Como emitir um documento de Transporte Global

Documento de Transporte Global

documento de transporte global é um documento emitido quando o destinatário dos bens não é conhecido, no momento da saída.

De acordo com a A.T, o documento de transporte global pode revestir qualquer dos formatos previstos na lei para a definição de documento de transporte, por exemplo: guia de remessa, guia de transporte ou documentos equivalentes.

O documento de transporte global deve ser comunicado antes de iniciado o transporte, de forma a obter o código de transporte. Contudo, mesmo tratando-se de um documento, no qual não se identifica a natureza do adquirente, não é aplicável a exclusão de comunicação.

Regras do Documento de Transporte Global

documento de transporte global obriga à emissão de um documento de entrega efetiva do bem ao destinatário.

Qualquer que seja a via utilizada para o processamento, os documentos de transporte globais devem ser sempre impressos em papel (3 exemplares). O original e duplicado devem acompanhar os bens, ainda que exista o código de identificação.

Entrega de artigos

À medida que as entregas de bens venham efetivamente a ter lugar, deve ser processado um segundo documento, uma fatura, guia de remessa ou equivalente ou ainda fatura simplificada (que cumpra a obrigação de facturação, nos termos do artigo 40.º do Código do IVA  e simultaneamente, justifique a saída dos bens, conforme exigido pela alínea a) do nº 6 do artigo 4.º do RBC), para justificar a saída de bens. O documento emitido aquando da entrega efetiva dos bens deve fazer referência ao respetivo documento de transporte global.

Comunicação no Portal da Finanças

O documento de transporte justificativo da saída dos bens deve ser comunicado à A.T, por inserção no Portal das Finanças, até ao 5.º dia útil seguinte ao do transporte. Ou por outra forma de transmissão electrónica de dados e devem ser processados em duplicado, utilizando-se o duplicado para justificar a saída dos bens conforme previsto no artigo 4.º do RBC.

Emitir um Documento de Transporte Global no WISEDAT Comercial

Aceda ao Menu Cliente/Vendas, preencher uma ficha cliente, código de Cliente, designação genérica, por exemplo “Clientes Diversos” e com o N.I.F – 999999990.

Menu Sistema | Preferências | Vendas, no campo Auto Venda/Distribuição – Definição do Cliente Diversos. Indicar o cliente a ser usado por omissão no Transporte Global.

Emitir Guia a Clientes Diversos

Emitir Documento de venda a um Cliente (Documento de entrega efetiva de bens)

Selecionar um tipo de documento de venda, por exemplo a fatura, inserir a entidade para a qual quer emitir o documento, Clicar na opção Transformar Linhas | Selecionar a Guia de Transporte em questão.

Nesta janela pode selecionar as parcelas, que pretende faturar ao cliente.

Na fatura surge o seguinte.

Emitir um Documento de Transporte Global no WISEDAT POS Retalho

Para situações de Auto Venda o POS Retalho permite a emissão de documentos de transporte. Também possibilita a emissão de diversos documentos de venda, tendo como documento referência por exemplo, uma Guia de Transporte.

Documento de Transporte disponível no WISEDAT POS Retalho

Para poder emitir Guias de Transporte através do POS Retalho é necessário proceder à sua parametrização. Através do navegador lateral, aceder ao Menu Clientes/Vendas | Tipos de documentos de venda, selecionar por exemplo Guia de Transporte, no separador geral selecionar a opção, Permitir no Ponto de Venda.

Auto Venda no WISEDAT POS Retalho

Caso a sua empresa efetue venda ambulante, é necessário fazer essa configuração através do Backoffice.

Aceda ao menu Tabelas, através do navegador lateral , aponte para Ponto de Venda, selecione o Ponto de Venda pretendido. No separador Outras Opções colocar um visto na opção, Auto-Venda (Venda ambulante). Por fim, escolha um dos documentos de transporte (previamente parametrizado, para surgir no POS) e escolha a viatura (obrigatório).

Selecione documento de transporte (por exemplo, Guia de Transporte).

Introduzir os artigos, quando não são conhecidos os clientes, pode emitir um documento de transporte a Clientes Diversos e posteriormente emitir um documento ao cliente final. Fechar o documento e irão aparecer as seguintes questões.

Ao responder sim a estas questões, o documento de transporte, torna-se o documento de referência das próximas vendas.

Entrega efetiva dos Bens

Emitir um documento ao cliente, tendo como documento de referência o documento de transporte.

A qualquer momento, pode abrir o documento para gerar documentos de entrega efetiva de bens.

Documento emitido ao cliente

Com referência ao documento de origem.

Quando terminar o processo de Auto Venda, pede retirar a referência ao documento de transporte, bastando apenas clicar na cruz. Também pode alterar o documento, para esse efeito clique na lupa.

A referência à origem do documento é obrigatória por Lei, artigo 4º, alínea nº7 do RBC.

 Autoridade Tributária E Aduaneira, Documento De Transporte Global  
top