Wisedat for WooCommerce

Conetor WISEDAT for WooCommerce

O conetor WISEDAT for WooCommerce consiste num sistema automático de sincronização de informação entre a loja online e o software WISEDAT, permitindo a troca regular de informação entre o software Wisedat e uma loja online WooCommerce.

Permite que a gestão da loja online seja praticamente efetuada no lado do WISEDAT, poupando largas de horas no processamento de encomendas, no controlo de stocks, na criação de artigos (simples e compostos), categorias, imagens, atualização de preços, etc.

 

Disponível para a plataforma WooCommerce Versão 3.5.

 

Instalação WISEDAT for WooCommerce

A instalação do WISEDAT for WooCommerce deve ser feita através do instalador WISEDAT, selecionando o módulo adicional WISEDAT for WooCommerce.

Download Manual e Extensão Wisedat for WooCommerce.
  • Configuração

    No WooCommerceé preciso parametrizar o acesso à API da loja. Para isso, na área de administração da loja, aceda a:

    WooCommerce | Configurações | Avançado | API REST e adicione uma chave com permissão para leitura e escrita.

    Guarde o valor da Consumer key e Consumer secret para a configuração do Wisedat Comercial.

  • Instalação da extensão Wisedat

    Para além de instalar o módulo através do instalador Wisedat, deverá instalar um módulo de extensão para o WooCommerce.

    É necessário ativar uma extensão Wisedat na sua loja online, que está disponível para download no Portal WISEDAT.

    Deve copiar o conteúdo da pasta do módulo extensão, na raiz do projeto da loja online, no servidor Web.

    Ativar extensão na loja WooCommerce

    Na área de administração do site WordPress, aceda a:

    Plugins | Plugins instalados e ative o plugin: Wisedat for WooCommerce.

Loja WooCommerce

O nome de utilizador e palavra-passe são respetivamente a: Consumer key e Consumer secret da Api Key que criou na configuração.

Configuração no WISEDAT Comercial

Para ativar o WISEDAT for WooCommerce, aceda ao WISEDAT Comercial e em Sistema | Preferências | Loja online (E-commerce) selecione a opção Ativar integração.

Configuração de parâmetros

Também pode configurar os seguintes parâmetros:

Intervalo sincronização Intervalo de tempo entre cada sincronização (5 segundos por omissão).
Duração Log 30 dias (por omissão).
Timeout pedidos 30 segundos (por omissão).
Reiniciar sincronização Clique no botão para reiniciar a sincronização.
Importar encomendas Caso pretenda importar encomendas geradas na loja online, para o Wisedat.
Tipo de documento encomenda Por omissão está definido a Encomenda de Cliente – ECL.
Taxa de IVA por omissão Selecionar a taxa de imposto a ser utilizada, caso não esteja definida numa transação.
Armazém Selecionar o armazém de onde pretende efetuar a gestão dos stocks da loja. Caso não esteja identificado é usado o stock global do artigo.
Integrar encomendas Pode selecionar um dos seguintes estados das encomendas na loja:

  • Pendentes – Para encomendas efetuadas mas não pagas;
  • Pagas – Encomendas processadas e pagas;
  • Pagas e enviadas – Para encomendas que se encontram pagas e que já foram enviadas.
Estado a faturar É possível indicar em que estado se devem encontrar as encomendas para que possam ser processadas em faturas:

  • Encomendas pagas – Processadas e pagas;
  • Encomendas pagas e enviadas – Processadas, pagas e enviadas.
Atualizar o estado completo da Encomenda Considerar a encomenda como finalizada na loja online associando também a data de envio da encomenda à data da fatura.
Atualizar crédito da encomenda (Credit Memo) Caso exista uma nota de crédito sobre a fatura da encomenda, criá-la também na loja online.
Sincronizar todos os clientes Insere todos os clientes da loja online no WISEDAT, caso contrário serão inseridos apenas os que tiverem encomendas associadas.
Ao selecionar a opção Importar o NIF de clientes (da loja online), pode escolher uma das seguintes alternativas, em caso de NIF repetido:
  • Atualizar dados de cliente existente;
  • Criar novo cliente sem NIF.
Sincronizar todos os clientes da loja online Clientes gerados a partir da loja online são sincronizados com o Wisedat.
Atualizar stocks da loja online Quando seleciona esta opção, o stock dos artigos da loja online são sincronizados.
Categoria de artigos
  • Não sincronizar;
  • Criar apenas;
  • Criar e atualizar – Pode optar por enviar as famílias e subfamílias para a loja online, caso sejam enviadas pode atualizá-las quando forem modificadas no WISEDAT.
Ativar a sincronização dos novos artigos Quando seleciona esta opção, os novos artigos criados no WISEDAT, serão inseridos automaticamente na loja online.

Para poder enviar artigos para a loja online, basta selecioná-los na lista de artigos e realizar a operação em lote loja online ou na ficha do artigo, na aba loja online, onde poderá também adicionar uma descrição breve a apresentar na loja.

Operações

Sincronizar um artigo com a loja WooCommerce

Para que o artigo seja sincronizado coma loja online deve aceder à ficha do Artigo, no separador Loja Online e selecione a opção Sincronizar na Loja online.

O campo da Descrição Breve surge por omissão, no entanto pode ser alterada, esta descrição é a que surge associada ao artigo na Loja online.

Nota: Ao descontinuar um artigo no Wisedat é enviada a informação à loja que o artigo se encontra descontinuado.

Operações em lote

Através da listagem dos artigos, pode selecionar um ou mais artigos, clicando no botão direito do rato, selecione as opções: Operações em lote | Loja Online | Sim para enviar os artigos para a loja online

Sincronizador Wisedat for WooCommerce

O sincronizador WISEDAT for WooCommerce permite a troca regular de informação entre o software WISEDAT e uma loja Online.

Para sincronizar manualmente a loja Online com o software WISEDAT, execute o sincronizador Wisedat for Woocommerce (ícone vermelho) e clique no botão sincronizar.

Quando clica em Log tem acesso a uma lista com os detalhes das sincronizações, podendo filtrar por data/sessão.

Dados trocados entre o WISEDAT e WooCommerce

Os dados trocados regularmente entre o WISEDAT e a loja online são os seguintes:

Clientes Importação de clientes da loja online para o Wisedat.
Artigos Os artigos sinalizados no Wisedat para sincronizar na loja online serão enviados para a loja online. Os artigos que foram criados na loja online e não existam no Wisedat serão criados deste lado, apenas se estiverem incluídos numa encomenda.

São sincronizados os campos:

  • Código;
  • Tipo artigo:
    • Simples;
    • Virtual;
    • Configurável.
  • Descrição;
  • Descrição breve;
  • Descrição comercial;
  • Estado (Ativo/Inativo);
  • Imagens; *
  • Preço unitário (sem imposto);
  • Preços por quantidade vendida;
  • Peso bruto;
  • Taxa e Tipo de taxa:
    • Isenta;
    • Normal;
    • Intermédia;
    • Reduzida;
    • Não dedutível.

* URL da imagem. Nota: Para associar a imagem ao artigo na loja é necessário identificar na ficha do artigo, o respetivo URL da imagem alojada online (WordPress, etc.)).

Taxas de IVA Se um artigo que for enviado tiver associado uma taxa de IVA que não se encontra na loja online, esta é criada e aplicada aos artigos para o país da licença.
Famílias e subfamílias Envio de famílias (ou categorias) e respetivas subfamílias para a loja online. Os artigos são associados à subfamília a que pertencem.
Stocks O stock dos artigos, total ou num determinado armazém, pode ser enviado para a loja online de modo a ter controlo exato da quantidade disponível de cada artigo. Ao stock é descontado as reservas efetuadas a partir das encomendas.
Encomendas As encomendas geradas na loja online podem ser enviadas para o Wisedat.

 

Aspetos a ter em consideração:

    • Versão mínima suportada do WooCommerce 3.5.
    • A instalação e manutenção da loja online são da responsabilidade do cliente;
    • A WISEDAT aconselha a que se realizem todos os testes e verificações necessárias em base de dados de testes antes de entrar em produção;
    • O conector WISEDAT for WooCommerce encontra-se disponível nas edições Professional e Advanced e em modalidade de subscrição anual, associado à data do plano de manutenção da licença ou validade da licença (licenças anuais), isto é, a renovação do conetor implica também a renovação do plano de manutenção ou licença;
    • Os códigos e as descrições dos artigos devem ser únicas, pois o WooCommerce não aceita descrições (ou nomes dos artigos) iguais;
    • Os códigos e as descrições das categorias (famílias/subfamílias) devem ser únicas, pois o WooCommercenão aceita descrições (ou nomes de categorias) iguais;
    • Ao criar um novo artigo no Wisedat, caso já exista esse código previamente na loja online, o Wisedat passa a atualizar esse artigo com as informações introduzidas no Wisedat;
    • Todas as alterações efetuadas nos registos (artigos, categorias, etc.) diretamente na loja online podem ser perdidas assim que forem atualizados os respetivos registos provenientes do Wisedat.

 

 E-Commerce
top