Tesouraria e Bancos

Documentos de Tesouraria

A área da Tesouraria e Bancos é a área onde poderá controlar as entradas e saídas de valores de cada uma das contas bancárias.

Os documentos de Tesouraria presentes, foram configurados para fazer face às operações mais comuns na área da tesouraria.

Menu Tesouraria | Outras Tabelas | Tipos documentos de Tesouraria:

Abertura de Caixa É um tipo de documento que permite identificar a operação de abertura de caixa do ponto de venda (ABTCX). A caixa é um tipo de conta bancária denominada Conta Caixa POS. Para cada ponto de venda criado no sistema deve existir uma Conta Caixa POS.
Fecho de Caixa Modelo de documento que possibilita identificar a operação de fecho de caixa do ponto de venda (FCHCX). A caixa é um tipo de conta bancária denominada Conta Caixa POS. Para cada ponto de venda criado no sistema deve existir uma Conta Caixa POS.
Entrada de Caixa Tipo de documento que apresenta a operação de entrava de valores em caixa do ponto de venda (ENTCX). A caixa é um tipo de conta bancária denominada Conta Caixa POS. Para cada ponto de venda criado no sistema deve existir uma Conta Caixa POS.
Saída de Caixa Modelo de documento que mostra a operação de saída de valores de caixa do ponto de venda (SAICX). A caixa é um tipo de conta bancária denominada Conta Caixa POS. Para cada ponto de venda criado no sistema deve existir uma Conta Caixa POS.
Movimento em Conta Tipo de documento usado para identificar movimentos de tesouraria numa determinada conta bancária (contas do tipo Caixa ou contas do tipo Depósito à Ordem). Poderão ser introduzidos vários tipos de movimentos bancários, como por exemplo, movimentos em numerário, por transação electrónica (MB), por cheque, etc. associados a uma rubrica bancária que permite identificar se se trata de um movimento a crédito ou a débito. Por omissão, está definido o documento MOV – Movimento em conta.
Transferência Bancária Este tipo de documento permite efectuar transferência de movimentos entre contas bancárias do tipo Depósito à Ordem. Por omissão, está definido no sistema o documento TRANS – Transferência bancária.
Transferência de cheques Modelo de documento que possibilita transferir cheques de uma conta Caixa para outra. Existe, por omissão, o documento TCH – Transferência de Cheques.
Talão de Depósito Tipo de documento que deve ser usado para transferir movimentos de contas Caixa para contas Depósito à Ordem. Podem ser transferidos valores em numerário e cheques. Existe, por omissão, o documento TDEP – Talão de Depósito.
Reconciliação de Caixa Modelo de documento que permite identificar a operação de Reconciliação de caixa do ponto de venda (RECCX).

Criar Novo Movimento de Tesouraria – Movimento em Conta

Caso pretenda criar um novo documento com ligação à Tesouraria, poderá fazê-lo de duas formas:

Através do documento de liquidação, no detalhe Tesouraria, clicar no Drill-Down Documento de Tesouraria, Gerar documento, gravar e sair:

Por fim, associar o novo movimento:

Em alternativa:

Tesouraria | Outras Tabelas | Tipos documentos Tesouraria, clicar em novo:

E associar ao documento em questão:

Contas Bancárias

O WISEDAT Comercial permite a gestão de vários tipos de contas bancárias. Os tipos de contas tratados são:

Contas D/O Depósitos à Ordem;
Caixa Recebimentos (CXREC) Todos os Recebimentos, que podem ser desde pagamentos de clientes a recebimentos provenientes de operações de financiamento;
Caixa para Pontos de Venda Funcionam como uma gaveta da caixa registadora. No Fecho de Caixa os valores serão transferidos para a conta Caixa associada ao ponto de venda;

Criar conta bancária

Para criar uma conta bancária deve seguir os seguintes passos:

  1. Aceder ao menu Tesouraria | Conta Bancária;
  2. Preencha o formulário Conta Bancária;
  3. Fazer um dos seguintes:
    1. Na barra de ferramentas, clicar em Gravar e Sair;
    2. Se pretender adicionar um novo registo clicar em Gravar e Novo:

Contas Caixa

No Tipo de Conta Bancária Caixa tem associado um Diário de Caixa identificado por um número que é incrementado cada vez que se faz a Abertura de Caixa.

O Fecho de Caixa pode ser efetuado com o saldo diferente de zero, caso seja definido assim no Menu Tesouraria | Caixas e Bancos | Contas Bancárias e seleccionar Caixa Recebimentos no detalhe Diário de Caixa, seleccionar a seguinte opção:

Abertura e Fecho de Caixa

A abertura e fecho de caixa permitem a gestão dos Diários de Caixa, de forma a ter um histórico dos saldos.

Abertura e Fecho de Caixa automático

A abertura de caixa pode ser parametrizada para ser feita automaticamente. Para tal deve aceder a Sistema | Preferências e no separador Contas Bancárias escolher a opção pretendida:

Abertura e Fecho de Caixa manual

Para abrir ou fechar a conta caixa manualmente deve fazer o seguinte:

  1. Aceder a Menu Tesouraria, clicar em Abertura/Fecho Caixa;
  2. Clicar na figura do cadeado para abrir ou fechar a caixa;
  3. Sair:

Notas:

  • Se a conta caixa tiver um saldo atual diferente de zero e se a Conta Caixa não permitir fechos com saldo diferente de zero, então não vai permitir o seu fecho.
  • Para transferir os valores de uma conta Caixa para uma conta Depósito à Ordem deve criar um Talão de Depósito. Saber mais, Gestão de Contas.

 Tesouraria & Contas Correntes    
top