WISEDAT for OpenCart
O conetor WISEDAT for OpenCart consiste num sistema automático de sincronização de informação entre a loja online e o software WISEDAT, permite a troca regular de informação entre o software WISEDAT e uma loja online OpenCart.
Permite que a gestão da loja online seja praticamente efetuada no lado do WISEDAT, poupando largas de horas no processamento de encomendas, no controlo de stocks, na criação de artigos (simples e compostos), categorias, imagens, atualização de preços, etc.
Sincronizador WISEDAT for E-Commerce
Administração online OpenCart
API OpenCart
De forma a integrar o OpenCart é necessário que adquira e instale a OpenCart REST API TO REMOTELY MANAGE STORE DATA, para a comunicação de dados entre a loja online e o conetor WISEDAT.
Taxa de IVA
No OpenCart não é feita a gestão automática das taxas de IVA dos artigos, e para isso será preciso seguir os seguintes passos:
- Criar uma Geo Zone para o país da licença em System > Localization > Geo Zones. O campo Geo Zone Name deve ser precedido pelo código ISO 3166-1 de duas letras do país da licença (eg. PT VAT);
- Criar as várias taxas em System > Localisation > Tax Rates indicando a percentagem correta e a Geo Zone criada anteriormente;
- Criar para cada tax uma Tax Class em System > Localisation > Tax Classes e associar à Tax Rate respetiva.
Configuração no WISEDAT Comercial
Para ativar o WISEDAT for OpenCart aceda ao WISEDAT Comercial Preferências | Loja online (E-commerce) selecione a opção: Ativar integração.
No OpenCart, para além do utilizador e palavra-passe, se utilizar a versão OAuth da API terá de inserir o Client ID e Client Secret definidos na configuração da loja.
Configuração de parâmetros
Também pode configurar os seguintes parâmetros:
Parâmetros do sincronizador |
|
Intervalo sincronização | Intervalo de tempo entre cada sincronização (5 segundos por omissão). |
Duração Log | 30 dias (por omissão). |
Timeout pedidos | 30 segundos (por omissão). |
Reiniciar sincronização | Clique no botão para reiniciar a sincronização. |
Parâmetros da integração das encomendas |
|
Importar encomendas | Caso pretenda importar encomendas geradas na loja online, para o WISEDAT. |
Tipo de documento encomenda | Por omissão está definido a Encomenda de Cliente – ECL. |
Taxa de IVA por omissão | Selecionar a taxa de imposto a ser utilizada, caso não esteja definida numa transação. |
Armazém | Selecionar o armazém de onde pretende efetuar a gestão dos stocks da loja. Caso não esteja identificado é usado o stock global do artigo. |
Integrar encomendas | Pode selecionar um dos seguintes estados das encomendas na loja:
|
Estado a faturar | É possível indicar em que estado se devem encontrar as encomendas para que possam ser processadas em faturas:
|
Atualizar o estado completo da Encomenda | Considerar a encomenda como finalizada na loja online associando também a data de envio da encomenda à data da fatura. |
Atualizar crédito da encomenda (Credit Memo) | Caso exista uma nota de crédito sobre a fatura da encomenda, criá-la também na loja online. |
Importar o NIF de clientes (da loja online) | Ao selecionar a opção , pode escolher uma das seguintes alternativas, em caso de NIF repetido:
|
Outros parâmetros da sincronização |
|
Sincronizar todos os clientes da loja online | Clientes gerados a partir da loja online são sincronizados com o WISEDAT. |
Atualizar stocks da loja online | Quando seleciona esta opção, o stock dos artigos da loja online são sincronizados. |
Atualizar taxa do IVA dos artigos na loja online | Atualiza o IVA dos artigos |
Categoria de artigos |
Sincronizar apenas categorias associadas aos artigos a disponibilizar na loja. |
Tabela PVP (Artigos) | Tabela de preços (PVP1 a PVP5) definida no artigo para sincronizar.
Em cenário de alteração de PV1 para PVP3 por exemplo, é questionado se deseja marcar todos os artigos para sincronizar novamente. NOTA: Os preços sincronizados não têm imposto incluído. Caso o preço escolhido não esteja definido será enviado o PVP1. |
Outros parâmetros |
|
Ativar a sincronização dos novos artigos | Quando seleciona esta opção, os novos artigos criados no WISEDAT, serão inseridos automaticamente na loja online.
Para poder enviar artigos para a loja online, basta selecioná-los na lista de artigos e realizar a operação em lote loja online ou na ficha do artigo, na aba loja online, onde poderá também adicionar uma descrição breve a apresentar na loja. |
Permitir a anulação de encomendas sincronizadas | Permite anular uma encomenda já sincronizada e não faturada, independentemente do estado em que esta se encontra na loja online. A anulação da encomenda é IRREVERSÍVEL!
NOTA: A encomenda da loja online NÃO é sincronizada novamente. |
Operações
Sincronizar um artigo com a loja online
Para que o artigo seja sincronizado coma loja online deve aceder à ficha do Artigo, no separador Loja Online e selecione a opção Sincronizar na Loja online.
O campo da Descrição Breve surge por omissão, no entanto pode ser alterada, esta descrição é a que surge associada ao artigo na Loja online.
Nota:
– Ao descontinuar um artigo no WISEDAT é enviada a informação à loja que o artigo se encontra descontinuado.
Operações em lote
Através da listagem dos artigos, pode selecionar um ou mais artigos, clicando no botão direito do rato, selecione as opções:
Operações em lote | Loja Online | Sim, para enviar os artigos para a loja online.
Sincronizador WISEDAT for OpenCart
O sincronizador WISEDAT for OpenCart permite a troca regular de informação entre o software WISEDAT e a Loja Online.
Para sincronizar manualmente a Loja Online com o software WISEDAT, execute o sincronizador WISEDAT for OpenCart (ícone vermelho) e clique no botão sincronizar:
Quando clica em Log tem acesso a uma lista com os detalhes das sincronizações, podendo filtrar por data/sessão:
Dados trocados entre o WISEDAT e loja OpenCart
Os dados trocados regularmente entre o WISEDAT e a loja online são os seguintes:
Clientes | Importação de clientes da loja online para o WISEDAT. |
Artigos | Os artigos sinalizados no WISEDAT para sincronizar na loja online serão enviados para a loja online. Artigos que sejam criados na loja online e não existam no WISEDAT serão criados desse lado, se estiverem incluídos numa encomenda.
São sincronizados os campos:
Relativamente aos artigos são também enviadas as imagens e os preços por quantidade vendida. |
Taxas de IVA | Se um artigo que for enviado tiver associado uma taxa de IVA que não se encontra na loja online, esta é criada e aplicada aos artigos para o país da licença. |
Famílias e subfamílias | Envio de famílias (ou categorias) e respetivas subfamílias para a loja online. Os artigos são associados à subfamília a que pertencem. |
Stocks | O stock dos artigos, total ou num determinado armazém, pode ser enviado para a loja online de modo a ter controlo exato da quantidade disponível de cada artigo. Ao stock é descontado as reservas efetuadas a partir das encomendas. |
Encomendas | As encomendas geradas na loja online podem ser enviadas para o WISEDAT. |
-
- A instalação e manutenção da loja online são da responsabilidade do cliente;
- Instale o OpenCart idealmente em Português, para que as taxas de IVA sejam corretamente definidas;
- A WISEDAT aconselha a que se realizem todos os testes e verificações necessárias em base de dados de testes antes de entrar em produção;
- Os códigos e as descrições dos artigos devem ser únicas, pois o OpenCart não aceita descrições (ou nomes dos artigos) iguais;
- Os códigos e as descrições das categorias (famílias/subfamílias) devem ser únicas, pois o OpenCart não aceita descrições (ou nomes de categorias) iguais;
- Ao criar um novo artigo no WISEDAT, caso já exista esse código previamente na loja online, o conetor passa a atualizar esse artigo com as informações introduzidas no WISEDAT;
- A partida as taxas de IVA dos portes já existem na loja, no entanto caso necessite de as criar, no menu Regras fiscais, configure como o IVA será aplicado de acordo com os países, estados ou zonas geográficas. Realize pedidos de teste com diferentes produtos, de forma a verificar se o IVA nos portes está a ser calculado corretamente. Aceda também ao menu Pedidos para verificar se os valores estão refletindo as regras configuradas.
- Todas as alterações efetuadas nos registos (artigos, categorias, etc.) diretamente na loja online podem ser perdidas assim que forem atualizados os respetivos registos provenientes do WISEDAT.
- Licenciamento e suporte:
- O conector WISEDAT for OpenCart encontra-se disponível nas edições Professional e Advanced e em modalidade de subscrição anual, associado à data do BASIC Plan ou validade da licença (licenças anuais), isto é, a renovação do conetor implica também a renovação do plano de manutenção ou licença;
- Não está incluído no BASIC Plan o apoio, consultoria, configuração ou instalação da loja online;