Menu Caixa (POS)

O Menu Caixa reúne as operações que realizam movimentos sobre a conta caixa associada ao ponto de venda:

Valores em caixa

Apresenta o valor em caixa:

Menu_caixa1

Entrada em caixa

Para dar entrada de valores em caixa, sem que tenha sido realizada uma venda, este é o processo que deve ser utilizado. Pode dar entrada de várias formas de pagamento em simultâneo, como mostra na imagem:

Menu_Caixa2

Saída de Caixa

A Saída de Caixa é a operação que permite registar um movimento de débito na conta Caixa POS. Só é permitido movimentos em numerário para as saídas de caixa:

menu_caixa3

Reconciliação de caixa

A reconciliação de caixa é uma operação que permite fazer um novo cálculo do numerário existente em caixa:

Menu_caixa4

Abrir/Fechar Caixa

A Abertura de Caixa é um processo obrigatório que dá início ao turno ou à abertura do ponto de venda. Neste processo define-se qual o valor que vai estar em caixa (fundo maneio) e também possibilita definir qual o responsável pelo turno.
No processo de Fecho de Caixa finaliza-se o turno, ou seja fecho do ponto de venda. Neste processo são transferidos todos os movimentos da conta Caixa do Ponto de Venda para a conta Depósito à Ordem (pagamentos automáticos) e a conta Caixa (numerário e cheques) definidas na configuração do Ponto de Venda, no BackOffice. É também possível definir qual o montante em numerário (fundo maneio) que vai ser disponibilizado para o próximo turno.

Fecho de caixa cego

O fecho de caixa cego permite que seja fechada a caixa sem ter a noção das vendas registadas em caixa. Para activar o fecho de caixa cego, basta retirar no perfil do utilizador na opção Movimentos “Valores em caixa”, na Consola de Administração.

O sistema calcula o valor em numerário que deveria estar em caixa, através das vendas efectuadas, entradas e saídas de caixa.
O responsável do turno faz a contagem manual do que realmente tem em caixa e a diferença é calculada. Poderá indicar o motivo da diferença de valores.
Após finalizar e confirmar a operação, o sistema debita ou credita na conta Caixa POS, um movimento com o montante da diferença.

Estornar Fecho

Esta operação permite estornar o fecho de caixa e repor os valores antes do fecho de caixa. A opção Estorno Fecho só esta disponível após um fecho de caixa.

 WISEDAT POS Retalho    
top