Entidades Associadas
Encontro de contas
As entidades associadas permitem que aquando da liquidação se faça um encontro de contas.
Um encontro de contas é um procedimento financeiro que envolve duas partes com dívidas mútuos, que compensam o valor das suas obrigações, equilibrando o que devem entre si. Permitindo assim que cada parte pague apenas o valor da diferença, em vez de cada dívida individual.
Exemplo
A empresa A deve 1000€ a empresa B, e a empresa B deve 700€ à empresa A, ao realizar um encontro de contas, a empresa A paga 300€ de forma a liquidar a diferença.
Encontro de contas no Wisedat
A partir do Wisedat Comercial associe diversas entidades através das Fichas de: Clientes, Fornecedores, Outros Credores ou Devedores, para posteriormente fazer uma regularização/compensação (encontro de contas) entre duas ou mais entidades, tornando o processo de liquidação/regularização em conta corrente mais ágil.
Exemplo Cliente Vs Fornecedor
De forma a associar as entidades é necessário que elas estejam previamente criadas na base de dados.
1º Associar entidade
Na ficha de cliente aceda ao separador Outras Informações | Entidades associadas clique na roda dentada. Ao terem o mesmo contribuinte a entidade é associada automaticamente.
Repita o mesmo procedimento na ficha de fornecedor.
2. Liquidações (clientes)
Para incluir os documentos das entidades associadas nas liquidações ou compensações valide a opção seguinte: Incluir entidades associadas, de forma a incluir todos os documentos pendentes.
Confirme os documentos a liquidar e faça Gravar e Sair.
No documento de liquidação surgirão os documentos liquidados, o valor assinalado corresponde ao valor efetivamente pago, sendo descontado o valor relativo às faturas de fornecedor.