Cópia de Segurança

Para efetuar uma cópia de segurança da sua base de dados deve aceder à Consola de Administração e em Empresas selecionar a empresa pretendida e clicar em Novo backup.
Na janela da cópia de segurança deve fazer o seguinte:

  • Escolha a pasta destino da cópia de segurança;
  • Tipo de cópia: Completa ou Diferencial (guarda todos os dados alterados desde o último backup completo);
  • Selecione Adicionar ou Sobrepor (Sobrepõe o ficheiro de backup, caso já exista na pasta destino):

No sistema operativo Windows que tenha o Controlo de Acesso do Utilizador (UAC) ativado poderá ter alguma dificuldade ao guardar uma cópia de segurança na pasta destino. Se esse for o caso, consultar: Dar permissões a pastas para backup em Windows.

Compactar o backup

Quando a base de dados é extensa, o envio por email do ficheiro do backup pode trazer algumas dificuldades, pois normalmente não é possível o envio de anexos com mais de 20 MB. Para compactar a base de dados proceda da seguinte forma:

    1. Aceda à pasta onde se encontra a cópia de segurança da base de dados;
    2. Selecione a pasta e clique com o botão direito do rato na opção Enviar para Pasta Comprimida (zipada):

Ficará com o seguinte aspeto:

  1. Por fim, anexe o ficheiro ao email

Em alternativa, poderá partilhar a base de dados através do link, caso a sua caixa de email não suporte anexos de maior volume.

Sugestões:

 

Aconselhamos a realização de cópias de segurança regularmente. Guarde-as em local seguro num suporte físico externo (pen, disco externo, etc.). Quando precisar de formatar ou restaurar o sistema operativo, certifique-se que tem um backup atualizado! Consulte mais informações no tópico de ajuda: Como criar cópias de segurança automáticas? .

 Consola De Administração
top