Liquidações

Emitir Recibo ou Nota de Pagamento

Um pagamento efectuado por um cliente, ou mesmo um pagamento a um fornecedor, poderá regularizar um ou mais documentos, ou apenas regularizar parte de um documento não liquidado.
De modo a emitir um Recibo ao cliente ou lançar uma Nota de Pagamento ao fornecedor deve proceder aos seguintes passos:

  • Menu Clientes/Fornecedores | Clicar Emitir Recibo/Emitir Pagamento;
  • Seleccionar o tipo de documento de liquidação pretendido. Por omissão, o documento Recibo (clientes) ou o documento Nota de Pagamento (Fornecedores) está seleccionado;
  • Completar o formulário Editor de liquidações:

Tenha em consideração o seguinte:

Documento Pode seleccionar um ou mais documentos a liquidar.
Valor a Pagar Pode indicar manualmente o valor a pagar em cada documento, inserindo o valor na coluna A Pagar.
Valor a Liquidar Introduzir o valor a liquidar e clicar em Marcar/Desmarcar para que o editor sugira automaticamente os documentos a liquidar (pela ordem crescente de antiguidade). No exemplo anterior, a 7ª linha foi desmarcada, por isso, a última factura não vai ser liquidada.
Desconto Pode definir um desconto manualmente para cada documento ou se preferir pode atribuir um desconto global, bastando para isso seleccionar a opção: “Definir desconto global” e definir a percentagem a descontar ou o valor a descontar. No exemplo acima, foi apenas atribuído um desconto ao documento da 5ª linha.

Faça um dos seguintes:

  • Gravar e Sair;
  • Gravar e Imprimir para imprimir o recibo (ou nota de pagamento);

Nota: Se o documento de liquidação fizer a ligação à Tesouraria, deve então indicar as formas de pagamento usadas e quais as contas bancárias que vão ser afectadas pelos movimentos, a partir do formulário de ligação a bancos.

Pré-Recibo

Um pré-recibo é um documento de Conta Corrente do tipo liquidação, mas que não produz qualquer efeito nas contas correntes dos clientes ou fornecedores, nem afecta a tesouraria da empresa. É uma forma de “simular” o pagamento de um ou vários documentos, apresentando ao cliente ou fornecedor uma proposta de liquidação dos documentos pendentes e vencidos.

Por exemplo, para emitir um pré-recibo ao cliente deve proceder aos seguintes passos:

  1. No menu Clientes, clicar em Emitir Recibo.
  2. Seleccionar o tipo de documento de liquidação Pré-Recibo (PRE).
  3. Preencha o formulário.

Nota: O procedimento é o mesmo do que uma liquidação normal.

Converter Pré-Recibo em Recibo

Através do explorador de documentos, na categoria Liquidações, procure o Pré-Recibo (PRE) que pretende liquidar e edite o documento:

Activar a opção Liquidar documento e escolha o documento de liquidação a usar. Para finalizar grave o documento:

Pagamentos Parciais

Ao emitir uma liquidação, pode efectuar o pagamento de apenas parte do valor total a pagar. No exemplo da figura vemos que o valor total do documento Factura A/49 é de 4 186,99€, no entanto apenas vai ser pago 2 186,99€, ficando pendente 2 000€:

Ao imprimir o recibo correspondente é mostrado o valor que fica pendente desse documento:

Liquidar uma Nota de Crédito

Pode liquidar uma Nota de Crédito de duas formas: através da emissão de um Pagamento a Cliente ou usando a Nota de Crédito para amortizar o pagamento de uma Factura, através da emissão de um Recibo.

Usando o Pagamento a Cliente, deve fazer o seguinte:

  1. Aceder a  Documentos de Clientes | Novo e clicar Novo Recibo;
  2. Seleccionar o documento Pagamento a Cliente ;
  3. Indicar o cliente com a nota de crédito:

  • Uma vez que o documento é um valor a pagar, o montante aparece a negativo;
  • Clicar em Gravar e Sair, ou Gravar e Imprimir para finalizar o documento de liquidação;
  • De seguida, indicar o modo de pagamento: Cheque, Multibanco ou Numerário e ao gravar o documento será gerado.

Usando a Nota de Crédito para liquidar outros documentos, deve fazer o seguinte:

  1. Aceder a Documentos de Clientes | Novo e clicar Novo Recibo;
  2. Seleccionar o documento Recibo;
  3. Indicar o cliente e os documentos a liquidar:

Como a figura demonstra, o documento Nota de Crédito foi usado para amortizar o valor das Facturas.

Estornar liquidação

Para anular um recibo já processado deve aceder às Liquidações do Explorador de Documentos, procurar o recibo em causa em clicar na opção Estornar:

Todos os documentos liquidados no documento estornado passarão para os pendentes.

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