Saldos iniciais

A partir do WISEDAT Comercial é possível importar ou emitir saldos pendentes na conta corrente corrente de clientes, fornecedores ou outras entidades através da importação de um ficheiro CSV ou SAF-T (PT) ou emitindo documentos com um valor pendente.

Importação de saldos iniciais

Importação por ficheiro CSV

No WISEDAT Comercial em Sistema escolha a opção Importar CSV.

No Assistente de Importação CSV selecione a opção Saldo em conta corrente (Documento pendentes).

Para que a importação dos saldos de conta corrente sejam importados corretamente é necessário que os clientes estejam criados na base de dados do WISEDAT.

Pré-visualize os dados contidos no ficheiro CSV.

Estabeleça a relação entre campos, selecionando os campos a importar e relacionando as colunas das tabelas WISEDAT. Utilize as setas de forma a estabelecer a relação corretamente.

Para efetuar importação é necessário a definição dos seguintes campos.

Data* Data do documento.
Referência* Referência do documento de origem.
Total pendente* Valor do documento.
Código cliente* Código do cliente, os cliente já devem estar previamente criado na base de dados do WISEDAT.
Tipo de documento de destino* Indique o tipo de documento de destino por exemplo, FA, NC, FAC, NCC, FT, FTC, etc.
Vencimento Data de vencimento do documento pendente.
Série de destino  Série de documento de destino, a série de documento deve estar previamente criada no WISEDAT. Todavia, caso não defina a série de destino é atribuída a série utilizada por omissão.

*Campos obrigatórios

 

 

Nesta última etapa é possível selecionar os campos a importar e a corrigir erros, antes de finalizar a importação.

Importação por ficheiro SAF-T (PT)

Antes de importar os saldos conta corrente, os clientes devem estar previamente criados, para que os documentos sejam importados corretamente.

Selecione a opção Documentos (Saldos em Conta Corrente) e clique em próximo.

Nesta etapa indique a série de destino (previamente criada no WISEDAT) e selecione as linhas a importar, clique em próximo de forma a finalizar a importação.

Pode escolher qual a Série e o tipo de documento a criar por registo.

Menu de Contexto

De modo a facilitar o processo de seleção existe um Menu de Contexto, que permite:

  • Selecionar ou anular a seleção de todos os registos;
  • Inverter a seleção existente;
  • Limpar seleção, com ou sem erros;
  • Mostrar todas as linhas, ou apenas com erro.[/checklist]

 

Definir o saldo inicial de clientes ou fornecedores

A definição do saldo anterior de uma ou mais entidades (clientes ou fornecedores) pode ser efetuada sem ter a necessidade de criar documentos de venda ou compra. Quando se começa a usar pela primeira vez o sistema de gestão comercial, pode dar entrada dos pendentes anteriores dos seus clientes, fornecedores ou outras entidades.

Para o efetuar o registo dos saldos anteriores deve fazer o seguinte. No navegador lateral aceda a Tesouraria | clicar em Novo Pendente.

Novos pendentes

Normalmente os documentos pendentes são gerados a partir de vendas ou compras. No entanto, existem situações onde é necessário a introdução manual de pendentes.

Para inserir um pendente para um cliente deve:

  1. Insira os dados no formulário Novo Pendente;
  2. Tenha em consideração:
    • O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos;
    • O valor da incidência é o valor sem IVA;
    • Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados;
  3. Exemplo, N/ Fatura de Clientes.

Na grelha do documento, F4 para aceder à Listagem de Descritivos de Conta Corrente.

Faça um dos seguintes:

  • Gravar e sair;
  • Imprimir para gravar e imprimir o documento.

 Tesouraria & Contas Correntes    
top