Falha de ligação aos serviços Wisedat

Poderão existir diversos fatores tais como: falha de luz, desligar a máquina de forma abrupta, falhas de rede, etc., que poderão colidir na falha da inicialização dos serviços WISEDAT.

Siga as seguintes indicações de forma a inicializar os diversos serviços.

Falha de ligação ao serviço WISEDAT Business Server (WDBServer)

Na eventualidade do serviço WDBServer tenha sido desligado ou desativado, siga as seguintes indicações:

Abrir o WISEDAT Service Manager e inicie os serviços.

Caso os serviço esteja iniciado clique em Reiniciar. 

  • Falha de ligação ao Servidor de dados SQL Server

    Quando o Servidor de dados SQL Server tenham sido desligados ou desativados siga as seguintes indicações.

    Inicie os serviços.

    Abrir o WISEDAT Service Manager e Inicie os serviços.

    Caso os serviço esteja iniciado clique em Reiniciar.

    Após iniciar os serviços reinicie a máquina.

  • Falha de ligação nos postos de rede - Regras Firewall

    Quando há falha de ligação aos serviços em postos, poder-se-á dever a um bloqueio da firewall, de forma a adicionar uma regra aceda ao servidor e execute os seguinte passos.

    Wisedat Business Server – Serviço WDBServer

    Em Wisedat Business Server aceda a Definições e Adicione a regra à Firewall.

    WISEDAT SQL Server  – Serviço MSSQL$WISEDAT

    Em SQL Server (WISEDAT) aceda a Definições e Adicione a regra à Firewall.

    Verifique também se o serviço SQL Server Browser está a ser executado e com arranque automático;

 

Caso não consiga aceder ao WISEDAT após inicializar os serviços, verifique as seguintes alternativas:

  1. Se alterou o nome do anfitrião (host) deverá proceder à reinicialização da plataforma WISEDAT, saiba mais em: Alteração do nome do anfitrião (servidor) ;
  2. No caso do WDBServer ou SQLServer não iniciarem, verifique se existe alguma aplicação externa, como anti-virus, etc. que esteja a bloqueá-los e se sim, deverá dar permissões ao(s) serviço(s) na aplicação ou desativá-la.
  3. O serviço SQL Server Browser deve estar ativo e com arranque automático;
  4. Efetuar todas as atualizações pendentes do Windows;
  5. Instalar ou atualizar a Framework 4.8;
  6. Correr novamente o setup WISEDAT;
  7. Instalar o SQL Server manualmente (Instalar instância de SQL Server Express);
  8. Reinstale novamente o setup Wisedat para que seja reposto o serviço WDBServer;
  9. Caso tenha alterado o nome do servidor (nome do PC) é necessário proceder à reinicialização da plataforma Wisedat. Inicie a Consola de Administração com a tecla shift pressionada e configura corretamente o nome do anfitrião e de seguida coloque a instância do SQL Server.

 Troubleshooting
top