Avenças

Definir uma avença

As avenças são um conjunto de serviços ou artigos que são faturados periodicamente a um cliente. De forma a facilitar esse processo, defina uma Avença e a programe o seu processamento, de forma manual ou automática.

Para definir uma avença deve aceder ao navegador: Clientes/Vendas | Avenças | Novo e preencha os campos apresentados.

Avença Código a atribuir à avença.
Descrição Designação da avença.
Cliente Código do cliente a que se destina a avença.
Documento destino Tipo de documento a criar sempre que processa ou fatura uma avença.
Série destino Indica a série para o documento destino a processar.
Condição pagamento Atribui a condição de pagamento ao documento processado.
Observações Observações a atribuir ao documento processado.
Retenção Percentagem a reter nos serviços que estão sujeitos a retenção. Só fica activa se o cliente estiver configurado para fazer retenção na fonte.
Projeto Adicione o Projeto do cliente em questão.
Periodicidade Definir qual a periodicidade para o processamento da avença
Primeiro processamento Indica a data para o primeiro processamento.
Validade da avença Data de validade da avença.
Próximo processamento Apresenta a data do próximo processamento.
Incluir linha com referência ao período Ao seleccionar esta opção está a inserir uma linha no final do documento com a indicação do período a que corresponde a avença. Utilize uma das seguintes tags <MES>; <ANO>; <PERIODO>; <DIA>; <DATA_FINAL> OU <DATA_INICIAL>.

Com as tags disponíveis poderá especificar o período da avença. Por exemplo,

No dia <DIA> do mês <MES> do ano <ANO>, respeitante ao período de <PERIODO>, entre a data <DATA_INICIAL> e <DATA_FINAL>.

Avisar (N.ºdias) Para ser avisado com um número de dias de antecedência que a avença deve ser processada. O número de dias de antecedência 0 (zero) indica o dia de processamento.
Linhas da avença Indicar os artigos e serviços que serão faturados ao cliente periodicamente.

Processamento de avenças

Processamento Manual

Para efetuar o processamento de uma ou mais avenças utilize o Assistente de Processamento de Avenças. Aceda a Clientes/Vendas | Avenças, no Menu Superior clicar Processar Avenças.

Pode imprimir, editar ou gerar PDF.

  • Escolher a data de processamento e os clientes cujas avenças pretende processar;
  • Caso pretenda que os documentos sejam fechados, selecionar a opção: “Fechar as avenças processadas”;
  • Ao atualizar surgem todas as avenças ativas e dentro da validade, cujas datas do próximo processamento sejam inferiores ou iguais à data de processamento que colocou;
  • Finalmente, surge a lista das avenças processadas e o seu estado. Poderá editar ou imprimir cada uma das avenças processadas.

Processamento calendarizado/automático

Se a avença estiver configurada para ser notificada (configurar o processamento, no formulário da Avença) surge o seguinte aviso.

Clicar no botão Executar tarefa para ver as seguintes opções:

Processar avença Faz o processamento da avença
Suspender avença Volta a avisar dentro de 30 minutos; Não voltar a avisar Retira a avença das notificações e não volta a ser avisado.
Editar avença Editar a avença.
Processar várias avenças Permite processar uma ou mais avenças em simultâneo.

Consultar Avenças processadas

No navegador no menu Clientes/Vendas | Avenças consulte as Avenças já processadas, podendo editá-las, clique na opção Editar, na barra de tarefas em cima.

Para consultar os documentos emitidos, aceda a Documentos de clientes.

 

Processamento de Avenças manual disponível a partir da edição Simple, processamento automático disponível a partir da edição Professional.

 Vendas & Clientes
top