Novos Pendentes

Normalmente os documentos pendentes são gerados a partir de vendas ou compras. No entanto, existem situações onde é necessário a introdução manual de pendentes (pode ter pendentes anteriores ao utilizar pela primeira vez o WISEDAT Comercial).

Por exemplo, emiti uma factura a um cliente, antes de ser utilizador WISEDAT, contudo necessito de emitir um recibo referente a essa factura, o que devo fazer?

  1. Menu Clientes/Vendas;
  2. Novo Pendente;
  3. Escolher o tipo de documento Pendente, N/Factura;
  4. Indicar a Entidade e o Documento Externo:

Tenha em consideração:

  • O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos.
  • O valor da incidência é o valor sem IVA.
  • Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados.
  • O documento Outro Pendente é um documento interno, não serve de factura.

Faça um dos seguintes passos:

Gravar e sair ou imprimir para gravar e imprimir o documento.

Emitir recibo para Outro Pendente

Se pretender emitir um recibo referente ao Documento Outro Pendente, apenas terá de aceder ao Menu Clientes/Vendas e Emitir Recibo e irão surgir os documentos a liquidar:

É possível emitir Outros Pedentes para os seguintes tipos de Entidade:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Outros Credores e Devedores;
  • Entidades Públicas.
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