Cópia de Segurança
Para efetuar uma cópia de segurança da sua base de dados deve aceder à Consola de Administração e em Empresas selecionar a empresa pretendida e clicar em Novo backup.
Na janela da cópia de segurança deve fazer o seguinte:
- Escolha a pasta destino da cópia de segurança;
- Tipo de cópia: Completa ou Diferencial (guarda todos os dados alterados desde o último backup completo);
- Selecione Adicionar ou Sobrepor (Sobrepõe o ficheiro de backup, caso já exista na pasta destino):
No sistema operativo Windows que tenha o Controlo de Acesso do Utilizador (UAC) ativado poderá ter alguma dificuldade ao guardar uma cópia de segurança na pasta destino. Se esse for o caso, consultar: Dar permissões a pastas para backup em Windows.
Compactar o backup
Quando a base de dados é extensa, o envio por email do ficheiro do backup pode trazer algumas dificuldades, pois normalmente não é possível o envio de anexos com mais de 20 MB. Para compactar a base de dados proceda da seguinte forma:
-
- Aceda à pasta onde se encontra a cópia de segurança da base de dados;
- Selecione a pasta e clique com o botão direito do rato na opção Enviar para Pasta Comprimida (zipada):
Ficará com o seguinte aspeto:
- Por fim, anexe o ficheiro ao email
Em alternativa, poderá partilhar a base de dados através do link, caso a sua caixa de email não suporte anexos de maior volume.
Sugestões: