Validador do ficheiro SAF-T (PT)

A portaria nº 321-A/2007 estabeleceu que todos os utilizadores de programas certificados têm de exportar o ficheiro SAF-T(PT), em formato XML, para efeitos de validação de assinaturas, assim sendo os contribuintes de IRC e IRS que utilizem programas de faturação certificados são obrigados a exportar o referido ficheiro relativo à faturação.

SAF-T (PT) Validação – WISEDAT

Para que os erros de exportação do ficheiro SAF-T(PT) sejam minimizados, o software WISEDAT ativou um sistema de avisos, que o previne de alguns erros, presentes no preenchimento das tabelas. Ao exportar os dados para o ficheiro, o SAF-T (PT) Validação, apresenta uma lista de erros, que poderão ser corrigidos, veja-se o exemplo:

Deve selecionar uma das seguintes opções: Sim, para continuar a gerar o ficheiro sem os devidos campos corrigidos, ou Cancelar caso não queira prosseguir com a operação e pretenda corrigir os dados indicados.

Validador de Ficheiros SAF-T (PT) da Autoridade Tributária

O Portal das Finanças também disponibiliza gratuitamente um validador SAF-T (PT) versão 1.04_01, para conferir se o seu ficheiro está conforme, antes de efetuar a submissão do ficheiro no Portal.

Para fazer download do validador aceda a: link:

Clicar Próximo:

Adicionar o Ficheiro | Próximo e aguardar a verificação do ficheiro:

Aconselhamos:

  • Exportar o ficheiro SAF-T (PT) alguns dias antes da data limite – Em caso de erro do ficheiro, é possível fazer as devidas correcções e solicitar apoio técnico, assim pode cumprir com o prazo emissão.
  • Não abra o ficheiro SAF-T (PT) gerado pelo software WISEDAT – Por vezes os utilizadores abrem o ficheiro gerado em editores de texto, por isso correm o risco de alterar o formato e encoding do mesmo, ao alterar o ficheiro este deixa ser válido para serviços da Autoridade Tributária e assim sendo, terá que gerar um novo ficheiro para poder voltar a submeter.
  • Contatar o suporte WISEDAT – Se após várias tentativas não conseguir corrigir o problema, deve enviar um email, reportando o respetivo erro para suporte@wisedat.pt.
 Autoridade Tributária E Aduaneira    
top