliente prefere não colocar essa informação ou os valores transaccionados são baixos.

  1. Aceder a Geral | Novo Documento | Nova Venda;
  2. Selecionar Fatura Simplificada, apenas tem de adicionar os artigos/serviços para venda;
  3. Fechar e sair.

Na fatura emitida ao Consumidor Final o espaço do NIF contem a expressão, Consumidor final, introduzida automaticamente pelo sistema WISEDAT.

Este documento de venda constará no SAF-T (PT), ficando registado como uma transacção a um Consumidor Final.

Ficha de Cliente – Consumidor Final

Quando o cliente pretende um documento de venda com os seus dados ou caso a sua empresa tencione ter o registo do comprador, na Ficha de Cliente deve selecionar a opção Consumidor Final.

Ao fazer a indicação de que se trata de um Consumidor Final, o único campo de preenchimento obrigatório é o Nome, no entanto pode completar a Ficha de Cliente com a Morada e o NIF.

Emitir outros tipos de documentos a um Consumidor Final

Quando quiser emitir outro tipo de documento a um Consumidor Final, tem de selecionar essa opção no documento de venda e no documento de estorno.

  1.  Aceder a Clientes/Vendas | Outras Tabelas | Tipos documentos Venda;
  2. Selecionar um tipo de documento, no Detalhe – Geral, selecionar o parâmetro, Emitir para entidade genérica (Consumidor final).

Exemplo para Nota de Crédito (Devolução) e Fatura/Recibo

O documento de estorno da Fatura/Recibo é a Nota de Crédito (Devolução), assim sendo primeiro, é necessário aceder ao documento de estorno e selecionar a opção, Emitir para entidade genérica (Consumidor final).

Posteriormente, no documento de venda, por exemplo, a Fatura/Recibo.

 Vendas & Clientes  
top