Rotas e Distribuição

Distribuição

Este tópico aborda os processos da gestão da distribuição para o sector da panificação e pastelaria, assim como outras actividades que distribuam bens. A gestão da distribuição vai desde a definição das rotas de distribuição até ao processamento automático das encomendas em guias de remessa, guias de transporte, etc. que serão entregues aos clientes.

Definição de Rotas

A definição das rotas é sobretudo útil para definir quais os clientes que fazem parte dela, a hora de saída, assim como a definição a viatura e o funcionário responsável pela distribuição.

  1. No Navegador Lateral Clientes/Vendas | Distribuição, clicar em Rotas;
  2. Clicar em Novo;
  3. Preencher o seguinte formulário:

Rota Código da rota;
Descrição Designação da rota;
Activa Indica se a rota se encontra activa;
Responsável Identifica o funcionário responsável pela distribuição; Através Responsável é possível editar e ou criar novo responsável; Saber mais, Vendedores.
Viatura Identifica a viatura que será usada para efectuar a distribuição. Na Viatura é possível definir as viaturas da empresa; Saber mais, Outras Tabelas.
Hora saída Hora de saída da viatura;
Clientes Clientes que fazem parte da rota e a ordem de entrega, pode colocar os clientes na ordem que mais lhe convier;

É possível introduzir na grelha vários clientes ao mesmo tempo a partir da lista de clientes (F4). Também é possível inserir entre linhas já preenchidas.

Encomendas para distribuição

É possível gerar Encomendas para a distribuição a partir do backoffice ou a através do POS Retalho.

Gerar encomendas para distribuição a partir do backoffice

Para gerar a distribuição, é necessário introduzir todas as encomendas de cada cliente.

Para definir uma encomenda deve fazer o seguinte:

  1. Criar uma nova encomenda de cliente (Nova venda, escolher o documento ECL);
  2. Indicar o cliente;
  3. Introduzir os artigos a encomendar;
  4. No Separador Distribuição:
    • Selecionar Encomenda sujeita a distribuição;
    • Rota
    • O tipo de documento que pretende que a encomenda seja convertida Documento de destino;
    • Seleccionar encomenda recorrente, o/os dias da semana, data inicial e final:

Gerar encomendas para a distribuição a partir do POS Retail

Na grelha de venda selecionar o documento Encomenda de Cliente e selecionar o cliente (que conste na Rota de Distribuição), clicar na a opção Editar informações sobre o documento e no separador Distribuição, colocar um visto em: Encomenda sujeita a distribuição:

Processamento da distribuição

O processamento da distribuição consiste na conversão automática de todas as encomendas nos documentos que acompanharão o transporte e serão entregues ao cliente final. Todo este processo é efectuado a partir do WISEDAT Comercial:

Processar a distribuição

Para processar a distribuição deve fazer o seguinte:

  • Aceder ao Menu Clientes | Distribuição | Distribuições Processadas, Processar distribuição;
  • No primeiro passo do assistente deve indicar a data de processamento e a rota de distribuição;
  • Indicar também os documentos de origem, seleccionar as entidade que devem constar na distribuição, ou seleccionar as entidades que pretende que sejam excluídas da distribuição, colocando um visto na opção: Excluir entidades selecionas.

Pode ter em conta várias parametrizações, como por exemplo:

Entidades Permite selecionar os clientes para os quais quer processar a distribuição. Caso não coloque nada, são assumidos todos os clientes;
Incluir informação do documento origem  É incluída a referência do documento origem (encomenda) no documento processado;
Não incluir comentários de origem Não inclui os comentários presentes nos documentos origem;
Fechar documentos a processar Se pretende fechar os documentos processados. Uma vez fechados já não podem ser alterados.

No segundo passo, são apresentados todas as encomendas a serem processadas para o dia e rota:

  • Poderá selecionar directamente na grelha quais as encomendas que vão ser processadas, assim como se pretende fechar os documentos processados. Nota: Duplo-clique para abrir a encomenda;
  • Imprimir as quantidades, no relatório surge a quantidade encomendada por item.;
  • Finalmente selecionar a série destino, escolha Confirmar conversão e clicar em Converter;

Após converter os documentos, surge o último passo, com a lista dos documentos processados e o estado em que se encontram:

  • Pode imprimir ou editar cada um deles, assim como é possível imprimir todos os documentos fechados de só uma vez;
  • Criar uma Guia de transporte;
  • Imprimir a lista de distribuição;
  • A lista dos documentos processados é guardada e poderá ser consultada mais tarde.

Lista das distribuições processadas

A listagem das distribuições processadas permite ter acesso a todos os processamentos efectuados e assim permitir visualizar quais os documentos que foram gerados em cada um deles.

Para visualizar as distribuições processadas, aceder a Menu Clientes/Vendas |Distribuição | Distribuições processadas.

Verifique se tem as seguintes opções seleccionadas:

1.No BackOffice, no Navegador Lateral, aceder a Tabelas Pontos de Venda (POS) | Pontos de Venda, selecionar o Ponto de Venda e no separador Outras Opções, coloque um visto na opção “Auto Venda (Venda Ambulante) e por fim indicar o tipo de documento de transporte e a viatura:

2.Verifique também se o documento Encomenda de Cliente esta parametrizado para surgir no POS Retail.

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