Falha de ligação aos serviços Wisedat
Poderão existir diversos fatores tais como: falha de luz, desligar a máquina de forma abrupta, falhas de rede, etc., que poderão colidir na falha da inicialização dos serviços WISEDAT.
Siga as seguintes indicações de forma a inicializar os diversos serviços.
Falha de ligação ao serviço WISEDAT Business Server (WDBServer)
Na eventualidade do serviço WDBServer tenha sido desligado ou desativado, siga as seguintes indicações:
Abrir o WISEDAT Service Manager e inicie os serviços.
Caso os serviço esteja iniciado clique em Reiniciar.
- Falha de ligação ao Servidor de dados SQL Server
Quando o Servidor de dados SQL Server tenham sido desligados ou desativados siga as seguintes indicações.
Inicie os serviços.
Abrir o WISEDAT Service Manager e Inicie os serviços.
Caso os serviço esteja iniciado clique em Reiniciar.
Após iniciar os serviços reinicie a máquina.
- Falha de ligação nos postos de rede - Regras Firewall
Quando há falha de ligação aos serviços em postos, poder-se-á dever a um bloqueio da firewall, de forma a adicionar uma regra aceda ao servidor e execute os seguinte passos.
Wisedat Business Server – Serviço WDBServer
Em Wisedat Business Server aceda a Definições e Adicione a regra à Firewall.
WISEDAT SQL Server – Serviço MSSQL$WISEDAT
Em SQL Server (WISEDAT) aceda a Definições e Adicione a regra à Firewall.
Verifique também se o serviço SQL Server Browser está a ser executado e com arranque automático;
Caso não consiga aceder ao WISEDAT após inicializar os serviços, verifique as seguintes alternativas:
- Se alterou o nome do anfitrião (host) deverá proceder à reinicialização da plataforma WISEDAT, saiba mais em: Alteração do nome do anfitrião (servidor) ;
- No caso do WDBServer ou SQLServer não iniciarem, verifique se existe alguma aplicação externa, como anti-virus, etc. que esteja a bloqueá-los e se sim, deverá dar permissões ao(s) serviço(s) na aplicação ou desativá-la.
- O serviço SQL Server Browser deve estar ativo e com arranque automático;
- Efetuar todas as atualizações pendentes do Windows;
- Instalar ou atualizar a Framework 4.8;
- Correr novamente o setup WISEDAT;
- Instalar o SQL Server manualmente (Instalar instância de SQL Server Express);
- Reinstale novamente o setup Wisedat para que seja reposto o serviço WDBServer;
- Caso tenha alterado o nome do servidor (nome do PC) é necessário proceder à reinicialização da plataforma Wisedat. Inicie a Consola de Administração com a tecla shift pressionada e configura corretamente o nome do anfitrião e de seguida coloque a instância do SQL Server.