Comunicar o Inventário à Autoridade Tributária

Exportar Inventário de Existências

Para exportar o ficheiro com o Inventário de Existências, no WISEDAT Comercial aceda ao menu Geral e clique em Inventários de Existências.

Confirme os seguintes dados:

  • Ano de Exercício;
  • Data do inventário: Último dia do ano anterior ao da comunicação;
  • Tipo de valorização:
    • Preço Custo Padrão;
    • Preço Custo Médio (Histórico);
    • Preço Custo Último;
    • FIFO.
Preço Custo Padrão Está relacionado com o método de custo utilizado pela contabilidade interna. Este custo é calculado de forma previsional e estabelecido como sendo de rigorosa normalidade para os padrões da produção. Com o tempo vão sendo atualizados conforme a sua realidade e em comparação ao método de custeio por absorção. Assim sendo, este campo não é calculado de forma automática pelo WISEDAT, podendo ser preenchido pelo utilizador.
Preço Custo Médio (Histórico)

Valor médio de custo das entradas dos artigos em stock, tendo em consideração todas as compras e stocks

PCM = Somatório (Preço Custo x Quantidade de entrada) / Somatório (Quantidade de entrada)

Preço Custo Último

Calculado de forma automática pelo WISADAT, tendo por base o registo do último documento de fornecedor, pelo que não é suscetível de alteração manual.

FIFO Cálculo de valorização que equaciona o custo das últimas  mercadorias compradas e as que estão em stock
Custo Médio Ponderado

Para o cálculo deste preço é feita uma média entre as unidades que entram de um artigo e o respetivo preço.

[(Stock Atual x PCMP atual) + (Stock Entrada x Preço Entrada)] / (Stock Atual + Stock Entrada)

Armazéns a excluir 

Indique os armazéns a excluir, serão excluídos os movimentos efetuados nos armazéns indicados. 

 

São exportados todos os artigos cujo stock seja superior a zero, incluindo os artigos descontinuados! Caso não existam movimentos que permitam o cálculo do preço de custo, é exportado o PCP, superior a zero, definido na ficha de artigo.

 

Indicar o nome e o destino do ficheiro, clicar em Próximo.

Por fim, valide as seguinte opções e Termine o assistente.

  • Abrir pasta onde foi guardado o ficheiro;
  • Enviar email;
  • Adicionar TOC em CC;
  • Anexar inventário.

No último passo são-lhe dadas as principais informações contidas no ficheiro:

  • Ano;
  • Data do Inventário;
  • Critério de valorização;
  • Número de artigos exportados;
  • Número de artigos não exportados (tratam-se de artigos com stock ou não valorizados).

Sob o ficheiro valide uma ou mais das seguintes ações:

Abrir pasta onde foi guardado o ficheiro Caso pretenda consultar o ficheiro XML, valide a opção.
Enviar ficheiro por email Ao validar esta opção, poderá adicionar o TOC em CC e anexar um PDF do ficheiro Inventário.
Adicionar TOC em CC Se pretender enviar o ficheiro ao seu contabilista, faça check na opção.
Anexar inventário Esta opção permite anexar um PDF do Inventário, para uma mais fácil consulta.
Saiba mais acerca deste tema neste artigo do nosso Blog.

 

Disponível a partir da edição Professional.

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